Pode dar couve para bebê de 6 meses?

Perguntado por: iornelas . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

No almoço ou no jantar, você pode servir couve refogada para o seu bebê na introdução alimentar. Deixe para fazer o refogado de couve por último, logo depois que a carninha, o arroz e o feijão estejam prontos.

A couve-flor pode ser oferecida a partir dos 6 meses. Certifique-se sempre que o seu bebé tem os sinais de prontidão antes de iniciar a introdução da alimentação complementar.

Em resumo. Sempre que me perguntam se bebê pode tomar suco a minha resposta é bem simples: não, bebê não pode tomar suco. Até 1 ano as frutas oferecidas ao bebê devem ser raspadas, amassadas ou cortadas em pedaços e nunca em forma de sucos. Inclusive essa é a recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria.

dos 6 meses até 1 ano de idade deve-se oferecer frutas in natura ao invés de sucos (mesmo que naturais); se for oferecer sucos naturais (preparados em sua casa com a fruta), não coloque açúcar nem adoçante e de preferência dilua com água (filtrada);

A partir do 6º mês devem ser oferecidas papas no almoço ou no jantar, com cereais ou tubérculos, vegetais frescos, proteína animal e feijões, e nas pequenas refeições, papa de frutas frescas.

A introdução alimentar 6 meses prevê, segundo orientações dos especialistas, a oferta inicialmente de frutas, legumes e verduras, para que a criança sinta e se habitue às texturas e sabores. Na sequência, pode-se acrescentar arroz, feijão, macarrão e proteínas, tornando a alimentação completa.

Papinha para bebê: 8 verduras e legumes para ter em casa

  • Batata-doce. A batata-doce age como um potente anti-inflamatório graças às vitaminas C e B6, ao betacaroteno e ao manganês. ...
  • Cenoura. ...
  • Mandioca. ...
  • Couve-manteiga. ...
  • Brócolis. ...
  • Beterraba.

De acordo com as recomendações atuais, as leguminosas podem ser introduzidas, na alimentação do bebé, a partir dos 6 meses.

A partir da introdução alimentar, por volta dos seis meses, o bebê já pode comer ovo. Já houve muita discussão sobre oferecer ou não ovos para crianças. Mas, com o avanço de estudos em relação a alergias, a recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) hoje é que o ovo pode ser oferecido já aos 6 meses.

A partir dos 6 meses, dar alimentos complementares três vezes ao dia, se a criança receber leite materno, e cinco vezes ao dia, se estiver desmamada.

Algumas frutas indicadas para o bebê de 6 meses são maçãs, bananas, pêra, abacate, mamão, etc. Todas são muito saborosas e nutritivas, permitindo que o bebê conheça diversos sabores diferentes numa alimentação saudável.

Esta fruta também possui minerais como potássio e cálcio que conferem regulamento na pressão arterial e glicemia. Por estas características nutricionais essenciais para o bom desenvolvimento dos pequenos, a recomendação é que os bebês comecem a ingerir suco de laranja logo após completar 6 meses de idade.

Bebês não devem tomar suco de frutas antes de completar 12 meses de vida.

Sucos de fruta diluídos (uma parte de suco para 10 partes de água) podem ser oferecidos à criança com as refeições após os 6 meses.

Após os seis meses, o pai ou a mãe podem oferecer frutas amassadas ou raspadas, levando até a boca do bebê com a colher. Quando os dentinhos começarem a aparecer, elas podem ser oferecidas em pedaços (seguindo os modelos de corte da abordagem BLW, que falaremos em outro artigo), ou até mesmo inteiras.

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, os sucos não são recomendados até 1 ano do bebê. Sendo assim, você pode oferecer a melancia bem madura em fatias do formato de um triângulo a partir dos 9 meses.

Como preparar o feijão para o bebê
Embora a introdução possa começar logo cedo, isso não significa que ela não envolva alguns cuidados. A especialista orienta que em um primeiro momento a leguminosa seja oferecida levemente amassada com garfo ou em bolinhos para que o bebê leve à boca.

Como oferecer o arroz
Até aos 9 meses, ou até o bebé conseguir fazer o movimento de pinça, coza muito bem o arroz, amasse os grãos com um garfo e forme bolas ou croquetes de arroz e sirva ao bebé.

Coloca-se 2 partes de leite para 1 de água, com pouco açúcar e pouca farinha (amido de milho, aveia, farinha de arroz, fubá etc). Essa diluição é importante para reduzir a concentração de proteínas, que podem sobrecarregar o rim do bebê, e de sais minerais, que podem desidratá-lo.

Legumes e verduras

  • Batata inglesa;
  • Cará;
  • Chuchu;
  • Cenoura (cozida);
  • Beterraba (cozida);
  • Batata baroa;
  • Fécula de batata.