Pode dar soja crua para o gado?

Perguntado por: dmendes . Última atualização: 4 de abril de 2023
4.8 / 5 9 votos

Em função disso, a soja grão crua não é indicada para animais não ruminantes (aves, suínos), o que contribui para que seu uso seja menos divulgado. No caso de ruminantes, como o gado leiteiro, não existem grandes restrições. Só é recomendável que não se utilize uréia em rações com grãos de soja cru.

A quantidade ideal do consumo de soja pelo gado que está confinado é de 1,5 kg por dia. O produtor precisa sempre analisar e monitorar essa quantidade para que não a ultrapasse. Pois pode causar acúmulo de gordura no animal, que deve ser inferior a 600 gramas por quilo de matéria seca.

Ela pode ser consumido crua, após o processo de remolho, ou cozida, adquirindo uma textura mais macia e cremosa.

R$26,00.

E a soja para bezerros? Pode ser oferecida? Sim, ela pode, desde que em forma de farelo e, de preferência, misturada ao milho. A idade ideal para inicio do oferecimento da mistura é entre 90 dias e nove meses.

FARELO DE SOJA: melhor fonte de proteína para ração animal.

A casca de soja pode substituir até 25% da alimentação animal, desde que a dieta obedeça a níveis adequados de fibra efetiva. Caso a substituição seja maior do que a indicada, isto pode promover maior acidificação do rúmen (pela menor produção saliva) e acarretar redução de consumo pelas vacas.

A soja pode ser consumida na forma de grãos cozidos, farinha ou através da proteína texturizada (carne de soja), que é utilizada para substituir as carnes. Além do grão, outras formas de consumir a soja é o leite de soja, tofu, iogurtes, queijo, molhos, entre outros, que também trazem os benefícios dessa leguminosa.

3 vezes

Para aproveitar ao máximo os benefícios da proteína de soja, precisamos consumir a quantidade certa do alimento. De acordo com alguns estudos, é necessário a ingestão de, no mínimo, 25 gramas do produto ao dia. Além disso o ideal é consumir 3 vezes por semana, pois o excesso pode ter efeitos negativos.

Recomenda-se segregar as vacas magras. Agrupar as vacas magras pode ser uma ferramenta poderosa para dar-lhes a ração extra de que precisam antes da estação de parto. É importante considerar em qual momento a vaca está da gestação ao propor o plano de suplementação.

Em dietas à base de silagem de milho, até o nível de 33% de substituição da mistura contendo milho, farelo de soja e trigo pelo farelo de glúten de milho, pode ser utilizado para vacas de leite com produção de 20-25 kg/dia, de acordo com a disponibilidade e conveniência econômica.

SOJA CRUA. O uso do grão de soja não processado na alimentação de ruminantes, promove vantagens como a dispensa de processamentos como moagem e tostagem, em adição seu valor nutricional também é um fato que contribui para o uso disseminado deste alimento na formulação de dietas.

Mas por que temos que hidratar a proteína texturizada de soja? A etapa de hidratação é uma das principais e mais importantes etapas na preparação de pratos feitos com a PTS, pois só após uma boa hidratação é que a PTS ficará com uma textura ideal para o consumo e apta a absorver bem os temperos.

Dicas de Uso:
A cor da proteína de soja se divide em duas: clara e escura. Não há diferença na composição. A versão clara “imitariam” a carne branca como o frango e a escura a carne vermelha. Ideal para preparo de estrogonoff e feijoada.