Pode dar chinelada no cachorro?

Perguntado por: ucastro6 . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.5 / 5 2 votos

Por mais inofensivo que possa parecer, um tapa ou chinelada pode machucar o animal principalmente se ele tentar desviar e vir a atingir uma parte mais sensível dele. Muitas vezes o que para o dono foi dado sem força para o pet pode causar dores e danos.

Para corrigir o seu amigo não é preciso usar de violência física, e você tem que dar condições para o peludo acertar e entender exatamente o que é que está sendo corrigido. A correção deve ser aplicada imediatamente, quando o cão está cometendo o erro, bem como a recompensa quando ele acerta.

Deixe-o fazer pirraça e somente depois de alguns minutos dê atenção. Esta é uma forma de demonstrar que você está na liderança e só dará atenção quando ele se comportar. Com o tempo, ele se condicionará a isso e será um cão muito menos ansioso. Seja líder do seu cão e veja este processo acontecer aos poucos.

Falar cachorrês: ao pegar o seu amigo no flagra fazendo algo errado, diga “não” e outras palavras curtas sempre de forma clara, objetiva e com serenidade. Ser claro e consistente: o que é permitido é permitido sempre, e o que é não é permitido não é permitido nunca.

Veja a lista das raças de cachorro que mais sentem frio: Chihuahua. Yorkshire Terrier. Shih Tzu.

Ignore, pare de brincar
Caso esteja brincando e ele começou a morder, pare. Simplesmente, não continue a falar e desvie o seu olhar do animal. Assim, o cão entende que a mordida não é aceitável e que a diversão será interrompida quando isso acontecer.

Os cães são animais cursoriais, ou seja, eles têm a corrida como principal forma de defesa. Ao ser abraçado ele é imobilizado e "perde" esta defesa, o que o faz se sentir ansioso e desconfortável.

Sente-se na frente dele, coloque um petisco no chão, fale não, você pode usar um borrifador de água, ou um barulho como o de uma lata com moedas e quando o cachorro tentar pegar, você faz o barulho, ou joga o jatinho, interrompendo o ato antes que ele aconteça, repita isso até que ele desista de pegar, quando você ...

“Os filhotes são curiosos, parte do motivo de morder tudo é devido a isso. Também fazem isso por ser uma forma de brincar e coçar as gengivas. Pode também indicar ansiedade, tédio e falta de atividade física”, explica a veterinária Isabela Canto, da My Pet.

3 truques para fazer seu cão te obedecer

  • Não entregue nada sem que ele se comporte. Na hora das refeições, antes de dar o alimento, peça ao pet que sente ou deite. ...
  • Seja firme, principalmente se o cão não obedecer ou demonstrar teimosia. ...
  • Corrija o animal logo que ele fizer algo considerado incorreto.

Isso acontece porque os olhos dos cachorros têm mais células de detecção de luz que os dos humanos, conhecidas como bastonetes. Assim, eles conseguem distinguir o claro do escuro, enxergando melhor ainda em baixas temperaturas, quando a luz é mais baixa.

Ao perceber alguém estranho no seu “domínio”, ele pode latir para afastar o invasor; medo: às vezes, o cachorro pode latir por receio ou medo. Ao se sentir ameaçado, ele começa a latir para atrair atenção e conseguir ajuda; alarme: alguns cachorros se sentem o fiel escudeiro de seu tutor.

Um cachorro mordendo quer atenção. Se você dá atenção às mordidas dele, certamente o ato vai se repetir. Isso porque ele entende como uma maneira de se entrosar com seu tutor e receber dele mais carinho. Essa atitude é normal quando se é filhote, porque o animal está ainda aprendendo a viver.

Colocar cachorro de castigo, pode fazer com que o dog não entenda os limites e as rotinas do dia a dia. Afinal, quando ele faz algo de errado, o tutor simplesmente o isola. Quando na verdade, isso vai atrasar o aprendizado do animal para um condicionamento positivo. Ao errar, não devemos punir o cachorro.

As orelhas são um dos órgãos mais importantes e sensíveis para o animal.