Pode dar chá de erva doce para recém nascido?

Perguntado por: ramorim5 . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 19 votos

Bebês podem tomar chá de erva-doce? O indicado é que o bebê tome chá de erva-doce apenas a partir dos 6 meses de idade. A planta é ótima para aliviar cólicas e acalmar os pequenos nos períodos de dor.

Os chás mais populares e que podem ser oferecidos às crianças sem perigo são a erva-doce, a camomila, a erva-cidreira e a hortelã. A forma mais comum de preparar essa bebida com as ervas é através da infusão em água quente por alguns minutos. Coa-se e serve-se morno. Não há contra-indicações.

Erva-doce: alivia gases e cólicas. Capim-santo: ajuda no funcionamento do intestino. Erva-cidreira: tranquiliza, alivia tosse, cólicas e gases. Camomila: atua como calmante e diminui enjoos.

Erva -doce, camomila, erva -cidreira e hortelã estão entre as ervas mais populares e podem ser oferecidas às crianças, em forma de infusão, sem contraindicações.

Como fazer chá de erva-doce

  1. Esmague e pique cerca de 1,5g de sementes da erva-doce.
  2. Em uma chaleira, aqueça uma xícara de água até fever.
  3. Adicione então a erva-doce picada ao líquido, desligue o fogo, tampe o recipiente e deixe a bebida descansar por cerca de 10 minutos.
  4. Coe e adoce a gosto.

Com a chegada do bebê muitas dificuldades aparecem, como as noites mal dormidas e as cólicas do bebê e junto com isso vem a seguinte dúvida: será que posso dar chá para meu bebê? Bem, a resposta para essa pergunta é NÃO. O recém-nascido deve tomar de forma exclusiva o leite materno até pelo menos 6 meses de vida.

O gás é uma ocorrência natural e comum em recém-nascidos. Os gases, geralmente, surgem nas primeiras duas semanas do pequeno e acontecem devido ao fato do sistema digestivo dele ainda estar em processo de desenvolvimento. Embora alguns pareçam não ter problemas com gases, outros podem ficar com um desconforto.

Combater má digestão; Fortalecer o sistema imunológico; Aliviar dores de cabeça; Ter um efeito ansiolítico, calmante.

Chá para cólica do bebê: Chá de erva doce
O chá de erva doce é um dos mais populares e, isso se deve não apenas ao seu sabor e aroma.

O documento orienta a não oferecer água, chás e quaisquer outros alimentos para bebês de até seis meses de idade. Isso porque o leite materno possui a quantidade ideal de água e de outros nutrientes e vitaminas essenciais para o desenvolvimento adequado do bebê nessa faixa etária.

Chá de erva-doce: ajuda a aumentar a produção de leite materno. A mãe pode tomar uma xícara do chá três vezes ao dia. Mas cuidado com o chá de Hortelã Mentha, porque ele pode diminuir a produção de leite.

A erva-doce tem efeito digestivo e diurético, o que a torna uma boa combatente de cólicas e gases intestinais. Seu chá ainda reduz a irritabilidade dos bebês e os ajuda a dormir.

Camomila: além das propriedades calmantes, o chá também ajuda a diminuir a frequência das cólicas; Erva doce: auxilia no sistema digestivo e no alívio de gases e cólicas, além de ser bem aceito por conta do sabor naturalmente adocicado; Capim-santo: excelente para ajudar no funcionamento do intestino do bebê.

Mas quais são os alimentos que causam cólicas no bebê? Os principais são os produtos lácteos, a soja, o trigo, ovos, os crucíferos, as frutas cítricas, o café e o chocolate¹. Somente esse fator já seria suficiente para ressaltar a importância de a lactante seguir uma dieta adequada a sua situação.