Pode dar goiaba com Caroço para bebê?

Perguntado por: earaujo . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.3 / 5 17 votos

Primeiro: Não existe contra indicação de nenhuma fruta na introdução alimentar! A partir dos 6 meses a criança pode iniciar com qualquer fruta! Não há regra.

As sementes, distribuídas pela polpa, são comestíveis. Quando ainda está verde, a fruta é bastante firme e conforme amadurece se torna mais macia. As diferenças entre a variedade de polpa vermelha e a branca não estão só na cor: a goiaba de polpa branca possui uma quantidade bastante considerável de vitamina C.

A textura macia da polpa da goiaba e seu sabor agradável (doce, mas com um leve toque cítrico) tornam a goiaba um dos alimentos preferidos pelos bebês que estão passando pela fase da introdução alimentar. Além de rica em vitaminas e minerais, a goiaba faz muito bem à saúde dos pequenos.

A goiaba é uma excelente opção para prender o intestino, porque essa fruta possui propriedades adstringentes, antidiarreicas e antiespasmódicas que ajudam a diminuir a diarreia e a dor de barriga.

Entre os ingredientes ricos em FODMAPs estão cereais como centeio e trigo, leite e derivados, algumas frutas (como maçã, pera, manga, melancia, pêssego e ameixa), oleaginosas e ainda algumas hortaliças e legumes (caso do aspargo, alcachofra, cebola, alho, beterraba, couve e milho doce).

Você pode dar preferência, pelo menos no inicio, às frutas mais fáceis de amassar, como banana, mamão e abacate. Frutas da época e orgânicas também devem ser priorizadas. A banana é muito rica em fibras, potássio e vitamina C. É uma das frutas mais bem aceitas pelos bebês, já que é adocicada como o leite materno.

Opções cítricas (como laranja, limão, mexerica, tangerina, abacaxi e maracujá) nem sempre são adequadas para bebês pequenos. Seu sabor pode não ser tão bem recebido, além delas apresentarem maior potencial alergênico. Por essa última razão, o mais seguro é aguardar até o primeiro ano de vida do bebê para oferecê-las.

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, os sucos não são recomendados até 1 ano do bebê. Sendo assim, você pode oferecer a melancia bem madura em fatias do formato de um triângulo a partir dos 9 meses. Assim, o pequeno consegue segurar, chupar o sumo e comer.

Advertências sobre o consumo da goiaba
O excesso de vitamina C também não é benéfico, causando efeitos colaterais. Por isso, o uso da goiaba deve ser feito de forma moderada; outro malefício que a ingestão excessiva pode trazer são inflamações intestinais, devido às sementes da fruta que podem obstruir o intestino.

A goiaba pode ser consumida inteira, em sucos, vitaminas, compotas ou na forma de sorvete. Além disso, com as folhas também é possível preparar chás. A porção recomendada para consumo é de 1 unidade de cerca de 150 gramas por dia.

Ela não é indicada para quem tem diverticulite, uma inflamação no intestino. Para quem tem prisão de ventre, não é interessante consumir diariamente. É na casca onde esta a maior concentração de fibras. “Para quem não gosta de comer a casca da goiaba, a gente pode bater um suco.

Descasque a goiaba e corte em pedaços. Bata no liquidificador e depois peneire para tirar as sementes. Em uma vasilha misture o suco de laranja na goiaba batida e misture bem. Sirva em temperatura ambiente ou gelado nos dias quentes.

Bebês não devem tomar suco de frutas antes de completar 12 meses de vida. A recomendação existe, pois é comum que mães e pais acabem substituindo a fruta in natura pelo suco natural.

A partir dos 6 meses a criança pode iniciar com qualquer fruta, não há regra. O ideal é oferecer frutas orgânicas, por serem mais saudáveis e não conter agrotóxicos.

Além de ser uma excelente fonte de fibras, a goiaba é excelente para tratar constipação. Essas duas fontes naturais de limpeza dos intestinos e do sistema excretor ajudam o corpo a reter água e também nos movimentos do intestino. Portanto, é uma boa opção para melhorar a digestão.

A goiaba de polpa branca é rica em vitamina C e a de polpa vermelha sai na frente quando o assunto é proteína. Mas ambas são excelentes para o trânsito intestinal. O Brasil está entre os principais produtores de goiaba de polpa vermelha do mundo.

Movimentar o corpinho do recém-nascido pode ajudar a dissipar os gases. Uma boa maneira de fazer isso é deitando a criança de barriga para cima e fazer movimentos de dobrar e esticar as pernas, como se ele estivesse pedalando. Essa compressão vai ajudar a dissolver e soltar os gases.

As cólicas surgem entre a 2ª e a 3ª semanas e duram até cerca das 12 semanas de vida, tendo o seu pico de incidência pela 6ª semana. Cerca de um terço dos bebês vai apresentar esses sintomas.