Pode dar chá de poejo para bebê?

Perguntado por: hmaciel . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.8 / 5 15 votos

Obs.: Evite dar o chá de poejo para bebês e para grávidas - a bebida possui propriedades que podem fazer mal para o organismo do bebê e, no caso das mulheres, estimular o abordo espontâneo.

Veja a seguir uma lista completa com os chás mais indicados para bebês:

  • Erva cidreira – ajuda na digestão;
  • Capim santo – ajuda na digestão;
  • Camomila – acalma;
  • Erva doce – ajuda na digestão e na cólica;
  • Anis – ajuda na cólica;
  • Hortelã – acalma;
  • Gengibre com limão – previne a gripe.

COMO PREPARAR O CHÁ DE POEJO
Colocar 10 gramas de folhas em uma panela e cobrir com 200 ml de água fervente. Abafar até amornar, coar e beber a seguir. Tomar de 2 a 3 xícaras por dia.

Benefícios do poejo para saúde
Trata-se de um eficaz expectorante natural, indicado para curar diversos males do sistema respiratório. Com ele, você desobstrui as vias nasais por completo e ainda aproveita toda a riqueza de seu aroma que, aliás, é de dar água na boca. E além disso, tem propriedades digestivas.

Pode auxiliar nos sintomas de gripe, resfriados, tosse, melhora do sistema digestivo, antisséptico e até gases. Sugestão de uso: 1 colher de chá de poejo fresco ou seco em uma xícara de chá. Deixe ferver e depois só consumir.

CHÁ DE POEJO (Pode ser consumido por quem amamenta)
Alivia os sintomas de gripes e resfriados, atua contra a constipação e ajuda na produção do leite.

O poejo propaga-se por mudas e pega facilmente. A mil-folhas, propaga-se por sementes ou touceira. A hortelã também multiplica-se por touceiras e o guaco por estacas. Pode-se usar a erva seca, mas o pesquisador prefere folhas frescas.

O documento orienta a não oferecer água, chás e quaisquer outros alimentos para bebês de até seis meses de idade. Isso porque o leite materno possui a quantidade ideal de água e de outros nutrientes e vitaminas essenciais para o desenvolvimento adequado do bebê nessa faixa etária.

Além disso, nos primeiros 6 meses de vida, o sistema imunológico do pequeno ainda não está totalmente formado, o que pode facilitar reações alérgicas na introdução de qualquer outra fonte que não o leite materno, incluindo os chás.

Tosse – Amora, alecrim, casca de banana, cordão de frade, gengibre, guaco, mastruço, picão preto, quitoco e salsa.

- Indicações: tosse, gripe, catarro, bronquite, cólicas menstruais, digestivo, calmante, gases. - Modo de fazer: colocar 1 colher de chá de erva por xícara de chá de água fervente. Tomar de 3 a 4 xícaras ao dia.

O chá de hortelã é bastante eficaz no alívio das cólicas intestinais e auxilia na melhora da digestão. Por isso, é uma alternativa para as mães que amamentam exclusivamente e procuram alívio das cólicas dos seus bebês.

Erva -doce, camomila, erva -cidreira e hortelã estão entre as ervas mais populares e podem ser oferecidas às crianças, em forma de infusão, sem contraindicações.

Preparado com ervas cultivadas e colhidas no quintal de nossa casa. Para as crianças o poejo (quase não vejo mais essa planta) misturado ao hortelã, eram adicionados à água, e fervidos por alguns minutos, e depois adoçado com o mel.

Ingerindo a infusão uma das grandes vantagens é sua capacidade antirreumática, conforme Noelli exemplifica no seu artigo farmacologia dos índios Guarani. Também pode ser preparada uma infusão bem concentrada, neste caso não haverá ingestão, apenas inalação.

Modo de preparo
Ferva 200 ml de água. Quando começar a ferver, desligue o fogo. Adicione uma colher (café) de gengibre e colher (sopa) de hortelã. Cubra e deixe a infusão descansar por três minutos.