Pode dar Melancia A calopsita?

Perguntado por: ovieira . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.4 / 5 14 votos

A melancia é uma fruta composta basicamente por água, então, ela é uma boa pedida para a hidratação da calopsita. Além disso, tem nutrientes e vitaminas que cuidam da ave com muito carinho. Os mais beneficiados com a melancia na alimentação da calopsita são: olhos, coração e vasos sanguíneos.

Cuidados com a alimentação da calopsita
Calopsita pode comer fruta e, entre as que ela mais gosta, está a própria banana, mamão, pera e maçã — desde que preparados corretamente, sem sementes.

Temperos (cebola, salsinha, sal e alho)
Deixe sua calopsita longe das cebolas, que podem causar anemia em aves. Impeça que ela coma alho e salsinha. Aliás, a salsa é tóxica e pode causar até paralisia nas aves. O sal é outro alimento usado para temperar, mas que deve ser deixado bem longe da calopsita.

Outros alimentos proibidos
Feijão cru: ele possui "fitohemaglutinina", substância extremamente tóxica e prejudicial às calopsitas. A especialista ainda faz um adendo: ao cozinhar qualquer alimento, você não deve adicionar sal ou temperos. Cogumelos: podem causar problemas digestivos nas aves.

Abaixo, veja o que a calopsita pode comer:

  • Cenoura;
  • Pepino;
  • Pimentão;
  • Banana;
  • Maçã;
  • Brócolis;
  • Espinafre;
  • Mix de sementes.

Se tiver que oferecer arroz à ave, lembre-se de que ele deve, preferencialmente, ser servido cru. Calopsita pode comer arroz cozido apenas em água, sem sal ou outros tipos de tempero. Após o cozimento, espere o alimento esfriar antes de servir. Alimentos muito quentes podem provocar queimaduras.

Brinquedos em madeira são os mais indicados para calopsitas. Por ser um ato instintivo, as calopsitas também se divertem muito bicando palitos, madeira, papéis, cascas e palha; roendo e destruindo coisas com o bico.

Apesar de ter uma dieta relativamente ampla, alguns alimentos não são recomendados, porque são tóxicos e fazem mal à saúde da ave. Portanto, evite salsinha, tomate, abacate e alimentos industrializados, como chocolate.

Confira nos vídeos a seguir como alguns animais fazem para degustar suas suculentas melancias:

  1. 1 – Porco. Esse simpático porquinho é muito esperto. ...
  2. 2 – Burro. Aí está um burro que de burro não tem nada. ...
  3. 3 – Tartaruga aligátor. ...
  4. 4 – Aligátor.

Ele pode. Além do abacaxi, outras frutas como mamão, banana e maçã também são bem-vindas na rotina do seu pet.

Diante disso, concluímos que as calopsitas podem sim comer ovos cozidos, pois são ricos em aminoácidos essenciais como albumina e o triptofano, e quando oferecidos com o intuito de ser uma complementação nutricional cumprem muito bem o seu papel!

A calopsita pode comer milho cozido, cru, em grãos ou na espiga. E estourado na panela? Evite oferecer sua pipoca para a calopsita, especialmente se ela estiver muito salgada ou amanteigada. Tanto o sal como a gordura em excesso são prejudiciais para a saúde da sua amiga.

cozida ou crua tanto.

Calopsita adora atenção
Ela é carente e gosta de uma boa companhia. Se estiver presa na gaiola por algum tempo, sem ninguém por perto, nem outra parceira junto, ela vai chiar. Por isso, tente não deixar seu pássaro muito tempo sozinho, a não ser que esteja descansando, quando, de fato, ele quiser privacidade.

Sombras próximas da gaiola, luzes piscando, fachos de luz ou barulho podem assustar a sua calopsita durante à noite, fazendo com que elas tenham o terror noturno.

Existem regiões em que a calopsita não gosta de ser tocada e, por isso, devem ser evitadas, como o peito e os pés. Nas fêmeas, o tutor deve evitar também fazer carinho nas costas, debaixo das asas, sobre as asas e na parte de cima e de baixo da cauda.

Calopsitas são animais sociáveis, que gostam de estar em bando — e isso inclui os tutores! Elas adoram passar tempo com seus humanos. Portanto, reserve um período do dia para fazer carinho, ficar com ela no ombro, estimular atividades e se divertir.

Por isso, se a sua dúvida é se calopsita pode comer alface, talvez se surpreenda com a resposta: este não é um alimento recomendado para elas. Mesmo que a verdura seja muito benéfica para o organismo nos humanos, ajudando a saúde do metabolismo e com altos poderes detox, o mesmo não se aplica às calopsitas.