Pode dar leite de vaca para leitão?

Perguntado por: rmota4 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 13 votos

O leitão mama a cada 60 minutos, cada mamada dura 25 segundos, onde o leitão ingere 20 a 60 g de leite, dessa maneira deve alimentar o leitão cerca de 22 vezes por dia. Como substituto do leite da porca, pode-se utilizar leite de vaca, de ovelha ou de cabra, como mostra a tabela 3.

Leitões já podem comer ração na primeira semana.
O fornecimento de ração poderá ocorrer já na primeira semana de vida em comedouros apropriados. Nessa prática, deve-se considerar que o sistema enzimático dos leitões recém-nascidos está pouco desenvolvido para outros alimentos, que não o leite.

I- Mamadas diárias
O leitão mama de dez a 22 vezes por dia, e essa frequência diminui à medida que o leitão cresce, devido ao aumento da capacidade de seu estômago. Cada mamada dura de 20 a 30 segundos, durante os quais ocorre a ingestão de 20 a 60 g de leite.

A partir do sétimo dia de vida, recomenda-se oferecer ao leitão, uma ração especial (pré-inicial), de preferência granulada.

A vitamina D ou D3 é envolvida na regulação da homeostase, do cálcio e do fósforo. Por conta disso, está ligada à deposição do sistema ósseo, contribuindo com o seu desenvolvimento.

O leite pode ser fornecido aos leitões, em mamadeiras individuais, iguais às usadas para crianças, ou então, em mamadeiras coletivas, que nada mais são do que um conjunto de mamadeiras individuais. Os leitões, em pouco tempo, se acostumam ao seu uso.

Dê a ele alimentos ricos em gordura.

  1. Leite desnatado, iogurte e outros laticínios também aumentam a gordura do porco.
  2. Um outro método de engorda é oferecer doces ricos em açúcar — confeitos, cupcakes, rosquinhas.

A partir deste ponto, desenvolveram vários experimentos e concluíram que 2% de sal na dieta suína não causa a morte e que resíduo de queijo fresco, apesar de apresentar dosagens altas de sal, pode ser administrado aos animais.

O uso de leites artificiais é de grande ajuda, tanto para aumentar o número de leitões desmamados como para simplificar o manejo de porcas adoptantes. O aumento de prolificidade nos últimos anos chegou mesmo a superar o número de tetas por porca, havendo leitões a mais no dia do parto.

Logo ao nascer, os leitões devem ser limpos e secos. Como eles ainda têm dificuldade para regular a temperatura interna, essa prática reduz sua perda de calor corporal. É preciso remover os líquidos fetais e as membranas (principalmente da boca e das narinas) para desobstruir as vias respiratórias.

Um leitão bebe mais ou menos um litro de água durante os primeiros dias após do deteste. A estimulação do leitão para que beba mais água ajuda a prevenir a desidratação, aumenta o consumo de alimento, melhora a digestibilidade e aumenta a produção total.

Se o desmame ocorrer quando o leitão tiver três semanas, providencie temperatura ambiente entre 27 °C e 30 °C, evitando as mudanças bruscas de temperatura e as correntes de ar”. O desmame é a separação dos leitões da porca, ou seja, um processo bastante complicado, independentemente da idade em que aconteça.

Significa que se por exemplo o objectivo fosse 2 kg de matéria seca, teria de dar 33 litros de soro por dia ao animal.

O porco de granja na fase de engorda consome diariamente de 2,5 a 3 kg de ração.