Pode dar susto no cachorro?

Perguntado por: amarinho . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 5 votos

Assim como os humanos, os cães também sentem medo, receio, levam susto e se apavoram. Pode não ser da mesma maneira que uma pessoa, mas para um cachorro assustado, a sensação também não é das melhores. Por isso, correm para se esconder, choram, latem, tremem, fazem xixi fora do lugar – mesmo treinados.

Em algumas pessoas, pode gerar a descompensação de doenças
Nos pacientes cardiopatas, doença coronariana, insuficiência cardíaca e arritmias mais complexas de base, por exemplo, o susto pode desencadear uma descompensação dessas doenças, gerando dor, falta de ar e arritmia.

Muitos cachorros ficam com traumas de alguma situação ruim pela qual passou.
...
Alguns dos sintomas dessa condição são:

  1. Alterações no temperamento ou aumento da irritabilidade;
  2. Mudança brusca de comportamento;
  3. Agressão de medo;
  4. Hipervigilância;
  5. Evitar coisas muito específicas;
  6. Fazer xixi de medo;
  7. Tremor.

O que explicaria essa atitude é que os cães costumam querer ficar próximos de quem oferece mais afeto a eles. Ou seja, é comum que ele siga o tutor que dê o que ele precisa: carinho, comida, água e brincadeiras. Isso porque ele sabe que com aquela pessoa, não ficará desamparado.

Com pontos semelhantes aos humanos, os animais podem apenas estar olhando porque tem interesse no que está vendo ou até mesmo pode ser um comportamento de busca de atenção, porque quer interagir com você. Segundo a veterinária Lysandra.

Os ruídos e os cheiros fortes
O secador de cabelo, o aspirador, os carros, os foguetes, os espirros, uma tosse ou algo que nos cai das mãos e faz muito barulho, qualquer ruído forte incomoda e assusta os cachorros.

De modo geral, sons muito altos não vão agradar as sensíveis orelhinhas do cachorro. Além de barulhos explosivos como trovões e fogos de artifício, apitos estridentes e volumosos também incomodam muito os pets.

O susto pode afetar a saúde do coração? O susto por si só, não. Em toda situação de stress, e o susto é uma delas, liberamos no organismo várias substâncias estimulantes que levam ao aumento transitório da frequência cardíaca e da pressão arterial.

Na verdade, a fonofobia e misofonia são transtornos psicológicos que podem até incapacitar um indivíduo. Ter medo, se assustar exageradamente ou se irritar com pessoas que emitem sons considerados desconfortáveis não são atitudes normais.

Um estudo feito no Japão mostrou que o simples fato de acordar abruptamente, no susto, com o barulho do despertador, faz mal para o coração. A equipe que trabalhou nesse estudo reportou que esse susto matinal aumenta a pressão sanguínea e coloca o seu corpo em situação de alerta, o que não faz bem.

5 maneiras eficazes para acalmar cachorro nervoso

  1. Trabalhe a socialização do pet. ...
  2. Passeie com o cachorro diariamente. ...
  3. Deixe o ambiente da sua casa mais interessante. ...
  4. Crie uma rotina para o cachorro. ...
  5. Procure a ajuda de um adestrador.

Sim, cachorro pode dormir no escuro, aliás, é até melhor do que descansar com a luz ligada, pois assim seu filho de quatro patas pode cochilar melhor. Assim como para nós, a claridade pode atrapalhar a hora do descanso.

Pegar um cão recém nascido no colo, mesmo que seja do jeito certo, pode causar algum problema sério nas articulações do pequeno.

Ou seja: o lugar deve ser confortável, aconchegante e seguro para que ele tenha uma boa noite de sono. Por fim, o cachorro pode dormir no quintal desde que não fique sem contato com a família no resto do dia. O pet não pode ficar isolado e precisa ter uma proximidade com o tutor, seja dentro ou fora de casa.