Pode dar folha de bananeira para porco?

Perguntado por: raragao7 . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.6 / 5 19 votos

Existem, inclusive, produtores que usam o tronco e as folhas da bananeira neste tipo de nova alimentação. Seus valores nutritivos são muito importantes, embora pouco divulgados. O bagaço de cana de açúcar é outro alimento escolhido para economizar sem perder a qualidade da alimentação do plantel.

Provavelmente, se o coelho encontrar uma bananeira no caminho, vai comer a folha, mas o alimento não é indicado em cativeiro. Além disso, existem folhas menos duras e melhores para a digestão.

Abundante na área rural, a bananeira é uma planta que pode ser aproveitada integralmente – fruta, folhas, tronco e até o “umbigo” (ou “coração”) podem ser usados na produção de artesanato, doces, alimentos para humanos e animais e até como remédio veterinário natural.

Fortalece a imunidade. Não só, sua riqueza em antioxidantes, que são anti-inflamatórios naturais, também ajuda no fortalecimento da imunidade, visto que eles são moléculas que além de prevenir o estresse oxidativo, também previnem processos inflamatórios no corpo, que enfraquecem a ação protetora do sistema imunológico ...

O que os porcos não podem comer?

  • alimentos preparados para consumo humano, como restos de comida;
  • alimentos em conserva ou enlatados;
  • alimentos que contenham sal ou açúcar;
  • rações específicas para cães e gatos ou diferentes espécies de animais.

A grosso modo, a dieta suína deve obedecer a seguinte composição: milho, que tem função energética, farelo de soja, que fornece proteína e, por fim, microminerais, como o Fósforo e o Cálcio. As proporções devem ser de 75% de milho moído, 21% do farelo de soja e 4% do núcleo vitamínico mineral.

Além das raízes, o caule e as folhas também podem ser utilizados. A mandioca é uma grande fonte de energia para alimentar os animais. Especialmente para os suínos, é uma boa alternativa nutritiva.

Por ter folhas grandes, flexíveis, impermeáveis e antiaderentes, é utilizada na culinária como embrulho para cozinhar ou assar. Um exemplo está na culinária de Minas Gerais, com a Cubu, uma broinha assada na folha de bananeira. Também há pratos em que peixes são embrulhados na folha e levados ao forno.

* bananeira: para as vacas, pode ser fornecida toda a folha, com o caule, picado e misturado na ração ou à vontade no potreiro. Para os terneiros, o talo da folha da bananeira pode prender o intestino. Por isso, devem ser fornecidos apenas as folhas picadas; * cabelo de milho: diurético.

A folha de bananeira consegue segurar os líquidos da comida, sendo o pacote perfeito para cozinhar o que quiser – legumes, peixe, frango. Apesar da folha não ser consumida, ela possui um alto teor de antioxidantes, este antioxidantes são absorvidos pelo alimento junto com o aroma da folha.

Para quem quer saber mais sobre isso, a bananeira pode também constituir um bom alimento para as aves, quando a criação está localizada em região onde esta cultura é explorada. Os frutos imprestáveis à alimentação do homem e mesmo os troncos e folhas podem ser fornecidos às aves que os consomem com voracidade.

Aplica-se em banhos locais ou em clisteres em casos de hemorragia ou prolapso do ânus. Avivam-se as úlceras atônicas pelo simples contato da seiva de um tronco recém–cortado, e a mesma serve para curar as aftas das crianças, misturada à porção de água simples.

Um adequado número de pencas e de frutos, assim como a maioria das características das pencas, ocorreu quando pelo menos 10 folhas permaneceram por planta.

Segundo o médico-veterinário da Emater-DF Pedro Ivo Passos, a bananeira também pode ser usada integralmente na alimentação animal, de aves e suínos, por exemplo. Mas como a fruta normalmente é priorizada para consumo humano, usa-se o caule e as folhas picados para fornecer para aos animais.

Os ruminantes, principalmente os caprinos e ovinos, consomem bem as diferentes partes da bananeira, sendo esse consumo maior quando se fornece apenas as folhas da bananeira ou se adiciona 50% de folhas ao material oferecido (ARCHIMÈDE et al., 2002; RUIZ e ROWE, 1980).

Folhas de árvores: podem ser empregadas as da bananeira, da goiabeira, da amoreira, da mangueira, da algarobeira e, praticamente, todas as que ficarem ao alcance dos caprinos ou lhes forem fornecidas.

a água do caule da bananeira é possível de se beber. uma água boa inclusive tem propriedades. medicinais.

Seus alimentos preferidos são grama, raízes, frutas e sementes, mas podem se adaptar à dieta de acordo com a disponibilidade de alimento. Descansar também é sua praia. Eles dormem 5 horas por dia, mas podem passar até 19 horas deitados.

A partir deste ponto, desenvolveram vários experimentos e concluíram que 2% de sal na dieta suína não causa a morte e que resíduo de queijo fresco, apesar de apresentar dosagens altas de sal, pode ser administrado aos animais.