Pode dar chá de boldo para bebê?

Perguntado por: exisco . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 8 votos

O boldo pode ser prejudicial ao fígado se o consumo for exagerado. Ele ainda é contraindicado para grávidas, lactentes, crianças menores de 6 anos, pacientes com doença no fígado (hepáticas) e distúrbios nos rins.

Veja a seguir uma lista completa com os chás mais indicados para bebês:

  • Erva cidreira – ajuda na digestão;
  • Capim santo – ajuda na digestão;
  • Camomila – acalma;
  • Erva doce – ajuda na digestão e na cólica;
  • Anis – ajuda na cólica;
  • Hortelã – acalma;
  • Gengibre com limão – previne a gripe.

Já o chá de boldo, que é frequentemente usado para problemas gastrointestinais, deve ser evitado pois é muito forte e possui sabor amargo, que não é agradável para a criança.

O chá de boldo é conhecido principalmente por conter ações digestivas. Tudo isso porque ele ativa a produção da bile pelo fígado, melhorando a divisão dos alimentos. Além disso, ajuda a diminuir dores e cólicas intestinais.

Chá de boldo é contraindicado para pessoas grávidas, lactantes e pessoas que utilizam medicamentos anticoagulantes e contra a hipertensão.

O documento orienta a não oferecer água, chás e quaisquer outros alimentos para bebês de até seis meses de idade. Isso porque o leite materno possui a quantidade ideal de água e de outros nutrientes e vitaminas essenciais para o desenvolvimento adequado do bebê nessa faixa etária.

Chá de camomila
A camomila é uma das plantas mais populares quando o assunto é chá. Apesar de ter um cultivo maior na América do Norte, ela se difundiu de maneira extensa no Brasil e é usada para alimentar, perfumar e, claro, tratar diversos problemas, como as dores estomacais.

Evite chás ou bebidas prontas que tenham cafeína, como o chá preto ou chá mate. A criança pode ficar mais irrita e ainda alterar seu ritmo de sono. O ideal é acostumar a criança a tomar o chá sem açúcar e adoçantes - aliás, não é aconselhado dar qualquer tipo de bebida açucarada antes do primeiro ano de vida.

Camomila

Camomila: além das propriedades calmantes, o chá também ajuda a diminuir a frequência das cólicas; Erva doce: auxilia no sistema digestivo e no alívio de gases e cólicas, além de ser bem aceito por conta do sabor naturalmente adocicado; Capim-santo: excelente para ajudar no funcionamento do intestino do bebê.

Por que Não Dar o Chá? Seu estômago ainda é muito pequeno, e o fato é que ele não precisa de nenhum outro líquido ou alimento além do leite materno nessa idade. Se ele trocar uma das mamadas por outro líquido, estará deixando de ingerir as vitaminas do leite de que tanto precisa para o seu desenvolvimento.

camomila

Os chás, como camomila e funcho possuem propriedades antiespasmódicas e calmantes, que promovem o relaxamento dos músculos do corpo, ajudando a aliviar a cólica do bebê.

Passados os seis meses, com o início da introdução alimentar, seu bebê estará liberado para aproveitar os benefícios de chás, mas com alguns cuidados. Eles devem ser oferecidos sempre bem diluídos, em pequenas doses e em temperatura ambiente.

Então, deve-se deixar repousar a infusão abafada por cerca de 10 a 15 minutos antes de tomar. Para problemas no fígado e vesícula biliar, é recomendado uma xícara de chá de boldo antes de cada refeição e ao se deitar, durante até 3 semanas.

No caso do chá de boldo, a extrema facilidade em sua preparação o tornam ainda mais indicado para o consumo à noite, antes de ir para a cama. Comece separando 200 ml de água filtrada e uma colher de chá de folhas de boldo picadas.

Ele tem ações antiespasmódica (reduz os espasmos gastrointestinais, ou seja, as cólicas) e antidispéptica (aumenta a secreção do suco gástrico e a secreção salivar, facilitando, assim, a digestão).

"O banho de boldo é frequentemente utilizado para aliviar sintomas de má digestão, como gases, inchaço e azia, além de ajudar a desintoxicar o corpo e combater o cansaço físico e mental", acrescenta Yara Vieira, especialista em esoterismo do Astrocentro.

Chá de boldo emagrece? Sim, o chá de boldo emagrece! Isso porque ele melhora o metabolismo gástrico e hepático, assegurando que a quantidade certa de bile e enzimas digestivas sejam secretada, o que evita o ligamento e formação das células adiposas.

Sim! O boldo ajuda na regulação do funcionamento do intestino e alivia os sintomas da diarreia. Além disso, o chá de boldo também pode ajudar com a prisão de ventre, redução de gases e infecções intestinais.

Qual o melhor chá para diarreia?

  • Chá de Macela. Indicado para beber 3 vezes ao dia, após as refeições. ...
  • Chá de Carqueja. Tomar 2 ou 3 vezes ao dia, 30 minutos antes das refeições. ...
  • Chá de Pata-de-vaca. Indicado para beber sempre depois de ir ao banheiro evacuar. ...
  • Chá de Pitanga. ...
  • Chá de Quitoco. ...
  • Chá de araçá ...
  • Chá de Romã ...
  • Cidreira.

Misture 1 colher de chá de folhas de boldo secas entre 150 ml ou 200 ml de água fervente.