Pode dar Fluconazol para cães?

Perguntado por: mferreiras . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.3 / 5 18 votos

Como tal, o fluconazol e o itraconazol podem ser administrados uma ou duas vezes ao dia a cães e gatos. O fluconazol é uma molécula relativamente pequena com baixa ligação às proteínas, o que leva a uma melhor penetração em locais imunoprotegidos, como o SNC e o olho.

O fluconasol demonstrou eficácia contra leveduras, sendo eficaz em casos de malasseziose, candidíase, criptococose, histoplasmose, blastomicose, e coccidiomicose.

cetoconazol

O cetoconazol para cachorro apresenta efeito antifúngico, capaz de eliminar fungos como, por exemplo, o Microsporum canis. Por isso, seu uso é limitado às doenças causadas por fungos, mas age também contra leveduras comuns, como a Malassezia pachydermatis.

Dentre os remédios específicos mais utilizados para fungo em cachorro estão os sabonetes, shampoos, cremes, sprays e pomadas. Tratando-se de uma infecção sistêmica, é comum que o animal precise receber, além dos remédios tópicos, os orais. Em todos os casos, o diagnóstico precoce facilita o tratamento.

400 mg

Para cães, no tratamento das micoses cutâneas, administrar diariamente, por via oral, 1 (um) comprimido contendo 400 mg de cetoconazol para cada 40 kg de peso corporal, equivalente a 10 mg de princípio ativo / kg de peso / dia. As dosagens poderão ser ajustadas a critério do Médico Veterinário.

O fluconazol 150 mg é indicado para o tratamento de Candidíase vaginal (infecções da vagina causadas por fungos do gênero Candida) aguda e recorrente (de repetição), como profilaxia (prevenção) para reduzir a candidíase vaginal recorrente (três ou mais episódios por ano), balanite por Candida (infecção fúngica da ...

A resposta mais simples é: nenhum medicamento é adequado para os animais sem que seja prescrito por um médico ou médica veterinária qualificado.

O Cetoconazol tem atividade fungistática e é utilizado em cães e gatos no tratamento de infecções fúngicas locais na pele, pelos, unhas, mucosas ou sistêmicas, como as relacionadas a seguir: Dermatites (Malassezia pachidermatis). Dermatofitose (Trichophyton sp, Epidermophyton sp e Microsporum sp).

Itraconazol e Fluconazol são alternativas com índices de cura um pouco menores, a depender da dose e tempo de tratamento (3). O Fluconazol parece atingir taxas de cura em níveis razoáveis somente quando utilizado por longos períodos (9 meses).

A duração do tratamento depende da avaliação clínica pelo Médico Veterinário. Geralmente, em micoses cutâneas, 3 a 4 semanas de tratamento são suficientes, enquanto as onicomicoses e as micoses sistêmicas requerem tratamento de 6 a 12 meses, a critério do Médico Veterinário.

O Miconazol é um potente antifúngico que atua nos principais agentes causadores de dermatomicoses em cães e gatos (Microsporum spp., Trichophyton spp, Candida spp. e Malassezia pachydermatis). MODO DE USAR: Uso tópico.

Mesmo em casos como esse é importante destacar que não é recomendado usar shampoo ou qualquer outro produto feito para humanos no seu pet.

3 meses

O tratamento para micose em cachorros costuma durar de 1 a 3 meses e mesmo que o animal aparente estar curado, é importante seguir o tempo prescrito pelo veterinário.

O Antimicrobiano Furanil Pomada é indicados para cães e gatos na profilaxia e tratamento das infecções bacterianas e fúngicas da pele e mucosas, órgãos genitais, piodermites, foliculites, pododermatites e micoses.

Vinagre de maçã para dermatite canina: como deve ser o banho? Diluído em água e aplicado com um pulverizador ou esponja, o enxaguamento com vinagre de maçã remove os resíduos de sabão após o banho. Além disso, ajuda a aliviar a caspa e a coceira e deixa a pelagem brilhante e macia.

Diagnóstico e tratamento da dermatite em cães
“Na maioria das vezes, os tratamentos costumam incluir banhos com um shampoo para dermatite canina prescrito pelo veterinário”, completa a doutora. No caso da dermatite por alergia alimentar, uma ração hipoalergênica pode ser indicada.

Por que o cachorro lambe as partes íntimas? As lambidas na vulva ou no pênis de cachorro normalmente acontecem depois que o animal urina e é uma forma de se limpar. Às vezes eles também fazem isso por uma questão de hábito e porque gostam, mas não necessariamente é um comportamento nocivo ou que os prejudica.

O vinagre e o iogurte são excelentes opções para o tratamento de infecções fúngicas. No caso do vinagre, misture a solução com água e pulverize nas regiões onde o pet apresente infecções na pele. O iorgute (sem sabor) pode ser misturado com o alimento do animal para que ele o engula.

As doses recomendadas são as seguintes:

  • Sarna sarcóptica, sarna otodécica e verminoses: 0,2 a 0,4 mg/kg, por via oral, a cada 7 dias, em um total de 2 a 4 administrações.
  • Sarna demodécica: 0,5 mg/kg de peso, por via oral, a cada 24 horas, durante 2 a 3 meses. ...
  • Terapia microfilaricida: 0,05 mg/kg, por via oral.

Um dos melhores remédios caseiros para alergias de pele em cães é o vinagre de maçã. Assim, faça uma mistura composta por 50% de vinagre de maçã e os 50% restantes de água. Misture tudo bem e despeje em uma garrafa com um dispensador de spray. Use o distribuidor para aplicar a mistura nas erupções cutâneas.