Pode dar melancia para o gato?

Perguntado por: rhilario . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.4 / 5 8 votos

Neste cenário, alguns tutores ficam tentados a ofertar a fruta aos gatos, mas será que eles podem comer melancia? Segundo a médica-veterinária Amanda Machado de Farias, especialista na área de nutrição de cães e gatos do Grupo WeVets, a resposta é sim, desde que a iguaria seja ofertada com alguns cuidados e moderação.

Por ser uma fruta majoritariamente composta por água, a melancia é uma das melhores escolhas para oferecer ao bichano. Ela é suculenta, refrescante e ajuda a hidratar os felinos que não têm o hábito de beber água com frequência.

A manga é uma ótima opção para os gatos, possui alto teor de vitaminas A, B e C, fibras e minerais. A melancia contém muita água (mais de 90%), hidratando bem os gatinhos. Além disso, tem vitaminas A, B6 e C e potássio, ajudando nas funções musculares.

Você pode oferecer o ovo como um petisco, cortando-o em pequenos pedaços e dando para o felino. Também é possível misturar um pouco de ovo cozido na ração do gato. Contudo, mesmo o ovo sendo seguro e saudável para os bichanos, você não deve exagerar na quantidade oferecida.

Se a cena descrita lhe parece familiar, saiba que a pipoca não é tóxica aos gatos, mas ela não traz nenhum benefício ao pet. “A pipoca não faz parte da dieta dos felinos.

Em semelhança com muitos outros alimentos, pequenas quantidades de pão são geralmente aceitáveis. Os gatos não devem comer pão com regularidade, mas pode oferecer como um biscoito de vez em quando. Em termos de saúde, não há nada no pão cozido que seja prejudicial para o seu gato, mas deve ser consumido com moderação.

É uma das frutas que os gatos podem comer em segurança em pequenas porções. Mas certifique-se de que o seu gato não come nenhuma casca de banana; a casca deste fruto pode causar perigo de asfixia e não é digerível. Consumir bananas em excesso pode ser problemático e contribuiu para problemas gastrointestinais.

Cenoura. Essa é uma opção saudável tanto para cães, quanto para gatos. Ela deve ser fervida, pois assim facilita sua digestão. A cenoura possui bastante fibra em sua composição, sendo um aliado do seu bichinho.

O gato pode comer iogurte natural, de preferência desnatado, sem aroma, sabor e corantes artificiais. Uma simples olhada nos ingredientes do produto ajuda a escolher a melhor opção para o seu bichano. Não ofereça iogurte natural para os gatos com açúcar, adoçante ou muita gordura na composição.

Como mencionamos, você até pode dar arroz para gato, mas esse alimento é muito rico em carboidratos. Desse modo, ele não vai soma na alimentação do animal. Ainda assim, gato filhote pode comer arroz, desde que o grão esteja cozido e sem nenhum tempero!

Meu gato pode comer tomate? Já com os bichanos a história é a mesma: o tomate não é indicado para gatos! O motivo também está na acidez do alimento e na presença da solanina, que também pode ser tóxica para eles.

Mesmo que o pet não seja alérgico nem intolerante à lactose, você não pode dar leite para gato. Isso porque as rações secas ou úmidas são a melhor opção para garantir uma alimentação rica e equilibrada ao seu bichano. Já o leite não oferece nenhum benefício nutricional para ele, sendo assim, é melhor evitá-lo.

Gato pode comer batata-inglesa e bolinha? Assim como a batata-doce, outros derivados do tubérculo também podem ser ofertados, desde que em pequenas quantidades e como petisco. Ambas devem ser cozidas sem adição de temperos, como sal, alho, cebola, entre outros.

O ovo cozido é uma opção rica em proteínas, logo, uma boa opção de alimento para gato comer quando não tem ração. Considerado um aperitivo, uma sugestão é misturá-lo com brócolis, frango ou outras carnes. Nunca ofereça ovo cru ou frito para o seu gatinho!

A resposta é não, não pode dar salsicha para gato! Embora os bichanos sejam carnívoros por natureza, a salsicha é um alimento que utiliza uma série de ingredientes triturados em sua composição que podem fazer muito mal aos pets.

O ideal é que o gato de estimação adulto coma 5 pequenas porções ou mais por dia. Essa dieta estimula o instinto natural dos felinos. Além disso, os gatos são animais metódicos – ter uma rotina alimentar com horários fixos para as refeições ajuda muito no bem-estar e na saúde física e mental deles.

Os gatos podem comer queijo? De acordo com os especialistas, sim - mas apenas com moderação. Se der queijo ao seu gato, dê-lhe apenas pedaços pequenos (do tamanho de um dado) ocasionalmente. Por exemplo, pode optar por limitar a ingestão de queijo do seu gatinho para quando precisa de esconder um comprimido.