Pode dar vacina V10 e raiva juntas?

Perguntado por: ualmada . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 15 votos

Muitas vacinas juntas (V8 e V10) são uma sobrecarga imunológica muito forte para os pequeninos! Nunca dê mais de uma vacina no mesmo dia, pode sobrecarregar o sistema imunológico do seu pet.

Com o início da vacinação contra a Influenza (gripe) em Porto Alegre e a continuidade da imunização contra a Covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reforça a orientação de que as vacinas podem ser aplicadas juntas, em adultos e adolescentes acima dos 12 anos de idade.

Segundo o Ministério da Saúde, um estudo da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI) concluiu que não há nenhum risco em tomar as duas vacinas ao mesmo tempo.

Pode tomar várias vacinas de uma vez? Sim, mas há algumas exceções; entenda - 30/06/2022 - UOL VivaBem.

VACINAS COMBINADA
São diversas imunizações reunidas em uma única dose de vacina, criada para proteger de várias doenças ao mesmo tempo. Elas substituem as aplicações separadas de vacinas. A Pentavalente e a Hexavalente são exemplos de vacina combinada.

6 meses de idade

A vacina antirrábica é obrigatória para cães e gatos. Cachorros devem receber a primeira dose aos 6 meses de idade, ou de acordo com a recomendação do médico veterinário responsável. Geralmente é ministrada uma semana após a primeira dose da óctupla e o reforço deve ocorrer anualmente.

Aplicar uma dose entre o 7º e o 10º dia e uma dose nos dias 14 e 28. Lavar com água e sabão. Iniciar o esquema profilático com soro3 e 5 doses de vacina nos dias 0, 3, 7, 14 e 28. Observar o animal durante 10 dias após a exposição.

Enquanto em cães adultos, a vacina v10 pode atrasar alguns poucos dias sem riscos ao pet, em animais com menos de um ano, cada dia é importante. Se a sua dúvida é “quantos dias posso atrasar a vacina do meu cachorro”, a resposta é “nenhum dia”.

3 doses

A vacina V10 é dada em 3 doses, com uma dose de reforço a cada ano. Depois que o cão toma a primeira dose entre 6 e 8 semanas de vida, ele deve tomar mais duas doses com intervalos de 3 a 4 semanas entre cada uma.

COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA? A vacina adsorvida difteria, tétano e pertussis (DTP) atua sobre determinadas células do organismo (linfócitos) que, entre outras, fazem parte de uma espécie de rede protetora contra infecções, denominada de sistema imune.

O novo imunizante, produzido pela farmacêutica Pfizer, garante proteção contra a cepa original que causou a primeira onda da pandemia de covid-19 e suas variantes, como é o caso da Ômicron, predominante atualmente no mundo. A imunização é realizada em dose única e considerada mais eficaz que as vacinas monovalentes.

A vacina da Febre Amarela pode ser aplicada simultaneamente com todas as vacinas do calendário básico. Quando não for aplicada simultaneamente, é necessário um intervalo 30 dias entre as vacinas virais vivas ( tríplice viral, varicela e hepatite A).

Tipos de vacinas da gripe
Vacina quadrivalente: contém duas cepas de vírus A e duas cepas de vírus B. A vacina trivalente está disponível nas Unidades Básicas de Saúde para os grupos considerados prioritários.

A idade máxima para começar a vacinação é 3 meses e 15 dias. Se houver atraso além dessa idade, a vacinação não poderá ser iniciada. Da mesma forma, a idade máxima para a última dose é 7 meses e 29 dias. Conheça as vacinas que compõem os pacotes de 2, 4 e 6 meses.

A vacina meningocócica ACWY é indicada aos 3 meses de idade, com uma segunda dose aos 5 meses. Além disso, os reforços precisam ser aplicados aos 12 meses, 5 anos e 11 anos de idade. Para adolescentes que não foram vacinados anteriormente, recomenda-se aplicar uma dose com um reforço após 5 anos.

O intervalo mínimo deve ser de 30 dias entre as vacinas, salvo em situações especiais que impossibilitem manter o intervalo indicado. Se a criança recebeu anteriormente as vacinas tríplice viral ou tetra viral e febre amarela, as duas poderão ser administradas simultaneamente ou sem intervalo mínimo entre as doses.

Aadministração simultânea de vacinas é definida como a administração de mais de uma vacina no mesmo dia clínico, em diferentes

Pensando no bem-estar dos pacientes, aqui na VacinCare realizamos a técnica de aplicação simultânea, em que são aplicadas duas vacinas ao mesmo tempo, em locais diferentes, com o objetivo de causar menos impacto e consequentemente menor dor para a criança, adulto ou adolescente.

Vacina Combinada: é a que contém vários antígenos diferentes em uma única apresentação. Ex.: DTP, Tetra. Vacina Conjugada: é a que usa uma proteína ligada ao antígeno.

Se após um ano da aplicação da vacina contra raiva o animal não tomar o reforço, ele ficará desprotegido e poderá contrair a doença. Por isso, é fundamental tomar o reforço anual no período certo.