Pode dar ovo para gado?

Perguntado por: umata . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 9 votos

O ovo é uma rica fonte protéica (>50%) e de gordura (>35%), sinônimo de energia. Em função disso, pesquisadores americanos recentemente testaram sua inclusão em formulações de substitutos de leite para bezerros em substituição à proteína concentrada de soro e gordura animal.

O pasto é o principal alimento dos bovinos e manejar adequadamente significa produzir esse alimento em grande quantidade ao mesmo tempo em que se procura extrair o máximo do potencial nutritivo da forrageira. O potencial da planta está diretamente relacionado à fertilidade do solo.

Realize a suplementação com uma ração para bezerros. Os ingredientes são: grão de milho triturado, farelo de soja, sal mineral e virginiamicina.

Sobre os bezerros, não deixe que ele tome outro leite, sem ser o colostro nos primeiros dias. Esse sim é o melhor remédio. O colostro é um leite natural produzido nos primeiros dias do nascimento do bezerro. É muito poderoso, pois tem vitaminas e nutrientes essenciais para o desenvolvimento da imunidade.

Por exemplo, a solução é oferecer uma suplementação adequada. O objetivo é suprir as demandas alimentares desses animais. Entre os elementos essenciais para a nutrição bovina, estão o sódio e o fósforo.

A Geofagia é o hábito de comer terra. O bovino adquire este hábito quando ele tem deficiência de sódio.

Isso pode afetar a saúde e o funcionamento do rúmen. Muitas vezes podemos ter outros problemas com isso, como por exemplo, queda de produção de gordura no leite e fezes mais moles. Assim, a sugestão é oferecer aos animais acesso a alguma fibra, equilibrando sua dieta.

Principais plantas tóxicas para os bovinos

  • Timbó Timbó, tingui ou cipó-prata apresenta toxicidade em toda sua estrutura, principalmente na fase de brotação. ...
  • Samambaia. A samambaia é uma plana tóxica que, verde ou seca, causa danos aos animais. ...
  • Chumbinho. ...
  • Cipó-ruão. ...
  • Dama da noite.

O sal é um suplemento importante na dieta do gado, pois ele vai suprir a deficiência do pasto na oferta dos minerais do solo.

Suplementos indicados para boi magro para engorda

  1. Sal proteinado. Vamos começar pelo mais conhecido. ...
  2. Sal Mineral. Provavelmente, você já ouviu falar sobre ele. ...
  3. Sal mineral + Sal proteinado. Esses dois tipos de suplementos podem ser usados juntos. ...
  4. Virginiamicina. ...
  5. Como servir ureia para o boi magro para engorda.

1) Vitamina A: É essencial para o crescimento, a reprodução, a manutenção dos tecidos epiteliais, a visão e o crescimento ósseo. 2) Vitamina D: aumenta a absorção intestinal, a mobilização, a retenção e a deposição óssea do cálcio. 3) Vitamina E: várias funções, sendo que a ação antioxidativa é a principal delas.

Os animais começam comendo cerca de 100 gramas por dia e terminam o ciclo no sistema ingerindo aproximadamente 1 kg de ração por dia, com média de consumo em todo o período de 500 a 600 gramas por dia e ganho médio de peso de até 1,2 quilos por dia.

O produto é misturado com água morna e serve como alimentação por até 10 dias. “Alguns pecuaristas misturam ovo no leite como fonte de proteína. O leite deve ser fornecido até o sexto mês de vida do bezerro”, orienta.

Fique atento na qualidade do milho: sirva milho graúdo, grão inteiro, com umidade máxima de 13%. Ainda, você deve servir o milho com o cocho de 40 cm a 50 cm por animal. Milho para bovinos é boa fonte de alimento.

O bezerro se adapta melhor com o milho quando ele está moído, além de ter a digestão facilitada. Ele pode ser introduzido na alimentação do gado na época da desmama, quando os bezerros têm, em média, oito semanas. Essa oferta do milho na fase de introdução alimentar, auxilia na engorda do boi e no seu desenvolvimento.

O sal proteinado aumenta a imunidade e estimula o crescimento saudável. Além disso, auxilia no aumento de peso gradualmente. O sal proteinado deve ser oferecido na proporção de 1 grama por peso do animal. Ou seja, se o bezerro pesa 70 quilos, deve-se oferecer 70 gramas de sal proteinado por dia, no cocho.

As necessidades de sal mineral variam de acordo com o estado do animal e o peso. Produtor já sabe, mas é sempre bom relembrar de que a correta mineralização do rebanho garante uma boa produção de carne e leite e evita queda de produtividade.

Vitamina B12 atua na síntese de energia, aumentado a ingestão alimentar e melhorando o estado nutricional da vaca.

Em período de escassez de chuva, uma excelente alternativa de alimentação para o gado é a ensilagem ou silagem. Entretanto, sua produção deve se iniciar ainda na época de fartura, quando há excesso de forragens, como milho, sorgo, capim-elefante, ou outras forrageiras.

“O melhor horário para você tratar é logo cedo. Coloque a ração para os animais logo às 8 horas”, diz Felipini. O especialista recomenda atenção a períodos chuvosos para a distribuição da ração aos animais, especialmente em propriedades que não possuem cochos cobertos.

Uma segunda atividade é lamber o bezerro. Este comportamento tem sido associado à estimulação da circulação dos recém nascidos e à facilitação da termogênese (produção de calor), além de fortalecer o vínculo entre a mãe e a cria, iniciado com as “cheiradas”.