Pode dar suco de maracujá para bebê de 6 meses?

Perguntado por: icaetano2 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 17 votos

Bebês não devem tomar suco de frutas antes de completar 12 meses de vida. A recomendação existe, pois é comum que mães e pais acabem substituindo a fruta in natura pelo suco natural. O que é um erro, já que, durante o preparo do suco, as frutas perdem fibras e grande parte de deus principais nutrientes.

Mel – esse suco precisa adoçar e a forma mais natural, é usar mel no lugar do açúcar. Mas fique ligada mamãe ou papai, o mel só se oferece depois de um ano de idade.

O órgãos que citamos acima também concordam em mais uma coisa nessa história. Bebês não devem tomar suco de frutas antes de completar 12 meses de vida. A recomendação existe, pois é comum que mães e pais acabem substituindo a fruta in natura pelo suco natural.

Antes dos 12 meses, a criança ainda está desenvolvendo suas habilidades de mastigação. Por isso é recomendável, no lugar de sucos para bebês, as papas doces. Ou seja: oferecer a fruta amassada ou raspada. Assim, ela irá desenvolver essa prática e, de quebra, absorver todos os nutrientes da fruta fresca!

A resposta é: não! Suco de maracujá não dá sono. Na verdade, o maracujá é uma fruta associada ao relaxamento e ao sono porque ela tem realmente um efeito calmante relacionado à passiflora, nome medicinal da planta maracujá.

Se tomar este suco diariamente após as 17 horas verá uma melhora na qualidade do sono em poucos dias.

Algumas frutas indicadas para o bebê de 6 meses são maçãs, bananas, pêra, abacate, mamão, etc. Todas são muito saborosas e nutritivas, permitindo que o bebê conheça diversos sabores diferentes numa alimentação saudável.

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, os sucos não são recomendados até 1 ano do bebê. Sendo assim, você pode oferecer a melancia bem madura em fatias do formato de um triângulo a partir dos 9 meses. Assim, o pequeno consegue segurar, chupar o sumo e comer.

O primeiro suco do bebê deve ser preparado, de preferência, com laranja-lima, pois nem todas as frutas têm boa aceitação nessa fase. “Lave bem a fruta, esprema e coe, oferecendo a bebida no copo”, orienta a especialista.

Conheça os benefícios do Maracujá

  1. Combate o estresse, ansiedade e insônia. ...
  2. Ajuda a controlar os níveis de colesterol e glicose e regula a pressão sanguínea. ...
  3. Auxilia na digestão e funcionamento do intestino. ...
  4. Fortalece o sistema imunológico e previne o envelhecimento precoce. ...
  5. Melhora a saúde e densidade dos ossos.

Maracujá combina bem com morango, limão, kiwi, framboesa, abacaxi, melão, damasco, maça, ameixas, mel, frutas cítricas em geral, capim-limão, chás, canela, cachaça, vodka, tequila, licores, rum, entre outros.

Após os seis meses, o pai ou a mãe podem oferecer frutas amassadas ou raspadas, levando até a boca do bebê com a colher. Quando os dentinhos começarem a aparecer, elas podem ser oferecidas em pedaços (seguindo os modelos de corte da abordagem BLW, que falaremos em outro artigo), ou até mesmo inteiras.

Nutritiva e saborosa, ela tem aparência de shake e é uma boa pedida para o seu filho consumir fruta, a partir dos 6 meses. Veja três receitas fáceis de fazer. Basta bater tudo no liquidificador e servir imediatamente.

As laranjas podem ser introduzidas logo que o seu bebé esteja pronto para iniciar os sólidos, o que geralmente acontece por volta dos 6 meses de idade. Nota: Não se esqueça de remover a pele/membrana que envolve os gomos e todos os caroços.

Os pediatras recomendam que a oferta de água para o bebê comece a partir dos 6 meses. Esta é a idade em que o leite materno deixa de ser a única fonte de alimentação. Alguns alimentos passam a fazer parte do cotidiano da criança, juntamente com a água.

180 ml

O suco para o bebê só é recomendado formalmente para crianças a partir do primeiro ano de vida. Mesmo assim a quantidade deve ser controlada e limitada até 180 ml diários. Somente a partir dos 7 anos de vida, o consumo pode ser estendido para 200 a 350 ml diário, que equivalem a dois copos americanos por dia.

O caminho mais simples é iniciar com as frutas amassadas. Na medida em que a criança for se familiarizando com o sabor, cortá-las ou deixá-las em pedaços, para que conheça a textura e o sabor de cada um. Ao contrário dos adultos, o ideal é que a criança tenha cada tipo de comida separada inicialmente.

Agora, voltando ao tema dos sucos de caixinha: apesar de serem saborosos e práticos, eles devem ser evitados para crianças. Sua composição, como você verá a seguir, não é nada saudável, e pode levar a problemas como aumento da gordura abdominal, obesidade e diabetes tipo 2.

Raramente podem ocorrer reações adversas como náuseas, vômitos, dor de cabeça e taquicardia. Doses excessivas poderão provocar sedação prolongada e estados de sonolência. Informe ao seu profissional de saúde o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do produto.

Quem tem alergia a frutas cítricas, pode tomar suco de maracujá? O maracujá está entre as frutas semi cítricas, neste caso, em casos de alergia, o consumo dessa fruta é contra indicado, seja qual for a apresentação.