Pode dar leite de vaca para carneiro Recém-nascido?

Perguntado por: idiniz . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 9 votos

Os cordeiros devem se alimentar exclusivamente de leite de ovelha até o 30° dia de vida. Depois, pode ser fornecido ao animal leite de vaca, contanto que seja respeitado um período de adaptação.

Cuidados importantes com os recém-nascidos:
- Quando o cordeiro estiver seco e firme e a ovelha mais calma, deve ser feito o corte do cordão umbilical e a sua desinfecção com tintura de iodo. - Aos 20 dias de idade deve ser feita a descola. - A marcação dos cordeiros pode ser feita com tatuagem ou brincos.

No Prosa Rural desta semana, a pesquisadora da Emepa explica como o produtor pode fazer o colostro artificial. São necessários 700 mililitros de leite de vaca e um ovo sem casca, que deverão ser batidos bem no liquidificador. Em seguida, deve-se colocar o produto na mamadeira e oferecer às crias.

O leite de vaca é mais barato, podendo ser usado em substituição ao leite de cabra para aleitamento de cabritos, pois tem resultado em desempenho semelhante ao de animais alimentados com leite de sua espécie (Ribeiro, 2003).

Já em relação à água, cada ovelha bebe cerca de 7,5 litros/dia. Ela deve estar fresca, limpa e livre de algas e outros microrganismos.

leite de vaca

Os cordeiros devem se alimentar exclusivamente de leite de ovelha até o 30° dia de vida. Depois, pode ser fornecido ao animal leite de vaca, contanto que seja respeitado um período de adaptação.

Silva Sobrinho (2001) relata que, a partir dos 56 dias, o cordeiro já tem a capacidade de um ovino adulto para digerir alimento sólido, estando apto ao desmame. Contudo, Oliveira et al. (1996) recomendam o desmame dos 70 aos 84 dias de idade e Castillo et al. (1973), dos 75 a 90 dias.

A cura do umbigo deve ser feita logo após o nascimento do animal, a base da tintura de iodo 10% devendo ser repetida até o 3º dia de vida do filhote. Os cordões grandes devem ser cortados com tesoura higienizada e estéril, deixando apenas dois dedos de comprimento.

1-2 semanas após o nascimento, você pode (e deve) ordenhar seu animal por cerca de 4-8 meses, duas vezes por dia (manhã e noite). No geral, as raças de ovelhas não lácteas produzem leite apenas por 4-5 meses após o nascimento, enquanto as raças leiteiras selecionadas podem produzir leite por até 8 meses.

Devem ser alimentados com volumosos de alta qualidade (silagem de milho ou sorgo, capim elefante picado e fenos de boa qualidade), a vontade e ração concentrada, com 16-18% de proteína, na quantidade de 2-4% do peso vivo.

Comer grãos demais também pode deixar suas ovelhas inchadas e até matá-las. Realmente evite dar grãos demais. Uma mistura básica com milho, soja e aveia ou especialmente formulada para ovelhas ou cabras de seu moinho de alimentação local deve funcionar se elas precisarem de um pouco de suplemento.

Assim, os substitutos de colostro podem ser constituídos de imunoglobulina bovina oriunda de leite liofilizado, soro de leite, colostro bovino e soro sanguíneo bovino.

A rejeição entre os animais acontece por uma questão de sobrevivência, ou seja, se sua ovelha não pariu bem em função de uma baixa condição corporal, subnutrição ou qualquer outro fator que a impossibilite de sobreviver e conciliar a sua sobrevivência com produção de leite, ela não cuidará do seu cordeiro.

- Higienização e isolamento de ovelhas que abortaram ou que estiverem com descarga vaginal é fundamental para se controlar um surto de abortos. - Restos fetais, da placenta e da cama (no caso em que for utilizada), devem ser corretamente descartados - queimados ou enterrados.

A substituição do leite materno pode ser feita por um sucedâneo comercial ou por outro leite. O mais utilizado é o leite de vaca. Apesar da diferença de composição, se adequa bem aos cabritos.

Ela deve ser limpa e fresca, sem cor, cheiro ou sabor, e deve ser fornecida à vontade. A quantidade ideal para um bovino de leite é de quatro litros por dia para cada litro de leite produzido, podendo dobrar no verão.