Pode dar suco de goiaba para bebê?

Perguntado por: ovidal . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 18 votos

Bebês não devem tomar suco de frutas antes de completar 12 meses de vida.

faça rodelas e divida ao meio. já pode oferecer ao bebê. ofereça pedaços menores.

Opções cítricas (como laranja, limão, mexerica, tangerina, abacaxi e maracujá) nem sempre são adequadas para bebês pequenos. Seu sabor pode não ser tão bem recebido, além delas apresentarem maior potencial alergênico. Por essa última razão, o mais seguro é aguardar até o primeiro ano de vida do bebê para oferecê-las.

Primeiro: Não existe contra indicação de nenhuma fruta na introdução alimentar! A partir dos 6 meses a criança pode iniciar com qualquer fruta! Não há regra. O ideal é oferecer frutas orgânicas, por serem mais saudáveis e não conter agrotóxicos.

A goiaba sozinha prende, mas com líquido ela ajuda a soltar o intestino. Além de fibras, a goiaba tem muita vitamina E, C e A, e é rica em Complexo B e antioxidantes que evitam várias doenças.

“A goiaba é fonte de vitamina C, potássio, cálcio e magnésio e, assim como outras frutas, é rica em compostos bioativos. Um deles é importante para o público masculino, o licopeno, que está associado à prevenção do câncer de próstata.

A introdução alimentar deve ser iniciada no sexto mês de forma progressiva, onde sucos e frutas são oferecidos de forma alternada para apresentar o sabor ao bebê e observar possíveis alergias ao alimento.

Algumas receitas de sucos para bebês

  • Suco de melancia e pêra. Uma combinação deliciosa e muito refrescante para oferecer ao bebê é a melancia com pêra. ...
  • Suco de uva com pêra. Inusitado, este mix de frutas pode se tornar favorito do seu bebê. ...
  • Suco de cenoura e mel. ...
  • Suco de laranja e mamão. ...
  • Suco de beterraba e laranja lima.

O suco para o bebê só é recomendado formalmente para crianças a partir do primeiro ano de vida. Mesmo assim a quantidade deve ser controlada e limitada até 180 ml diários. Somente a partir dos 7 anos de vida, o consumo pode ser estendido para 200 a 350 ml diário, que equivalem a dois copos americanos por dia.

Antes dos 12 meses, a criança ainda está desenvolvendo suas habilidades de mastigação. Por isso é recomendável, no lugar de sucos para bebês, as papas doces. Ou seja: oferecer a fruta amassada ou raspada. Assim, ela irá desenvolver essa prática e, de quebra, absorver todos os nutrientes da fruta fresca!

Então, você vai começar a notar como o intestino do pequeno se comporta diante da introdução de novos alimentos. A partir do 7º mês, a maioria dos bebês também tolera bem as nossas frutas tropicais como: melão, manga e mamão, além de pêssegos, nectarinas e damascos.

Ajuda a prevenir diarreia, disenteria e gastroenterite - A goiaba tem um adstringente (substância que contrai os tecidos) em abundância que ajuda a limpar o intestino e reduzir os sintomas de diarreia e gastroenterite.

Cortar o mamão formosa ou o mamão papaya. Retirar as sementes e raspar com uma colher a polpa da fruta para dar ao bebê. Ficar atento para evitar pedaços grandes ou grumos.

Entre os ingredientes ricos em FODMAPs estão cereais como centeio e trigo, leite e derivados, algumas frutas (como maçã, pera, manga, melancia, pêssego e ameixa), oleaginosas e ainda algumas hortaliças e legumes (caso do aspargo, alcachofra, cebola, alho, beterraba, couve e milho doce).

Quando um bebê ingere em uma única refeição um suco de 2 ou 3 laranjas, ele está recebendo uma grande quantidade frutose, que é o açúcar das frutas. Esse açúcar todo chegará em poucos minutos até a corrente sanguínea do bebê, e isso acaba sobrecarregando o funcionamento do pâncreas que terá que produzir muita insulina.

O danoninho é um iogurte famoso, mas você sabia que o próprio fabricante não recomenda o consumo para crianças com menos de 5 anos? Pois é, o produto tem açúcares, conservantes, corantes e outros ingredientes que não são nada indicados para o consumo infantil.

Sabemos que as frutas são excelentes para a saúde das crianças, mas essa em especial deve ser evitada por concentrar altos níveis de agrotóxico. Por precaução, a indicação é que os bebês não consumam morangos antes do primeiro ano de vida. Acima dessa idade, prefira morangos orgânicos, sempre que possível.

Algumas frutas indicadas para o bebê de 6 meses são maçãs, bananas, pêra, abacate, mamão, etc. Todas são muito saborosas e nutritivas, permitindo que o bebê conheça diversos sabores diferentes numa alimentação saudável.

Ela não é indicada para quem tem diverticulite, uma inflamação no intestino. Para quem tem prisão de ventre, não é interessante consumir diariamente. É na casca onde esta a maior concentração de fibras.

Frutas que prendem o intestino
Algumas frutas, como maçã e pera sem casca, jabuticaba, caju, goiaba e banana verde, podem prender o intestino em algumas pessoas. Por isso, se estiver com prisão de ventre, é importante evitar comer essas frutas até que o trânsito intestinal seja normalizado.

Malefícios do suco de goiaba
Histórico de cálculo renal: quem tem ou já teve pedras nos rins também precisa tomar cuidado na hora de consumir o suco de goiaba, por conta da alta dosagem de vitamina C presente na fruta.