Pode dar mandioca para porcos?

Perguntado por: emartins . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 9 votos

Apreciada pelos humanos, a mandioca também é aplicada na alimentação de animais, como suínos. De acordo com a Embrapa Suínos e Aves, a raiz pode ser utilizada sem restrições na dieta de suínos, pois é rica em energia.

- Cavalos, porcos, aves e mulas: misturar a forma fresca numa proporção de 4 para 1 com outra ração ou volumoso.

As raízes da mandioca destacam-se como fonte de energia, que é o componente quantitativamente mais importante das rações alimentícias para diferentes espécies de animais. Apresentam quantidades mínimas de proteína, vitaminas, minerais e fibra e são bem aceitas pelos animais.

Além de tubérculos, raízes tuberosas e grãos, existem outros alimentos alternativos para suínos que podem ser utilizados.

  • Bananeira: A bananeira também pode constituir um bom alimento para os suínos quando a criação está localizada em região onde essa cultura é explorada. ...
  • Cana-de-açúcar: ...
  • Hortas e Frutas: ...
  • Rami: ...
  • Silagem:

Dê a ele alimentos ricos em gordura.

  1. Leite desnatado, iogurte e outros laticínios também aumentam a gordura do porco.
  2. Um outro método de engorda é oferecer doces ricos em açúcar — confeitos, cupcakes, rosquinhas.

A grosso modo, a dieta suína deve obedecer a seguinte composição: milho, que tem função energética, farelo de soja, que fornece proteína e, por fim, microminerais, como o Fósforo e o Cálcio. As proporções devem ser de 75% de milho moído, 21% do farelo de soja e 4% do núcleo vitamínico mineral.

A partir deste ponto, desenvolveram vários experimentos e concluíram que 2% de sal na dieta suína não causa a morte e que resíduo de queijo fresco, apesar de apresentar dosagens altas de sal, pode ser administrado aos animais.

Mistura de verduras, cereais, ração, fruta e algo de proteína. Divide a sua comida diária em 2 ou 3 porções. Estabelece um horário fixo; manhã, meio-dia e noite é uma boa ideia. Um mini porco deve comer entre 1,5 e 2% do seu peso (por exemplo, 200 g para um porco de 20 kg).

Apesar dos suínos gostarem de comer algum alimento verde ( capim ). O suíno não tem a mesma capacidade dos bovinos que são ruminantes e aproveitam bem os nutrientes do capim. A alimentação específica de suínos é exclusivamente ( RAÇÕES ) o qual apresentamos sugestões de formulas abaixo.

A alimentação do porco caipira é um item de destaque na cartilha. Ela representa até 80% dos custos. A Emater-MG recomenda uma alimentação rica em energia, como milho, mandioca e cana-de-açúcar.

Na categoria das rizomatosas, algumas das pastagens recomendadas são a grama batatais e a grama pensacola, as quais apresentam-se bastante tolerantes ao frio e a seca, assim como resistentes à cigarrinha-das-pastagens e com excelente resistência ao pisoteio.

Além das raízes, o caule e as folhas também podem ser utilizados. A mandioca é uma grande fonte de energia para alimentar os animais. Especialmente para os suínos, é uma boa alternativa nutritiva.

A mandioca pode ser consumida cozida, como acompanhamento de outros alimentos, como ovos, carnes e saladas, no café da manhã, lanches, almoço ou jantar. Além disso, o aipim também pode ser usado para preparação de bolos, purês, sopas, caldos, ou ainda assado, como chips.

Seus alimentos preferidos são grama, raízes, frutas e sementes, mas podem se adaptar à dieta de acordo com a disponibilidade de alimento. Descansar também é sua praia. Eles dormem 5 horas por dia, mas podem passar até 19 horas deitados.

“A alimentação dos suínos se concentra em milho, farelo de soja e aminoácidos, principalmente a lisina”, completa Schneiders. Schneiders explica, ainda, é fisiológico que um animal mais velho coma mais ração do que um mais jovem.

Os suínos devem ser alimentados com ração apropriada, sendo proibido fornecer restos de alimentos de qualquer tipo (como os das refeições da família, de restaurantes ou hospitais) ou resíduos de proteína de origem animal.

Alimentando os porcos
Em média, o ideal é que você dê cerca de 3,5 kg de ração (de qualquer tipo) para cada 15 kg de peso dos porcos. Nessa lógica, leitões precisariam de algo entre 500 g e 1 kg de alimento por dia, enquanto animais adultos precisariam de algo entre 7 e 23 kg.

Large White
Essa raça apresenta bom ganho de peso diário e bom rendimento da carcaça. Sua pelagem é branca e os animais dessa raça são de grande porte. Assim como os Landrace, as fêmeas são muito utilizadas como matrizes.

Uma alternativa para reduzir esses gastos e aumentar a margem de lucro na venda dos animais ou da carne suína é cultivar os ingredientes no próprio local, como o milho. O aumento no preço do farelo de soja e de milho podem ser pontos negativos para a rentabilidade da criação de porcos.