Pode dar nimesulida para o cachorro?

Perguntado por: axisco . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.6 / 5 8 votos

De acordo com a Dra. Juliana Sanz, médica-veterinária da Petz, o uso de Nimesulida para cachorro não é indicado em hipótese alguma. Isso porque, apesar de já existirem alguns estudos que apontam sua eficácia nesses pets, a dosagem é muito inferior à dosagem recomendada para humanos.

A dose mais recomendada corresponde a 50 - 100 mg, ou seja, meio a um comprimido que deve ser ingerido via oral junto a meio copo de água duas vezes ao dia. Nos casos excepcionais, pode-se alcançar até 200 mg duas vezes ao dia, que devem ser tomados pelo tempo mais breve possível.

Geralmente, os analgésicos são os medicamentos indicados para dor canina.
...
No entanto, conforme os veterinários indicam, são recomendados alguns princípios ativos, como:

  • Cetoprofeno;
  • Meloxicam;
  • Firocoxib;
  • Carprofeno;
  • Enrofloxacino;
  • Doxiciclina;
  • Dexametasona.

Além da ação anti-inflamatória, o medicamento conta com efeito analgésico e antiexsudativo que apresentam mínimos efeitos colaterais. Se aplica em cães adultos de porte miniatura até o porte grande.

Nimesulida 100mg é receitado para tratar condições como dores inflamatórias, inflamação aguda não-infecciosa do trato respiratório superior, congestão da mucosa, febre e dor de garganta.

Os efeitos adversos mais comuns são diarreias, náusea e vômito. Coceira, erupção cutânea e sudorese também ocorrem, mas em menor frequência. Entre as reações mais graves (e bem menos comuns), temos hemorragia e retenção urinária.

Nimesulida é contraindicado para uso por pacientes que:
Pacientes com úlcera péptica em fase ativa, ulcerações recorrentes ou com hemorragia no trato gastrintestinal; Pacientes com distúrbios de coagulação graves; Pacientes com insuficiência cardíaca grave; Pacientes com insuficiência renal e/ou hepática.

Ibuprofeno, um medicamento tóxico para cães e gatos
A resposta é não. De acordo com o Dr. Ítalo Cássio Silva de Oliveira, médico-veterinário e coordenador técnico de clínicas e hospitais da Petz, esse não é um remédio que pode ser administrado aos cães, sob o risco de causar intoxicação.

Todo remédio humano é proibido para os pets?

  • Ácido acetil salicílico (Aspirina)
  • Paracetamol (Tylenol®)
  • Piroxican (Feldene®, Inflamene®)
  • Diclofenaco sódico (Voltaren®)
  • Diclofenaco potássico (Cataflam®)
  • Piridium®
  • Ibuprofeno.

6 sinais de que seu cachorro está sentindo dor

  1. Apatia e isolamento. Seu cão, que adora brincar e ficar no meio das pessoas, de repente não se interessa por mais nada? ...
  2. Falta de apetite. ...
  3. Vocalização. ...
  4. Dorso encolhido. ...
  5. Claudicação. ...
  6. Resistência para caminhar.

Pingar uma gota (2,5 mg) por kg de peso, duas vezes ao dia, diretamente na boca ou se preferir dilua em um pouco de água com açúcar. Cada 1 ml do produto contém 20 gotas.

Os antibióticos para cachorro são específicos, principalmente por causa da dosagem, que pode ser pequena, não é encontrada em medicamentos para seres humanos. Muitos remédios para cães também costumam ter outras ações específicas no organismo do pet. Por isso, nunca dê antibiótico humano para cachorro.

Dosagem, frequência da administração e duração do tratamento A dose terapêutica para cães é de 0,2 mg de meloxicam/kg de peso vivo, a cada 24 horas, por 3 a 5 dias consecutivos.

A termoterapia é realizada através do frio (crioterapia) ou calor (superficial ou profundo) aplicado no local lesionado. Tanto a crioterapia quanto a termoterapia de calor superficial são técnicas seguras que podem ser realizadas em casa para aliviar dores ou inflamações no pet.

A resposta é sim. A dipirona para cães com dor ou a dipirona para cães com febre pode ser dada, porém somente quando receitada pelo médico veterinário. Vale lembrar que os cães possuem dificuldade em metabolizar alguns medicamentos, como paracetamol e ibuprofeno, portanto nunca devem ser administrados!

A resposta é não. Alguns relaxantes musculares de uso humano contêm princípios ativos tóxicos para os animais, por isso só dê o relaxante muscular se for prescrito por um veterinário.

Ibuprofeno 600 mg e nimesulida de 100 mg têm efeitos muito parecidos. Só a duração do efeito é menor no ibuprofeno, que deve ser administrado 3 ou 4 vezes ao dia, já a nimesulida são duas vezes.

Olá! Nimesulida é um medicamento anti-inflamatório que não possui associação com Dipirona. O próprio fármaco (nimesulida) sozinho possui ação anti-térmica e analgésica.

A nimesulida é bastante prescrita em casos de inflamação de garganta enquanto que o meloxicam e etodolaco apresentam maior indicação nos casos de dores associadas à osteoartrite, artrite reumatóide, doenças degenerativas das articulações e espondilite anquilosante.

Os principais AINEs desta categoria são o Ibuprofeno e Naproxeno, sendo considerado os agentes mais seguros.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Olá! A princípio seria uma substituição possível. Ambos medicamentos são analgésicos e Anti-inflamatórios. Seria prudente a avaliação do seu médico sobre essa troca.