Pode dar foliculite na vagina?

Perguntado por: ibittencourt . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

No geral, a foliculite é resultado de pelos encravados na região. Por isso, a foliculite genital feminina é tão comum, já que a vulva costuma ter maior quantidade de pelos e pelos mais grossos. Mas a foliculite na vagina também pode surgir a partir de infecções causadas por bactérias ou fungos.

Foliculite é uma infecção de pele que se inicia nos folículos pilosos. Geralmente, é motivada por uma infecção bacteriana ou fúngica, mas também pode ser causada por vírus e, até mesmo, por uma inflamação de pelos encravados.

A foliculite e a rosácea, por exemplo, podem ser facilmente confundidas com a acne, mas precisam ser tratadas de modos diferentes. Por isso, caso você sinta que o quadro acneico está persistindo mais do que deveria, é importante que você consulte um dermatologista imediatamente.

Os modos mais comuns de transmissão da foliculite são compartilhamento de lâminas de barbear, contato direto com pele infectada e uso de banhos públicos (como em banheiras de hidromassagem e spas). O compartilhamento de toalhas também deve ser evitado.

Geralmente de quatro a dez dias.

Vollo

  • Almanati.
  • Merial.
  • Ibasa.
  • Integralmédica.
  • Giorgio Armani.

A foliculite infecciosa bacteriana geralmente é diagnosticada por meio da história do paciente e do exame da pele. O diagnóstico deve ser suspeito em pacientes com pápulas ou pústulas no pelo.

A foliculite profunda é um caso um pouco mais grave, pois atinge áreas mais profundas da pele e pode, até mesmo, formar os chamados furúnculos. “Notamos uma área mais extensa de vermelhidão ao redor da lesão, com um nódulo endurecido no centro, contendo pus.

Esse tipo da infecção é mais comum em homens negros adultos e mulheres que fazem depilação com cera quente. Foliculite pitirospórica – esse tipo da infecção é causada pelo fungo Pytirosporum ovalle (Malassezia) e costuma aparecer nas áreas úmidas do corpo.

Diagnóstico da foliculite
O exame físico consiste na avaliação das áreas inflamadas ou irritadas. O dermatologista poderá recolher uma amostra das pústulas (espinhas com pús) para ser avaliada em laboratório, com o objetivo de identificar o agente etiológico (micro-organismo causador da foliculite).

Inchaços dolorosos ou coceira
Todos esses sintomas podem levar a um diagnóstico sério que deve ser tratado imediatamente. Portanto, se você tiver um inchaço doloroso ou com coceira e não tiver certeza se é um pêlo encravado ou uma reação alérgica, peça ao seu médico para dar uma olhada.

A depilação a laser é o melhor tratamento para foliculite na virilha e em outras regiões do corpo. Isso porque, ao contrário de outros métodos, ela é capaz de atuar diretamente no bulbo do folículo, evitando que as bactérias se proliferem na área tratada.

Neste caso o tratamento é feito com corticoides tópico ou um anti-inflamatório oral, como a Indometacina.

A foliculite estafilocócica, a mais comum, pode afetar pessoas de toda as idades, tanto homens quanto mulheres, e embora melhore com tratamentos por curtos períodos de tempo, tem a foliculite tem cura apenas quando a pessoa adota hábitos de vida que evitam a inflamação dos folículos pilosos.

Foliculite é uma infecção bacteriana dos folículos pilosos. O diagnóstico é clínico. O tratamento é feito com clindamicina tópica. (Ver também Visão geral das infecções bacterianas da pele.

No geral, a causa do furúnculo são bactérias, principalmente a do tipo Staphylococcus aureus, frequente na pele humana, que invade o corpo quando a barreira de proteção se enfraquece.