Pode dar farelo de trigo para o cavalo?

Perguntado por: aporto . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 10 votos

A ração de cavalo usa milho, farelo de soja e farelo de trigo, produtos que influenciaram no preço do composto, impactando diretamente a criação. Uma dica pra diminuir a despesa é investir em forragem, com a produção de capim na propriedade mesmo.

O milho em grão faz parte da alimentação de diversos animais, como bovinos e aves. No entanto, os subprodutos também integram a dieta de diferentes culturas. O farelo, aliás, faz parte da alimentação de animais como porcos, cavalos, gado e galinhas.

Um dos cereais mais utilizados na alimentação de eqüinos é o milho, que deve ser fornecido moído na forma de fubá grosso (o fino pode causar cólicas nos animais). Já o feno deve ser oferecido picado e sem poeira, pois esta pode afetar o sistema respiratório dos cavalos.

A alfafa, se for de boa qualidade, também é uma boa fonte de fibra, pois contém mais energia do que o feno, mas o nível geral de proteína da ração deve ser controlado se uma ração também for alimentada.

O consumo de farelo de trigo contribui com o aumento da saciedade, a eliminação das toxinas e a redução do colesterol. Promete reduzir o colesterol, ajudar no emagrecimento, favorece o intestino e aumenta o período de saciedade.

O consumo da fibra pode ser feito por meio de diversas receitas, doces e salgadas, já que ela não apresenta nenhum sabor característico. A ingestão diária recomendada é de até três colheres de sopa, sempre acompanhadas de muita água.

Para obter seus benefícios, deve-se consumir 20 g, que são 2 colheres de sopa de farelo de trigo por dia para adultos e 1 colher para crianças maiores de 6 anos, lembrando que a recomendação máxima é de 3 colheres de sopa por dia, devido ao seu alto teor de fibras.

FARELO DE SOJA: melhor fonte de proteína para ração animal.

Vegetais crucíferos como é exemplo o repolho, brócolos, couve-flor, couve e couve de bruxelas, não devem ser fornecidos aos cavalos devido à produção de gás associada à ingestão destes alimentos.

O capim braquiária apresenta baixa palatabilidade e contém ácido oxálico em excesso, que dificulta a absorção de cálcio pelo cavalo.

Apesar de informações contrárias, açúcar é um nutriente vital na dieta de seu cavalo. Isto é FATO! O açúcar é um componente natural da dieta de cavalos e eles são altamente eficientes em sua digestão.

A facilidade de erro do manejo nutricional dos cavalos é especialmente em relação a administração de rações aos animais que são formuladas baseadas no milho, que contém muito amido. O cavalo não digere muito bem o milho, podendo fermentar no estômago ou ao longo do intestino do animal.

Caso o cavalo esteja muito abaixo do peso normal, procure uma ração extrusada, de alta caloria e rica em proteína. Misture 500~700 g de ração para cada 100 kg de peso do cavalo a uma porção de palha de igual volume. Ou ofereça a mesma quantidade de uma mistura de flocos de cevada e farelo de arroz umedecido.

Um animal não deve comer mais de 1% de seu peso vivo em ração. Por exemplo, uma égua de 500 kg não pode comer mais de 5 kg de ração por dia. E cada trato deve ter no máximo 3 kg.

O cavalo é um ser herbívoro, logo, mantém uma dieta rica em vegetais. Essa alimentação, nomeada de verde ou volumoso, baseia-se em capim fresco, feno ou silagem. O capim pode ser obtido por meio de pastagem, ingerido diretamente do chão, ou capineira, já cortado, consumido direto no cocho.

Glicopan

Glicopan é um suplemento que auxilia no estímulo do apetite, ganho de peso e melhora a performance muscular. O suplemento para cavalo tem nutrientes necessários para o desenvolvimento do animal, aprimoramento do desempenho e também garantem a força muscular.

Com relação aos efeitos dos farelos de cereais na diminuição do colesterol, o farelo de aveia mostrou-se mais efetivo no controle do colesterol do que o farelo de trigo, pois houve uma redução significativa em torno de 7% quando esse se compara com a dieta com celulose + 1% de colesterol.

- 90 dias a partir da data de fabricação.

Normalmente no primeiro processo de moagem é retirada a casca da semente, é o que chamamos de farelo, ele é rico em fibras e vitaminas, que estão presentes na casca destas sementes. Após a retirada do farelo, o processo de moagem continua, e chegamos então a farinha.

A palma forrageira com ureia pode substituir até 66% do farelo de trigo em dietas à base de cana de açúcar para novilhas leiteiras.

R$55,00.