Pode dar Dipirona para recém nascido?

Perguntado por: earruda8 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 16 votos

A dipirona não deve ser utilizada no período neonatal, uma vez que inexistem estudos farmacológicos e clínicos a respeito desse medicamento em crianças com idade inferior a 6 anos. Paracetamol: é o único medicamento seguro desse grupo para uso no recém-nascido.

Como vou saber se ele está com dor? Os bebês se comunicam por meio do comportamento e da expressão facial. Quando o bebê chora muito, movimenta braços e pernas, fica irritado sem motivo e com os olhos semicerrados, são indícios de que ele pode estar com dor.

Este medicamento é contraindicado para menores de 3 meses ou pesando menos de 5kg. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica. Informe imediatamente seu médico em caso de suspeita de gravidez.

A febre pode ocorrer com qualquer tipo de infecção, seja uma doença infantil comum, como uma infecção no ouvido, resfriado, dor de garganta ou garupa, ou algo mais sério, como gripe e pneumonia (infecções respiratórias) ou meningite (uma infecção do cérebro e medula espinhal).

Colocar o bebê em um ambiente tranqüilo de pouca luz, sem barulho ou com música suave e manter o contato pele a pele é muito importante (contato direto da barriga do bebê com a barriga da mãe). Outra opção muito eficaz é o banho morno ou compressa morna na barriga além de enrolar o bebê em uma manta ou cobertor.

Compressa quente é ótimo para cólica
Passe uma fralda de tecido e aplique-a ainda quente sobre a barriga do bebê. Você também pode usar uma bolsa de água morna (sempre testando a temperatura antes para conferir se não está quente demais). O calor ajuda na vasodilatação, facilita o fluxo do sangue e relaxa os músculos.

Bebês até um ano

  1. Segure o bebê em um ângulo de 45º, com as mãos dele para baixo e cabeça apoiada.
  2. Usando uma seringa de plástico, um conta-gotas, ou um bico de mamadeira, escorra o remédio para a parte de trás de língua dele perto dos cantos. ...
  3. Dê-lhe uma bebida para tirar o gosto, como leite ou suco.

Crianças. Menores de 3 meses de idade ou pesando menos de 5 kg não devem ser tratadas com dipirona. É recomendada supervisão médica quando se administra dipirona a crianças pequenas.

Algumas formas de detectar se o que está ocorrendo com o bebê é, realmente, uma dor de cabeça, são:

  • olhos semicerrados (apertados)
  • músculos retraídos.
  • choro exagerado.
  • movimentação dos braços e das pernas.
  • irritação sem motivo.
  • parar de realizar as atividades que está habituado.

As cólicas surgem entre a 2ª e a 3ª semanas e duram até cerca das 12 semanas de vida, tendo o seu pico de incidência pela 6ª semana. Cerca de um terço dos bebês vai apresentar esses sintomas.

TRATAMENTO FARMACOLÓGICO DA DOR
A dipirona não deve ser utilizada no período neonatal, uma vez que inexistem estudos farmacológicos e clínicos a respeito desse medicamento em crianças com idade inferior a 6 anos. Paracetamol: é o único medicamento seguro desse grupo para uso no recém-nascido.

Por exemplo, cólicas, refluxo e dores de ouvido são algumas condições que podem causar desconforto. Às vezes, a dor pode representar uma condição comum, mas algumas condutas podem evitar, aliviar ou até eliminá-las.

Assim, no recém-nascido é especialmente importante estar atento e valorizar os seguintes sinais de alerta: Gemido persistente; Choro persistente e inconsolável; Apneia: pausa respiratória superior a 20 segundos acompanhada por uma coloração azulada da pele (cianose);

A dosagem recomendada de dipirona para crianças é de 20 mg/Kg, por via oral, até 4 vezes ao dia em caso de dor de leve a moderada e febre. Considerando que a solução oral contém 500 mg/ml, uma criança de 20 Kg deve receber 400 mg ou 0,8 ml.

Pode demorar de 30 a 60 minutos para que a dipirona comece a surtir efeito, e sua ação tem posologia de 6 em 6 horas ou de 8 em 8 horas.