Pode dar injeção na cadela depois de cruzar?

Perguntado por: hsantos . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

Os contraceptivos são produtos criados em laboratório para mimetizar o hormônio progesterona. Uma vez no organismo, a fêmea não entra no cio, pois a progesterona inibe a ovulação. A injeção anticio não deve ser aplicada em qualquer momento. Não é após a cruza e nem quando a fêmea entra no cio.

Cadelas: 0,33ml/kg/dia (10mg de aglepristone/kg/dia) por via subcutânea, no lado interno do membro posterior, a cada 24 horas, durante 2 dias; Gatas: 0,50ml/kg/dia (15mg de aglepristone/kg/dia) por via subcutânea, na região da escapula, a cada 24 horas, durante 2 dias.

Uma leve secreção pode ocorrer cerca de um mês após o acasalamento. As tetas podem se destacar em cor e tamanho uns trinta dias após o acasalamento, podendo até produzir um fluido semitransparente. Tal como acontece com a náusea da gravidez nas mulheres, a sua cadela pode vomitar nos primeiros estágios da gestação.

Há alguns anos era muito comum, e ainda há pessoas que utilizam a vacina para cachorro não entrar no cio ou não pegar cria. Atualmente, porém, ela é contraindicada pelos médicos-veterinários, principalmente pelas consequências da sua utilização, como o câncer de mama e a piometra (infecção uterina).

O ideal é que ela tenha filhotes a partir do segundo cio. Saiba que a cadela pode engravidar na primeira cruza. Porém, se desejar filhotes dela, você pode deixá-la cruzar mais algumas vezes com o macho para garantir que ela emprenhe.

21 dias

Agora, se estiver em dúvida sobre a gestação de cadela, podemos te ajudar! Para confirmar a gestação, você deve contar 21 dias a partir do momento em que o cruzamento aconteceu e pode ter ocorrido a fecundação.

Em geral nas Cadelas
Aplicar Anticion 4-5 meses após o cio ou 1-2 meses após o parto. Intervalo de 5/6 meses entre as aplicações.

Quanto tempo dura o ciclo da cadela? Essa resposta geralmente varia para cada fêmea, mas geralmente elas entram no cio a cada seis meses com duração de aproximadamente 21 dias cada um. Algumas cadelas podem permanecer nesse ciclo entre duas a quatro semanas, mas ciclos tão irregulares costumam ser mais incomuns.

Duração do cio canino
Quando ocorre o inchaço da vulva, podendo ocorrer algum sangramento. Dura de 3 a 17 dias.

Não existe um número preciso de vezes que a cadela tenha que cruzar para engravidar. Pode ser que ela fique grávida já na primeira cópula, se estiver ovulando naquele momento. Mas é certo que, quanto mais cópulas houver durante o estro, maiores serão as chances de engravidar e de ter uma ninhada numerosa.

Não dê pílula do dia seguinte ou anticoncepcional a fim de causar um aborto ou impedir uma gravidez. Caso a cadela já esteja grávida, esses medicamentos podem causar problemas na mãe e nos filhotes, arriscando suas vidas. Além disso, seu uso pode originar tumores de mama e infecções no útero.

Tutores estão comprando injeções anti cio para evitar que gatas e cadelas tenham filhotes. O problema é que esse método causa tumores e câncer nas mamas e no útero das fêmeas. A droga custa em média R$ 6.

Principais sinais de que houve a cruza e a cadela pegou cria:

  1. Odor específico. ...
  2. Lambidas. ...
  3. Apetite alterado. ...
  4. Inchaço dos mamilos. ...
  5. Alteração no comportamento.

Se ela cruzar com mais de um é possível, sim, que a ninhada venha com filhotes de diferentes pais, de tamanhos, cores e pesos distintos. – Fique atento a possíveis problemas no parto, na amamentação dos filhotes e qualquer outro sinal de doença.

Descubra como saber se sua cadela está prenha e quais são os sintomas mais clássicos da gravidez em cadelas

  1. Alteração dos hábitos alimentares. ...
  2. Mudança nas características dos mamilos da cadela. ...
  3. Aparecimento de corrimentos vaginais. ...
  4. Alteração no volume abdominal da pet. ...
  5. Mudanças de comportamento.

Castração é o método mais eficiente e recomendado para evitar a gestação em pets, porém existem casos em que a saúde do animal ou a proximidade da vacinação impedem que o procedimento seja realizado.

Outros dois problemas que você precisa ficar atento, pois podem ser causados pelo uso de anticoncepcional para cadelas, são a piometra e a metrite. Afinal, o remédio injeta uma ''bomba'' de hormônios no organismo do animal que acaba ocasionando um desequilíbrio hormonal.

Na verdade, o anticoncepcional para cachorro traz efeitos colaterais nada agradáveis para a saúde do animal - e não é recomendado.

Cadelas: a aplicação deverá ser feita durante a fase de anestro, isto é, do 3° ao 5° mês após o cio ou do 1° ao 3° mês após o parto. Intervalo de 6 meses entre as aplicações.

Os medicamentos injetáveis têm efeito mais rápido, já que caem quase imediatamente na corrente sanguínea, ao contrário dos comprimidos, que precisam dissolver no estômago e ser absorvidos pelo intestino delgado, para que só então caiam no sangue e façam efeito, o que leva cerca de 30 minutos.