Pode dar Ivomec para bezerro?

Perguntado por: lparis . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.5 / 5 19 votos

Quaisquer das apresentações de Ivomec®, Injetável, Pour On ou Gold, podem ser empregadas em animais de qualquer idade, sendo bastante seguras.

Nos bezerros recém-nascidos administrar 1 mL por animal (via subcutânea) visando a prevenção do desenvolvimento de bicheiras, evitando a instalação da onfaloflebite por contaminações diversas.

Qual é o melhor vermífugo para bovinos? Os principais vermífugos para bovinos são: Abamectina, Doramectina, Ivermectina, Eprinomectina e Moxidectina. Eles têm um tempo de ação diferente de outros princípios como o Albendazol e o Levamisol, que também são usados com frequência nas fazendas.

Ivomec® Gold possui formulação liotrópica, sendo uma solução de ivermectina a 3,15%, indicada para tratamento, controle eficaz das infecções causadas por vermes redondos (gastrintestinais e pulmonares), infestações por berne e carrapato dos bovinos.

FARMAZOLE Bovinos 10 é um vermífugo oral de amploespectro de ação, para bovinos. Elimina com apenas um tratamento os vermes redondos e chatos do aparelho digestivo, vermes pulmonares e fascíolas.

Dectomax é um parasiticida injetável de amplo espectro para bovinos, suínos e ovinos. Uma aplicação de pequeno volume, na dose de 1 mL/50 Kg controla eficazmente e, consequentemente uma ampla variedade de vermes redondos e artrópodes que comprometem a saúde e a produtividade de bovinos, suínos e ovinos.

Vermifugação e vacinação
Todos os bezerros devem ser vermifugados aos dois, quatro e seis meses de idade. E após a desmama os animais devem entrar no programa de vermifugação estratégica adotada na propriedade. Já o protocolo de vacinação será passado pelo médico veterinário e deverá ser seguido à risca.

Um mililitro (mL) é suficiente para o tratamento eficaz de 50 kg de massa corporal em bovinos e ovinos e 33 kg de massa corporal em suínos. Ivermectina é altamente eficaz contra parasitos internos e externos na dosagem recomendada de 200 mcg/kg de massa corporal.

O uso do ivomec em vaca prenha pode ser feito.

Após a identificação, os animais devem receber produtos preventivos contra bicheira. A aplicação local de mata-bicheiras a base de fipronil juntamente com a Ivermectina 1% via subcutânea são ótimas opções.

1ª vermifugação - Bezerro: a partir dos 2 a 3 meses até o desmame, deve-se vermifugar o animal a cada 60 ou 90 dias. O período mais indicado é entre a segunda quinzena de abril até o fim da primeira quinzena de maio, época da vacinação contra a Febre Aftosa. 2ª vermifugação – primeira quinzena de julho.

Na sequência, Rodrigues indicou quando o criador deve começar o tratamento de sua bezerrada – a partir dos dois meses de vida – e justificou. “Quando nós imaginamos uma pecuária de corte, a partir de 60 a 90 dias de vida deve-se iniciar esse processo de vermifugação.

Ivomec® Gold é indicado para o tratamento e controle eficaz das cepas sensíveis à ivermectina das mais importantes espécies de vermes redondos gastrintestinais, berne e carrapatos. A dose recomendada é de 1 mL para cada 50 kg de peso, administrada por via subcutânea na frente ou atrás da paleta.

acaricida

Qual é o remédio para carrapato bovino? O acaricida é o principal remédio utilizado para controle do carrapato bovino.

Tratamento para vermes e parasitas promove melhora em poucos dias.

É imunoestimulante inespecífico e sem carência para vacas em lactação.

? Bezerros e bezerras: aplicar 1 mL de Ivomec® injetável no dia do nascimento no momento da realização da “cura do umbigo”.

Posologia: Bovinos e Ovinos: aplicar por meio de injeção subcutânea na dose de 1 mL para cada 50 kg de peso vivo, o que proporciona a administração de 200 mcg/kg de peso vivo de ivermectina. Em ovinos, no tratamento da sarna psoróptica, recomenda-se administrar duas doses com intervalo de 7 dias.

As reações adversas são, em geral, de natureza leve e transitória. Durante o tratamento com Ivermectina podem ocorrer raramente as seguintes reações: diarreia e náusea, astenia, dor abdominal, anorexia, constipação e vômitos.

É possível perceber que o rebanho está com vermes porque apresenta alguns sintomas como:

  1. 1- Diarreia.
  2. 2- Pelos arrepiados.
  3. 3- Tristeza.
  4. 4- Anemia acentuada.
  5. 5- Mucosas esbranquiçadas.
  6. 6- Abdômen aumentado.
  7. 7- Falta de apetite.
  8. 8- Ingestão de elementos como terra, madeira, etc.

O local de injeção, no animal, deve ser previamente desinfetado com algodão embebido em álcool iodado ou semelhante. Recomenda-se subdividir a dose em locais diferentes, no caso de volumes superiores a 10 mL. Doses: Aplicar 1 mL de Ripercol® L - 150F para cada 40 kg de peso corporal.