Pode dar suco de maracujá para bebê?

Perguntado por: agomes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.3 / 5 14 votos

Desde o início da Introdução Alimentar. E pode oferecer maracujá para bebês? aberto e oferecer.

Algumas receitas de sucos para bebês

  • Suco de melancia e pêra. Uma combinação deliciosa e muito refrescante para oferecer ao bebê é a melancia com pêra. ...
  • Suco de uva com pêra. Inusitado, este mix de frutas pode se tornar favorito do seu bebê. ...
  • Suco de cenoura e mel. ...
  • Suco de laranja e mamão. ...
  • Suco de beterraba e laranja lima.

Até o bebê completar 1 ano, os sucos devem ser evitados, segundo o manual de orientação do Departamento de Nutrologia da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).

Bebês abaixo de 6 meses não devem receber sucos de fruta.

A resposta é: não! Suco de maracujá não dá sono. Na verdade, o maracujá é uma fruta associada ao relaxamento e ao sono porque ela tem realmente um efeito calmante relacionado à passiflora, nome medicinal da planta maracujá.

Antes dos 12 meses, a criança ainda está desenvolvendo suas habilidades de mastigação. Por isso é recomendável, no lugar de sucos para bebês, as papas doces. Ou seja: oferecer a fruta amassada ou raspada. Assim, ela irá desenvolver essa prática e, de quebra, absorver todos os nutrientes da fruta fresca!

Segundo a entidade, sucos de frutas in natura e industrializados não oferecem benefícios nutricionais para os bebês e devem ser evitados, por conta do alto índice de açúcar e calorias vazias que colaboram para aumentar as taxas de obesidade e problemas dentários.

Sucos não oferecem benefícios nutricionais para crianças menores de 6 meses e não devem ser oferecidos para as mesmas. A fruta in natura deve ser oferecida em preferência ao suco. Sucos não oferecem nenhum benefício maior do que a fruta in natura para crianças maiores de 6 meses.

Conheça os benefícios do Maracujá

  1. Combate o estresse, ansiedade e insônia. ...
  2. Ajuda a controlar os níveis de colesterol e glicose e regula a pressão sanguínea. ...
  3. Auxilia na digestão e funcionamento do intestino. ...
  4. Fortalece o sistema imunológico e previne o envelhecimento precoce. ...
  5. Melhora a saúde e densidade dos ossos.

Neste momento a maioria dos bebês toma 180ml a cada 4 ou 5 horas. Alguns médicos recomendam esperar para dar suco de frutas ao bebê até que possam segurar um copinho. Outros aconselham que comece com suco dos 4 a 6 meses, mas deve limitar o suco a poucos ml por dia.

O suco para o bebê só é recomendado formalmente para crianças a partir do primeiro ano de vida. Mesmo assim a quantidade deve ser controlada e limitada até 180 ml diários. Somente a partir dos 7 anos de vida, o consumo pode ser estendido para 200 a 350 ml diário, que equivalem a dois copos americanos por dia.

Pode sim!

Quem tem alergia a frutas cítricas, pode tomar suco de maracujá? O maracujá está entre as frutas semi cítricas, neste caso, em casos de alergia, o consumo dessa fruta é contra indicado, seja qual for a apresentação.

Se tomar este suco diariamente após as 17 horas verá uma melhora na qualidade do sono em poucos dias.

Não deixe de ofertar maracujá, você pode se surpreender. Além disso, é uma fruta que ajuda muito o sistema imunológico, pois é rica em vitaminas e minerais. Também tem propriedades calmantes, que podem ajudar no sono do bebê.

Tanto a Academia Americana de Pediatria quanto a Sociedade Brasileira de Pediatria alertaram recentemente que não é recomendável dar nenhum tipo de suco para o bebê até os 12 meses de vida. Nossas mães e avós deram suco para nós desde os 3, 4 ou até 5 meses de vida.

Pesquisas já comprovaram que se você ingerir o suco de maracujá realmente ficará mais relaxado. Isso graças a compostos presentes na fruta, alcaloides e flavonoides, que atuam como tranquilizantes no nosso sistema nervoso central. Esses compostos estão mais presentes nas folhas do pé de maracujá.

Opções cítricas (como laranja, limão, mexerica, tangerina, abacaxi e maracujá) nem sempre são adequadas para bebês pequenos. Seu sabor pode não ser tão bem recebido, além delas apresentarem maior potencial alergênico. Por essa última razão, o mais seguro é aguardar até o primeiro ano de vida do bebê para oferecê-las.

Atualmente, a diretriz é que bebês menores de 1 ano não tomem o suco, mas, sim, comam a fruta in natura.

Para adoçar: Sugiro açúcar demerara, de coco, mascavo, xylitol, frutas frescas, frutas secas.