Pode dar tranco em moto com injeção eletrônica?

Perguntado por: dchaves2 . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.9 / 5 4 votos

Pode dar tranco em moto injetada? Não é recomendável dar tranco em motocicletas, principalmente se elas forem injetadas. O tranco força a moto a trabalhar em uma situação atípica e, nessas horas, você pode ter um grande prejuízo para o seu bolso.

O sistema de injeção eletrônica também ajuda a diminuir a emissão de gases poluentes, tornando a opção mais ecológica. Além disso, também minimiza a necessidade de manutenção e aumenta a durabilidade de vários componentes da moto.

O ato de fazer o carro pegar no tranco gera prejuízo em outros sistemas do automóvel, como na correia dentada por exemplo. Nesse caso, a ação pode gerar uma pressão muito grande na borracha até que ela estoure.

Pegar a moto no tranco é um recurso alternativo utilizado na hora da emergência, normalmente quando a bateria está fraca ou descarregada, porém o procedimento não é recomendado. A ação depende muito da experiência do motociclista, pode ser perigoso tanto para o condutor como prejudicial ao câmbio da motocicleta.

Engate o seu carro, preferencialmente em segunda marcha e mantenha o pé na embreagem; Solte o freio de mão; Peça para alguém empurrar o veículo (Se estiver em uma descida, pode não ser necessário)

Na verdade, não se recomenda dar tranco, o que consiste em um empurrão externo para girar o motor e assim dar partida, para nenhum tipo de automóvel. A manobra é perigosa e pode provocar danos. De toda forma, só é possível executar em carros manuais, com embreagem.

  1. VERIFIQUE A BATERIA. A principal causa para o motor de uma motocicleta não pegar, principalmente as que têm partida elétrica, é a bateria. ...
  2. VEJA SE TEM COMBUSTÍVEL. ...
  3. EXAMINE AS MANGUEIRAS DE COMBUSTÍVEL. ...
  4. VEJA SE TEM ÁGUA NA GASOLINA. ...
  5. EXAMINE O CARBURADOR. ...
  6. CONFIRA A VELA. ...
  7. VERIFIQUE O FILTRO DE AR.

O que estraga a injeção eletrônica? O bico ejetor de combustível, quando entupido ou sujo, pode trazer dores de cabeça ao condutor – portanto, é preciso estar alerta ao seu funcionamento. Ele é o motivo para que a maioria dos problemas na injeção eletrônica afetem o motor do veículo.

Se você tiver problemas em dar a partida na sua moto em dias quentes, é sinal que a injeção eletrônica está ruim. Também é importante observar se há falhas na marcha lenta e se há excesso no consumo de combustível.

O que causa o problema da injeção eletrônica? Geralmente, quando a luz da injeção eletrônica não apaga é sinal de falhas no sistema de alimentação do motor. No entanto, também pode ser um defeito no sistema de escapamento como a sonda lambda, por exemplo. Outra causa pode ser um mau contato entre sensores.

Para parar o veículo sem interromper o funcionamento do motor, o certo é pisar primeiro no freio e depois na embreagem. Quando você pisa no freio, o carro ainda anda alguns metros. O motor vai desacelerando e aí você pisa na embreagem para engatar a primeira marcha.

O “tranco” ou “soco” acontece quando a sincronia entre a pisada na embreagem e a aceleração é perdida. Se você solta o pedal da embreagem muito rapidamente, demora muito para acelerar após troca ou engata uma marcha em uma velocidade inadequada, com certeza isso vai acontecer.

A falta de força do motor pode ter origem também nas bobina de ignição. Ela recebe corrente de baixa voltagem da bateria e a transforma numa de dezenas de milhares de volts para as velas, e qualquer defeito na peça pode comprometer o rendimento do carro.

Caso haja algum atrito e os rolamentos estejam ruins, eles podem danificar tanto o estator quanto o rotor ou a mesa retificadora; se o estator está em curto, ele não será capaz de jogar corrente para a bateria.

Para mudar de marcha, é preciso tirar o pé direito do acelerador e só depois pisar com o pé esquerdo na embreagem, até o fundo do pedal. Não pise na embreagem e no acelerador ao mesmo tempo, pois o giro do motor vai aumentar e o carro vai “pular” no momento em que você tirar o pé da embreagem.

O que mais pode acontecer ao sempre esticar demais a marcha? No longo prazo, a esticada de marcha pode ser responsável por arrebentar a correia dentada, superaquecer o motor, ou em casos extremos, até mesmo quebrar o câmbio do veículo.

Solavancos no motor
Em geral, esses solavancos acontecem quando a transferência de força do motor para as rodas é instável, o que pode ocorrer por diversos motivos. Por exemplo: quando as velas do motor não estão fazendo uma boa ignição no combustível.

Primeiro, verifique se os fusíveis do veículo estão em ordem. Se sim, cheque também a bateria do veículo. Nesse caso, limpe os polos da bateria antes de fazer o teste. Caso um ou mais fusíveis estejam queimados, é necessário levar até um especialista para realizar a troca.