Pode dar ivermectina de ser humano para cachorro?

Perguntado por: ipilar . Última atualização: 18 de maio de 2023
4 / 5 20 votos

Em alguns casos, a ivermectina para cachorro está proibida porque pode afetar o cérebro do cachorro devido à uma modificação genética no gene MDR1 apresentado em algumas raças e que, consequentemente, fazem com que sejam sensíveis a esse fármaco. Esses cachorros podem morrer se forem tratados com ivermectina.

O princípio ativo ivermectina é um vermífugo de uso humano e veterinário. Entretanto, a concentração do ativo nos medicamentos registrados para uso humano é superior à indicada no rótulo do medicamento veterinário.

O Mectimax Ivermectina 3 mg para Cães é indicado para cães no tratamento da sarna sarcóptica (Sarcoptes scabiei var. canis), sarna demodécica (Demodex canis), otoacaríases (Otodectes cynotis), infestações por Cheyletiella spp. e verminoses (Ancylostoma caninum, A.

¾ do comprimido de 6mg para cães de 15 a 22,5kg de peso corpóreo; ½ comprimido de 6mg para cães de 11,25 a 15kg de peso corpóreo; ¼ do comprimido e 6mg para cães de 3,7 a 7,5kg de peso corpóreo. Outras posologias poderão ser adotadas a critério do médico veterinário.

A resposta mais simples é: nenhum medicamento é adequado para os animais sem que seja prescrito por um médico ou médica veterinária qualificado.

Infelizmente a Ivermectina não pode ser usada em cães das raças Collie, Pastor de Shetland (Mini Collie), Border Collie, Sheepdog, Bearded Collie, Pastor Australiano e seus cruzamentos. Além dessas raças existem aqueles animais que por uma alteração genética também são sensiveis ao medicamento.

No Brasil, a ivermectina não é aprovada para o controle de ectoparasitas. Para esse fim, o medicamento só pode ser usado em suínos, equinos e grupos de ruminantes, como o gado. Os ectoparasitas, ou parasitas externos, são aqueles se instalam na superfície do hospedeiro, como carrapatos, pulgas e ácaros.

Os comprimidos de Ivermectina devem ser ingeridos com água. Estudos mostraram doses entre 150 mcg/kg a 200 mcg/kg por dia, dose única, oral, dependendo do agente etiológico.

Entre duas e oito horas após ingerir o comprimido, o cachorro já poderá sentir os primeiros efeitos. Todo o processo pode durar, em média, 24 horas.

Em caso de indisponibilidade da ivermectina, o tratamento alternativo é feito com albendazol.

Muitas pessoas acreditam que usar o mesmo vermífugo administrado para humanos nos cães é o mais adequado. Porém, é importante lembrar que os parasitas humanos são diferentes dos vermes que acometem cães. Além disso, o cachorro pode ter diversos tipos de parasitas e cada um deles é eliminado por um fármaco diferente.

A dosagem recomendada de REVECTINA® para o tratamento destas condições causadas por vermes ou parasitas numa única dose oral visa fornecer aproximadamente 200 mcg de ivermectina por kg de peso corporal.

A ivermectina é administrada também por veterinários, para combate de pulgas e carrapatos em animais de estimação.

Amitraz

Amitraz, como o Triatox, medicamento de uso tópico muito comum para tratamento de sarnas, além do controle de carrapatos. É usual que os veterinários recomendem o mergulho em Amitraz, um banho a cada 7 ou 14 dias.

A ivermectina (Ivermectan Pet, UCBVET Saúde Animal) na dose de 0,2mg/kg, administrada por via oral em quatro doses com intervalo de 7 dias, foi eficaz no controle de Sarcoptes scabiei em cães naturalmente infestados.

A ivermectina é um medicamento que atua contra várias espécies de parasitas e vermes. Sua ação se dá por meio da paralisação da musculatura de vermes e parasitas, ocasionando a morte e eliminação desses do seu corpo.