Pode dar trigo para boi?

Perguntado por: lmelo9 . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.7 / 5 12 votos

Farelo de trigo: rico em fósforo e com 16% de matéria bruta, tem boa palatabilidade para bezerros e animais adultos. Não garante um engorda potencial como o farelo de soja, mas pode ser uma boa alternativa nutricional na falta do algodão.

Posso oferecer farelo de trigo para bezerros? Pode sim, amigo produtor. Recomenda-se utilizar a proporção de 7 gramas de farelo de trigo mais ureia para cada quilo do animal. A ureia pode ser consumida pelos bezerros, sem nenhum problema.

Para que ganhos mais altos possam ser obtidos no sistema de engorda de bovinos em pasto, 3 tipos de alimentação deverão ser fornecidos ao gado: forragens, concentrados e minerais. Oferecer forragem de qualidade, tenra e nutritiva é o primeiro passo para um bom manejo. Esse é o objetivo básico do manejo das pastagens.

Não é aconselhável. A casca de arroz é um subproduto de baixo valor nutritivo, pelo seu alto teor em sílica. Esse composto, além de reduzir a digestibilidade, confere dureza à casca de arroz, cujas arestas pontiagudas são capazes de ocasionar ferimentos à parede do rúmen do animal.

Seu grão é utilizado amplamente na alimentação humana, desde a farinha de trigo para o pão até como ingrediente na fabricação de cervejas. Além disso, também compõe a alimentação animal.

O bezerro se adapta melhor com o milho quando ele está moído, além de ter a digestão facilitada. Ele pode ser introduzido na alimentação do gado na época da desmama, quando os bezerros têm, em média, oito semanas. Essa oferta do milho na fase de introdução alimentar, auxilia na engorda do boi e no seu desenvolvimento.

Com relação aos efeitos dos farelos de cereais na diminuição do colesterol, o farelo de aveia mostrou-se mais efetivo no controle do colesterol do que o farelo de trigo, pois houve uma redução significativa em torno de 7% quando esse se compara com a dieta com celulose + 1% de colesterol.

O Farelo de Trigo é utilizado na composição das rações de bovinos de corte, leite, equinos, aves, caprinos e ovinos. Enquanto que o FRT (Farelo Remoído de Trigo) é utilizado em rações de suínos.

Vantagens da aveia para bovinos
para o gado leiteiro é boa fonte de proteína e fibra; pode substituir boa parte do milho, em casos de preços altos no mercado; o oferecimento pode ser feito em formato de grãos frescos ou até mesmo silagem.

Comumente um bovino em confinamento consome, por dia, de 12 a 22 kg de silagem de milho, dependendo de outros volumosos e da quantidade de ração concentrada oferecida.

Senepol

5- Senepol
Estes animais apresentam crescimento rápido e ciclo de engorda mais curto. O Senepol possui uma grande capacidade de transformar o pasto em carne, ou seja, transformar proteína vegetal em proteína animal, o que faz com que ele fique pronto para o abate rapidamente.

Suplementos indicados para boi magro para engorda

  1. Sal proteinado. Vamos começar pelo mais conhecido. ...
  2. Sal Mineral. Provavelmente, você já ouviu falar sobre ele. ...
  3. Sal mineral + Sal proteinado. Esses dois tipos de suplementos podem ser usados juntos. ...
  4. Virginiamicina. ...
  5. Como servir ureia para o boi magro para engorda.

A mandioca de mesa ("mansa") pode ser fornecida "in natura" na alimentação de ruminantes sem causar problemas de intoxicação. No caso da mandioca de indústria ("brava") somente deve ser fornecida depois de triturada e exposta ao sol por um período mínimo de 24 horas, em função do elevado teor de ácido cianídrico.

Principais plantas tóxicas para os bovinos

  • Timbó Timbó, tingui ou cipó-prata apresenta toxicidade em toda sua estrutura, principalmente na fase de brotação. ...
  • Samambaia. A samambaia é uma plana tóxica que, verde ou seca, causa danos aos animais. ...
  • Chumbinho. ...
  • Cipó-ruão. ...
  • Dama da noite.