Pode dar trigo para gado?

Perguntado por: eibrahim . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.3 / 5 14 votos

O trigo não pode substituir integralmente o milho na nutrição do gado leiteiro, mas é uma alternativa viável para complementar a alimentação dos animais. A utilização, ainda que parcial, pode contribuir para a redução nos custos de produção de leite, uma vez que a nutrição representa metade dos gastos do produtor.

O farelo de trigo pode ser uma fonte energética chave para o manejo nutricional do rebanho. Além dos benefícios nutritivos devido a sua composição química, o farelo também se mostra como complemento viável do milho, especialmente, em momentos de alta nas cotações do grão.

O Farelo de Trigo é utilizado na composição das rações de bovinos de corte, leite, equinos, aves, caprinos e ovinos. Enquanto que o FRT (Farelo Remoído de Trigo) é utilizado em rações de suínos.

Principais plantas tóxicas para os bovinos

  • Timbó Timbó, tingui ou cipó-prata apresenta toxicidade em toda sua estrutura, principalmente na fase de brotação. ...
  • Samambaia. A samambaia é uma plana tóxica que, verde ou seca, causa danos aos animais. ...
  • Chumbinho. ...
  • Cipó-ruão. ...
  • Dama da noite.

Não é aconselhável. A casca de arroz é um subproduto de baixo valor nutritivo, pelo seu alto teor em sílica. Esse composto, além de reduzir a digestibilidade, confere dureza à casca de arroz, cujas arestas pontiagudas são capazes de ocasionar ferimentos à parede do rúmen do animal.

Para que ganhos mais altos possam ser obtidos no sistema de engorda de bovinos em pasto, 3 tipos de alimentação deverão ser fornecidos ao gado: forragens, concentrados e minerais. Oferecer forragem de qualidade, tenra e nutritiva é o primeiro passo para um bom manejo.

O trigo não pode substituir integralmente o milho na nutrição do gado leiteiro, mas é uma alternativa viável para complementar a alimentação dos animais. A utilização, ainda que parcial, pode contribuir para a redução nos custos de produção de leite, uma vez que a nutrição representa metade dos gastos do produtor.

O bezerro se adapta melhor com o milho quando ele está moído, além de ter a digestão facilitada. Ele pode ser introduzido na alimentação do gado na época da desmama, quando os bezerros têm, em média, oito semanas. Essa oferta do milho na fase de introdução alimentar, auxilia na engorda do boi e no seu desenvolvimento.

Farelo de trigo a venda 20 reais a saca de 40 kg.

Com relação aos efeitos dos farelos de cereais na diminuição do colesterol, o farelo de aveia mostrou-se mais efetivo no controle do colesterol do que o farelo de trigo, pois houve uma redução significativa em torno de 7% quando esse se compara com a dieta com celulose + 1% de colesterol.

Publicado em 07/04/2016 às 11:29h.

Normalmente no primeiro processo de moagem é retirada a casca da semente, é o que chamamos de farelo, ele é rico em fibras e vitaminas, que estão presentes na casca destas sementes. Após a retirada do farelo, o processo de moagem continua, e chegamos então a farinha.

O farelo de trigo pode ser adicionado em diversos tipos de refeições, como frutas, sucos, vitaminas, leites e iogurtes, por exemplo. Esse alimento também pode ser usado em receitas como bolos, pães, biscoitos e tortas.

Devido às características citadas acima, o resíduo de panificação pode ser um excelente ingrediente a ser utilizado em substituição aos concentrados energéticos na dieta de bovinos de corte, principalmente o milho, permitindo redução nos custos de alimentação.

Principais alimentos para bovinos
Os energéticos, com menos de 20% de proteína pura, podem ser representados essencialmente pelos grãos de cereais, como milho, trigo, arroz, sorgo; e seus derivados, raízes, tubérculos (batata, mandioca etc), bem como os óleos de origem vegetal ou animal e gorduras.

O sucesso da produção de carne bovina depende de um planejamento muito bem-estruturado de todo o sistema, mas, principalmente, das estratégias nutricionais para o gado de corte.
...
Contudo, em termos gerais, uma boa ração para bovinos de corte tem:

  • milho moído ou inteiro;
  • farelo de soja;
  • ureia;
  • sal mineral;
  • sal comum.

A cana-de-açúcar pode ser usada como fonte forrageira para o período da seca, na alimentação de bovinos confinados ou em pastejo; neste caso, como uma forma de resolver problemas relacionados à baixa disponibilidade de matéria seca da pastagem.

As cascas da banana tem inúmeros atributos positivos, que as tornam adequadas para o consumo animal e como alimento complementar alternativo, durante os períodos de escassez de forragem. Elas possuem alto teor de umidade (em torno de 15% MS), o que ajuda os animais a se manterem hidratados.

A mandioca de mesa ("mansa") pode ser fornecida "in natura" na alimentação de ruminantes sem causar problemas de intoxicação. No caso da mandioca de indústria ("brava") somente deve ser fornecida depois de triturada e exposta ao sol por um período mínimo de 24 horas, em função do elevado teor de ácido cianídrico.

Comumente um bovino em confinamento consome, por dia, de 12 a 22 kg de silagem de milho, dependendo de outros volumosos e da quantidade de ração concentrada oferecida.

Continuar lendo Pode dar trigo para boi?