Pode dar folha de bananeira para o gado?

Perguntado por: imoreira . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.2 / 5 16 votos

* bananeira: para as vacas, pode ser fornecida toda a folha, com o caule, picado e misturado na ração ou à vontade no potreiro. Para os terneiros, o talo da folha da bananeira pode prender o intestino.

Nessa suplementação, é possível incluir a própria folha da bananeira, que possui alto teor de proteína, na produção do volumoso na proporção de no mínimo 50% de folha. Outra opção é a inclusão de 50% de feno da folha ou do pseudocaule da bananeira junto ao feno ou silagem de gramíneas, utilizadas na dieta do animal.

A folha de bananeira consegue segurar os líquidos da comida, sendo o pacote perfeito para cozinhar o que quiser – legumes, peixe, frango. Apesar da folha não ser consumida, ela possui um alto teor de antioxidantes, este antioxidantes são absorvidos pelo alimento junto com o aroma da folha.

“É um vermífugo preventivo, servindo para o controle de parasitas, mas não substitui a vermifugação convencional em casos mais severos de verminose”, explica Passos.

A bananeira possui propriedades fitoterápicas como substâncias do grupo dos alcaloides de glicosídeos e saponinas, que agem sobre os vermes intestinais principalmente de ovinos e caprinos.

Por ter folhas grandes, flexíveis, impermeáveis e antiaderentes, é utilizada na culinária como embrulho para cozinhar ou assar. Um exemplo está na culinária de Minas Gerais, com a Cubu, uma broinha assada na folha de bananeira. Também há pratos em que peixes são embrulhados na folha e levados ao forno.

Entretanto, a folha de bananeira tem uma vida curta. Como embalagem pronta dura aproximadamente 72 horas. Na geladeira, para ser usada como papel alumínio, uns 20 dias.

Aplica-se em banhos locais ou em clisteres em casos de hemorragia ou prolapso do ânus. Avivam-se as úlceras atônicas pelo simples contato da seiva de um tronco recém–cortado, e a mesma serve para curar as aftas das crianças, misturada à porção de água simples.

Em período de escassez de chuva, uma excelente alternativa de alimentação para o gado é a ensilagem ou silagem. Entretanto, sua produção deve se iniciar ainda na época de fartura, quando há excesso de forragens, como milho, sorgo, capim-elefante, ou outras forrageiras.

Do pseudocaule da bananeira é possível extrair vários tipos de palhas, cada uma com uma característica diferente. As palhas mais finas chamadas de filé e contrafilé são utilizadas para dar acabamento, costurar, adornar, já as mais grossas ou a palha inteira são aproveitadas para trabalhos mais rústicos.

Para se fazer a terminação intensiva a pasto na seca é preciso planejar bem a operação, vedando o capim no final das águas durante pelo menos 30 dias e, se possível, adubando a área. “Essas medidas são fundamentais para se conseguir a lotação projetada”, diz Moretti.

Sim, bananeira! Os frutos imprestáveis à alimentação do homem e mesmo os troncos e folhas podem ser fornecidos às aves que os consomem com voracidade.

A bananeira também pode constituir um bom alimento para os suínos quando a criação está localizada em região onde essa cultura é explorada. Os frutos imprestáveis à alimentação do homem e até mesmo os troncos e as folhas podem ser fornecidos aos porcos, que os consomem com voracidade.

As folhas deverão ser utilizadas por baixo e por cima do alimento, envolvendo todo o seu conteúdo. Lembre de retirar somente a folha que cobriu a parte superior do assado. A folha de baixo ficará para reter os caldos e temperos e embelezar a apresentação do prato à mesa.

Quando cortar o umbigo de bananeira
A sua remoção faz com que o cacho de banana absorva mais nutrientes da bananeira fortalecendo o seu crescimento.

O leite de banana é uma ótima opção para o lanche, já que é energético, rico em carboidratos e contém baixo teor de gordura. O seu consumo pode ser realizado de diversas formas, “em vitaminas, shakes e smoothies, combinados com outras frutas e fibras como aveia, chia, etc”, comenta Dra.