Pode dar ovo cozido para o cachorro?

Perguntado por: emaciel . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.4 / 5 10 votos

Sim, cachorro pode comer ovo! Inclusive este é um tipo de alimento que pode fazer parte da dieta regular do pet, porém nunca como ingrediente principal. O ideal é combinar o ovo, seja cozido, cru ou a casca com ração e petiscos para cães.

Na primeira, os cachorros devem comer o ovo sem casca e, de preferência, muito bem cozido. Não coloque sal ou qualquer tipo de tempero no ovo, já que o paladar dos cães é mais sensível que o nosso. Alguns veterinários recomendam oferecer apenas o ovo cozido por conta de uma bactéria chamada Salmonella.

Abaixo, listamos alguns alimentos com propriedades bastante interessantes para isso:

  1. Óleo de coco. ...
  2. Batata doce. ...
  3. Beterraba. ...
  4. Brócolis. ...
  5. Sardinha. ...
  6. Iogurte natural. ...
  7. Laranja.

Em resumo, o pão não faz mal para o seu animal, desde que oferecido com moderação e com alguns cuidados. Por isso, a resposta é sim! Você pode oferecer pão para o seu cachorro (mas entre aspas). O pão é um alimento muito rico em carboidratos, o que é sinônimo de energia pura!

A resposta é depende! O arroz em si não é um alimento que faz mal para cachorro, mas se não for oferecido de forma adequada, pode gerar muitos riscos. O arroz para cachorro só deve ser oferecido dentro de uma dieta balanceada desenvolvida por um médico-veterinário especialista em nutrição animal.

Pode dar cenoura para cachorro, desde que inserida em uma dieta balanceada. Uma alimentação não equilibrada pode causar diversos problemas, como carência de certos nutrientes ou ganho de peso pelo excesso de calorias. A cenoura é rica em fibras, magnésio, cálcio e vitaminas.

Batata pode ser ofertada, mas com cuidados
“Quando o animal não come de jeito nenhum, podemos recomendar batata cozida, em consistência de purê, com peito de frango, sem sal ou tempero.” Entretanto, caso o tutor queira ofertar o alimento mesmo assim, ele deve ser dado como petisco.

2 vezes

Como regra geral, um cão adulto saudável precisa comer pelo menos 2 vezes por dia, com porções adequadas para o porte, o estilo de vida e as condições de saúde. Sempre siga as orientações na embalagem sobre a quantidade diária recomendada, e consulte também o veterinário.

Pesquisas científicas evidenciam que o cão pode comer sal, assim como o gato, desde que esteja presente na formulação do alimento de forma balanceada, pois os animais toleram teores mais altos de sódio em suas dietas, conforme veremos a seguir.

Durante o processo de digestão, estes carboidratos tendem a ser convertidos em açúcar na corrente sanguínea, dinâmica que aumenta os riscos de o pet desenvolver quadros de diabetes e obesidade. Portanto, não é porque o cachorro pode comer pão, que ele poderá fazê-lo indiscriminadamente.

Outra maneira de como aumentar a imunidade do cachorro é trocar os petiscos, ou parte deles, por frutas e legumes. A cenoura, por exemplo, costuma ser bem aceita pelos peludos. Ela é rica em nutrientes e ainda ajuda a eliminar o resíduo de alimentos dos dentes. Pode ser oferecida crua, roída pelos animais.

Arroz, frango, legumes e verduras podem ser uma opção mais saudável. Na opinião da veterinária Tatiane Hato, a alimentação caseira é a melhor alternativa para os cachorros, desde que seja preparada corretamente. Ela explica que quase tudo que os humanos comem, cães também podem comer.

Maçã (sem as sementes) - A maçã é uma fruta ótima, pois ela é fonte de vitamina A e C, além de fibras. Brócolis - É rico em vitaminas e bastante nutritivo para os cães.

Como preparar fígado de boi para cachorro
Nesse sentido, a Dra. Mariana diz que a melhor forma de oferecer o alimento é cozido em água. Para isso, é possível utilizar sal, mas não outros temperos muito comuns em nosso dia a dia, como a pimenta.

Vitamina A, grupo B e E
Estas vitaminas são fundamentais para o sistema imunológico e, se há carência, é preciso inseri-las na dieta.

Veja abaixo algumas dicas do que fazer quando o cachorro não quer comer ração:

  1. Busca de ajuda veterinária e descreva a rotina do animal.
  2. Esquentar a ração/alimento úmido.
  3. Coloque a ração em um lugar fresco e mais confortável.
  4. Não “estrague” a rotina de alimentação do pet.

Pode parecer pura demagogia, clichê, mas realmente não recomendamos misturar alimentos naturais à ração. Uma coisa é oferecer ração como base da alimentação e ocasionalmente dar um pedaço de fruta ou legume, de carne ou um osso cru para o cão limpar os dentes e se distrair.