Pode dar Terramicina para porca parida?

Perguntado por: greis . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 15 votos

Terramicina LA 50 ml é um medicamento indicado para bovinos e suínos. Funciona como um bactericida assim agindo no controle e na prevenção de doenças como mastite, metrite e agalaxia. Assim sendo usado em infecções pós operatorias e pós parto.

Limpar e secar os leitões recém-nascidos
Logo ao nascer, os leitões devem ser limpos e secos. Como eles ainda têm dificuldade para regular a temperatura interna, essa prática reduz sua perda de calor corporal.

Indicações: Terramicina/LA Solução Injetável é um antibiótico de amplo espectro altamente ativo contra um grande número de microrganismos Gram-positivos e Gram-negativos, certas espécies de micoplasmas, riquétsias e protozoários, em bovinos, suínos, ovinos, caprinos, aves e coelhos.

Em regra geral, as porcas retornam ao cio 4 ou 5 dias após o desmame e, se não ficarem cobertas, voltarão a repetir o cio aos 21 dias.

Logo ao nascer, o leitão deve ser submetido ao seguinte manejo: remoção dos restos fetais; atadura; corte e desinfecção do cordão umbilical e da cauda; e corte dos dentes. Em seguida, é posto em contato com o úbere da porca o mais rapidamente possível para primeira mamada. É essencial limpar e secar os leitões.

Entre as bactérias mais comuns entre os porcos estão as Staphylococcus aureus, Streptococcus pyogenes e Streptococcus bovis. Esses microrganismos são super resistentes à vacinas e medicamentos, por isso, o tratamento com o Amox é o mais indicado.

Contraindicação do Terramicina Pomada Oftálmica
Terramicina® não deve ser usada nos casos de hipersensibilidade (alergia) às tetraciclinas (classe de antibiótico de um dos antibióticos presentes na pomada), à polimixina B (nome do outro antibiótico presente na pomada) ou a qualquer um dos componentes da fórmula.

Quais as contraindicações do Terramicina Cápsula? Terramicina® não deve ser usada se você já apresentou hipersensibilidade (reação alérgica) à oxitetraciclina, a algum antibiótico da classe das tetraciclinas ou a qualquer componente da fórmula.

RAIZ DE MANDIOCA FRESCA.
Deve ser fornecida picada, à vontade para suínos em crescimento e terminação e em quantidade controlada para porcas em gestação. Por ser um alimento volumoso, não deve ser fornecida para leitões na fase pré-inicial e para porcas em lactação.

Se considerarmos um plantel com bom nível tecnológico, com bom status sanitário, e um bom manejo, conseguiremos por volta de 2,39 partos por fêmea/ano. Isto para granjas que desmamam leitões com 20 a 21 dias.

A vitamina D ou D3 é envolvida na regulação da homeostase, do cálcio e do fósforo. Por conta disso, está ligada à deposição do sistema ósseo, contribuindo com o seu desenvolvimento.

Circovirose. leitões — primeira dose com 21 dias e segunda dose com 42 dias de idade; matrizes — 4 semanas antes do parto; cachaços — semestralmente.

Rapidamente absorvida, mantém um alto nível na corrente sanguínea por um período de 3 a 5 dias. Para o tratamento de pneumonia, leptospirose, erisipela, enterite bacteriana, artrite infecciosa e feridas infecciosas.

Os dois principais anti-inflamatórios para suínos disponibilizados pela empresa atualmente são o Déxium e o Fluxinin, ambos injetáveis. O Déxium é um medicamento indicado para terapias de urgência, quando os animais precisam de uma ação rápida nos processos inflamatórios e alérgicos.

9 A carne das porcas é consumida. Há uma preferência por aquelas que não tenham tido muitas crias, e de modo algum podem ser abatidas quando estão no cio.

As porcas actuais têm que manter uma produção láctea de 8-12 litros/dia ou mais.

Logo após o seu nascimento, devemos desinfetar os umbigos dos filhotes. Uma porca tem capacidade de dar a luz a uma ninhada podem ser grandes, com mais de 12 filhotes, mas só devem ser deixados com a porca, de 6 a 8 leitões, no máximo, sendo os excedentes passados para outras porcas.

O leitão mama a cada 60 minutos, cada mamada dura 25 segundos, onde o leitão ingere 20 a 60 g de leite, dessa maneira deve alimentar o leitão cerca de 22 vezes por dia. Como substituto do leite da porca, pode-se utilizar leite de vaca, de ovelha ou de cabra, como mostra a tabela 3.

De acordo com a facilidade de manejo e resultados obtidos, atualmente a prática padrão nas granjas de suínos é a aplicação de ferro dextrano via injetável (intramuscular) para os leitões nos primeiros dias de vida (geralmente no terceiro dia) com uma única aplicação.