Pode dar dois toques no tiro de meta?

Perguntado por: hrodrigues . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.3 / 5 20 votos

No tiro livre indireto (dois toques) o árbitro (regra 05), indicará (sinal) levantando qualquer um dos braços ao alto, onde deverá mantê-lo nesta posição até que o tiro seja cobrado e abaixando quando outro jogador toque a bola ou que a mesma saia de jogo (regra 09 – bola em jogo ou fora de jogo).

7 - De acordo com a regra de futebol society, o árbitro dará cinco segundos para que, em qualquer circunstância seja feita a reposição da bola em jogo. 8 - O goleiro que ficar por mais de cinco segundos com a bola presa nas mãos, o árbitro deverá marcar tiro livre indireto (dois toques).

Quando ocorrido durante a partida pode ser cobrado em dois toques, desde que a bola seja rolada para frente e o segundo jogador a tocar nela esteja fora da área no momento da cobrança. No caso de decisão de resultado por pênaltis isso não é permitido.

Alguns exemplos de falta são: Dois Toques: quando um jogador toca a bola duas vezes consecutivas ou a bola bate em várias partes de seu corpo. Quatro Toques: quando a equipe toca na bola quatro vezes antes de enviá-la aos adversários.

Se concede um tiro livre direto se o jogador tocar a bola deliberadamente com as mãos (exceto o goleiro dentro de sua própria área de pênalti).

A bola tem que sair da áreaw
Não se pode marcar gols a partir de um tiro de meta. Os jogadores adversários devem estar fora da grande área até que o chute tenha sido transferido. Se o jogador que cobrar o tiro de meta tocar na bola antes de outro fora da grande área, será cobrado um tiro livre indireto.

NÃO. Não é validado o gol diretamente do início de jogo, primeiro ou segundo tempo, ou reinício (após os gols da equipe adversária). Muito se questionou essa regra após a mudança da mesma. A alguns anos atrás, todo início ou reinício do jogo deveria contar com duas pessoas da mesma equipe e rolando a bola para frente.

a) tiro de meta, quando um jogador de quadra da equipe de posse de bola no ataque entrar na área de gol com a bola ou entrar sem a bola, mas ganhar vantagem ao fazê-lo. b) tiro livre, quando um jogador de quadra da equipe defensora entrar na área de gol e ganhar vantagem, mas não impede uma clara chance de gol.

6- Os DEFENSORES CENTRAIS (ZE E ZD) fazem o balanço para o lado da jogada e ocupam o espaço central nas costas do LATERAL DO LADO DA BOLA (LD).

As siglas se referem a: AM > Armador Médio; DM > Defensor Médio.

ZAGUEIRO - (ZC)
ZONA DE ATUAÇÃO: ATÉ O MEIO CAMPO.

A nova emenda na Regra 14, a do pênalti, diz que "fintar o goleiro durante corrida em direção a bola é permitido, no entanto, fingir chutar a bola uma vez que o jogador completou a corrida é considerado ilegal de acordo com a regra 14 e a atitude antidesportiva fará o jogador ser punido".

Nesse caso, a maior vantagem seria o gol e não o pênalti. Não existe nas regras do futebol essa história de anular um gol de uma equipe para marcar um pênalti em favor dessa mesma equipe. É lenda futebolística dizer que não existe vantagem em pênalti.

Independentemente da mão na bola, é pênalti. O fato de tocar na bola já configura a falta.

Estando um jogador com a posse de bola, este terá direito a um limite coletivo de 3 (Três) toques, sendo que no segundo lance deverá passar a bola a outro botão, para ter direito ao 3º toque. O chute a gol só é permitido quando seu primeiro lance for executado no campo de ataque.

Uma falta pode ser cometida por todos os jogadores em campo, inclusive o goleiro. Uma falta pode, também, gerar cartões para quem o comete. Uma falta simples pode não gerar cartões. Uma falta média, pode gerar um cartão amarelo, já uma falta grave, pode levar o jogador a expulsão com um cartão vermelho.