Pode dar Fluconazol para gatos?

Perguntado por: aramos . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 12 votos

Como tal, o fluconazol e o itraconazol podem ser administrados uma ou duas vezes ao dia a cães e gatos.

O fluconazol 150 mg é indicado para o tratamento de Candidíase vaginal (infecções da vagina causadas por fungos do gênero Candida) aguda e recorrente (de repetição), como profilaxia (prevenção) para reduzir a candidíase vaginal recorrente (três ou mais episódios por ano), balanite por Candida (infecção fúngica da ...

A dose habitual é de 100 a 200 mg/dia por via oral, e o tratamento deve ser mantido durante duas a quatro semanas após a cura de todas as lesões, o que geralmente resulta em um tratamento com duração de três a seis meses.

Nesse caso, podemos contar com o Itraconazol para gatos. Não sabe para que serve Itraconazol para gatos? Apesar de receber diferentes nomes, esse é um antifúngico eficiente, que ajuda os bigodudos a se livrarem dos fungos. Sua ação é interna e, por isso, encontramos o Itraconazol para gatos em comprimido ou em gotas.

Qual o tratamento para os fungos cutâneos em gatos? De forma a eliminar de forma eficaz e duradora os fungos da pele do seu gato, o veterinário administra medicamentos específicos, os chamados antimicóticos. Assim, deve dar o medicamento indicado em forma de comprimido durante várias semanas ao seu gato.

O oteseconazol é um novo antifúngico, que parece ser mais potente que o fluconazol contra todas as espécies de Candida. Este novo fármaco pode ser uma opção para as pacientes com vulvovaginite recorrente que não melhoram com fluconazol.

O fluconazol apresentou a maior CIM50 e CIM90, voriconazol e itraconazol apresentaram as menores CIM50 e CIM90. Conclusão: O miconazol, clotrimazol e cetoconazol apresentaram uma atividade antifúngica importante. No entanto, o miconazol foi o que apresentou menor atividade do grupo dos imidazólicos.

O tempo médio para início do alívio dos sintomas após a administração de dose única oral de fluconazol para o tratamento da candidíase vaginal é de 1 dia. A variação do tempo para início do alívio dos sintomas é de 1 hora a 9 dias.

Não administrar o fluconazol juntamente com terfenadina (medicamento antialérgico), cisaprida, astemizol, eritromicina, pimozida e quinidina, porque pode ser perigoso e provocar alterações do ritmo do coração.

O Fluconazol é geralmente é bem tolerado, mas há relatos de casos graves de hepatotoxicidade (necrose, hepátite, colestase, insuficiência hepática fulminate) incluindo mortes em, pacientes recebendo fluconazol. Sintomas mais freqüentes: dor abdominal, náuseas, vômitos, constipação, flatulência.

A utilização do fluconazol e itraconazol demonstraram segurança e eficácia no tratamento da esporotricose felina, com menos reações adversas para fluconazol, enquanto GI apresentou alta médica anterior à GF, e em nível clínico, itraconazol destaca-se como opção terapêutica.

Nos felinos, os sintomas mais comuns são feridas profundas na pele, geralmente com pus, que não cicatrizam e costumam evoluir rapidamente e espirros frequentes. Tratamento: A doença não é considerada grave e tem cura, tanto em humanos quanto nos animais acometidos.

Esporotricose cutânea: caracteriza-se por uma ou múltiplas lesões, localizadas principalmente nas mãos e braços; Esporotricose linfocutânea: é a forma clínica mais frequente; são formados pequenos nódulos, localizados na camada da pele mais profunda, seguindo o trajeto do sistema linfático da região corporal afetada.

O Spray Antifúngico Ibasa Cetoconazol 2% tem atividade fungistática e é usado em cães e gatos contra infecções fúngicas em pelos, unhas, pele e mucosas.

Sintomas da micose de gato

  1. Descamação da pele, tornando-a áspera ao toque.
  2. Vermelhidão.
  3. Queda dos pelos, com zonas circulares com alopecia (sem pelagem), geralmente em torno do focinho, nas orelhas e nas patas de trás.
  4. Feridas e coceiras (nem sempre presentes).

Se você vai limpar o gato com vinagre, seja para acabar com pulgas, fungos e micose, ou seja, utilizando-o como antimicrobiano ou antiparasitário, faça uma solução de partes iguais de água e vinagre de maçã. Você pode colocar esta mistura num frasco de spray e pulverizá-lo no pelo do gato.

Dependendo do caso, o tratamento pode durar meses ou mais de um ano. É muito importante que o tratamento seja seguido à risca.

Geralmente, os fungos em gatos aparecem quando há nutrição deficiente, imunidade baixa, presença de parasitas, estresse ou ambiente desfavorável à saúde do gatinho.