Pode dar chá de sabugueiro para criança?

Perguntado por: vribeiro . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 13 votos

O sabugueiro não é recomendado para crianças e adolescentes com idade inferior a 18 anos ou mulheres grávidas ou lactantes.

Chá de sabugueiro tem ação expectorante e anti-inflamatória
O ideal, para o tratamento, é tomar uma xícara do chá ainda quente pelo menos uma vez por dia. Uma boa dica, inclusive, é acrescentar um pouco de gengibre em pó ou própolis para aumentar o potencial anti-inflamatório da bebida.

Partes usadas: Flores secas, entre-casca e folhas. Na lista da ANVISA a parte indicada como remédio são as flores do sabugueiro.

Neste sentido, a nutróloga orienta que gestantes, lactantes, pessoas com disfunções gastrointestinais e crianças, sem orientação médica, evitem o consumo da planta. Onde encontrar? Normalmente, o sabugueiro é consumido na forma de chá e as flores podem ser encontradas em empórios e ervanários.

Modo de preparo
Adicionar as flores de sabugueiro na xícara com água fervente e deixar repousar por 5 a 10 minutos. Coar, deixar esfriar e beber a mistura de 2 a 3 vezes por dia. Além disso, o chá pode ser usado para fazer gargarejos em caso de garganta inflamada e irritada ou no caso de presença de aftas.

1 xícara de chá de água fervente; 2 colheres de chá (3g) de flores secas do sabugueiro; Infusão por cerca de cinco minutos antes de coar; Deve-se beber imediatamente e pode ser consumido até cinco xícaras de chá ao longo do dia até a recuperação.

O chá verde tem muitas propriedades para a saúde. Para casos de rinite alérgica, contém uma substância que impede a produção de histamina, diminuindo os sintomas.

Afirma-se que o sabugueiro emagrece por conta do efeito diurético que ele possui. Além disso, a planta possui pectina, substância importante no processo de digestão. Vale lembrar aqui que uma má digestão pode atrapalhar o processo de emagrecimento.

Assim, o sabugueiro ainda pode reduzir os níveis de ácido úrico no sangue. Por outro lado, o ácido úrico elevado está ligado ao aumento da pressão sanguínea e a efeitos negativos na saúde do coração.

No caso dos sintomas, como febre, dor no corpo, fraqueza ou mal-estar, nós temos plantas medicinais que tem ação antitérmica, usadas no combate da febre, por exemplo,o capim-limão, a melissa, hortelã, sabugueiro, camomila”, esclarece.

Xarope de sabugueiro
Colocar 1L de água por cima e deixar em maceração 24 horas (no Verão colocar no frigorifico). Mexer algumas vezes. Coar e beber diluído em água consoante o gosto.

Outros chás como o sabugueiro-do-Brasil e o abacateiro também devem ser evitados durante a amamentação, pois podem diminuir a produção do leite materno.

(*) Chá e Banho de Sabugueiro
Coloque 1 litro de água potável para ferver. Quando atingir a quase fervura desligue o fogo e acrescente 1 colher (sopa) das folhas e flores secas (ou 2 colheres das folhas e flores frescas) e deixe em infusão por 10 minutos. Tome 1 xícara (chá) 3 vezes/dia até desaparecerem os sintomas.

O sabugueiro é indicado como sudorífico, cicatrizante, emoliente, diurético, béquico, antiespasmódico, antitérmico natural.

O Sabugueiro (Sambucus nigra) é um arbusto da nossa flora autóctone (da família Caprifoliaceae, a mesma da lonicera e do folhado). É um arbusto denso, muito ramificado de copa arredondada que cresce até aos 5 metros de altura (não ultrapassa os 10 m).