Pode dar Dipirona para canário?

Perguntado por: apereira . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.3 / 5 9 votos

A dipirona é um analgésico derivado do pirazol comumente utilizada para aves na dose de 25 mg/kg a cada 8 horas por via oral.

Em geral, a dose de dipirona para cachorro indicada é uma gota por quilograma de peso do pet, até o limite de 35 gotas. O medicamento pode ser dado a cada quatro ou seis horas.

- Feridas ou hemorragias; - Vômitos ou regurgitação; - Corrimento nos olhos e no bico; Caso o criador observe algum desses sintomas, deverá levar a ave imediatamente a um veterinário, pois elas podem significar que alguma doença grave acometeu o canário.

Com cuidado, erga o passarinho ferido e coloque-o na caixa, levando em seguida ao veterinário. - Não mexa muito no pássaro: depois de colocá-lo em um lugar seguro e aquecê-lo, é melhor deixá-lo em paz. É essencial que não o alimente e não o manuseie sem necessidade.

A resposta mais simples é: nenhum medicamento é adequado para os animais sem que seja prescrito por um médico ou médica veterinária qualificado.

Cetoprofeno: É um AINE com acentuada ação anti- inflamatória, sendo em aves bastante empregado devido à sua potente ação analgésica. O mecanismo de ação deste medicamento está na sua inibição tanto na via das COXs quanto das lipoxigenases.

A dipirona pode se dissociar rapidamente dentro do corpo, sendo absorvida e distribuída pelos tecidos, até atingir seu objetivo. Pode demorar de 30 a 60 minutos para que a dipirona comece a surtir efeito, e sua ação tem posologia de 6 em 6 horas ou de 8 em 8 horas.

Para calcular quantas gotas de dipirona tomar, é necessário levar em consideração o peso do paciente, a concentração do medicamento e a dose recomendada por kg de peso. A dose geralmente recomendada é de 15mg/kg/dose, mas a dose máxima diária não deve ultrapassar 20mg/kg/dose, dividida em até 4 tomadas.

Cada 1 mL deste medicamento equivale a 20 gotas e 1 gota equivale a 25 mg de dipirona monoidratada.

O tratamento dado pelo veterinário costuma ser isolar o canário doente, primeiramente, desinfetar a gaiola diariamente e ir aplicando uma medicação ao longo dos dias. Não havendo a melhora do pássaro, o mesmo não está acometido de ácaros, devendo ser tentado outro tratamento.

É um medicamento de qualidade e com eficácia comprovada no combate e no tratamento dos mais diversos tipos de infecções parasitárias. Controle parasitário que impede a ação de agentes infecciosos.

Os sintomas nem sempre são bastante claros, mas geralmente deve-se suspeitar de verminose quando os pássaros mantêm-se muito parados, tristonhos, apresentam fraqueza, anemia, perda de peso. Por vezes há ocorrência de diarréia. Tratamento : Depende do tipo de verme.

Sendo assim, não deve, de maneira alguma, ser administrado aos animais, sob o risco de provocar intoxicação e lesões medicamentosas aos órgãos do pet.

Convém alertar as pessoas para que, em caso algum, administrem o Paracetamol em animais de companhia”, diz o Dr. Luís Montenegro, veterinário e diretor clínico do Hospital Veterinário Montenegro. O Paracetamol é o responsável pelo maior número de intoxicações medicamentosas nos animais de companhia. O veterinário Dr.

Chás para aves e seus benefícios

  • Boldo: tem efeito protetor do fígado e contra inflamação no estômago;
  • Alho: antibiótico, anti-inflamatório e vermífugo;
  • Camomila: calmante;
  • Hortelã: efeito digestivo antigases, ajuda contra diarreia;
  • Limão: aumenta a imunidade.