Pode dar carambola para galinha?

Perguntado por: lvieira . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 16 votos

Um exemplo é a frase “carambola amadurece no pé e passarinho não come”. A fruta, que é muito popular no Brasil, pode fazer mal à saúde de animais e humanos.

Galinhas podem comer todos os tipos de frutas e mirtilos são um dos seus favoritos. Cheio de vitaminas e minerais, os mirtilos também contêm antioxidantes. Esteja ciente de que seu cocô ficará azul!

Com isso, embora a carambola seja rica em diversos nutrientes e apresente baixa quantidade de açúcar, pessoas com problemas renais e/ou diabetes não devem consumí-la.

A carambola é perigosa porque possui uma neurotoxina poderosa, chamada caramboxina, que é um aminoácido semelhante à fenilalanina. A caramboxina age no sistema nervoso central provocando uma hiperexcitabilidade do cérebro, motivo pelo qual muitos pacientes ficam agitados e podem até ter convulsões.

Luz. Essa é uma característica fundamental para a saúde desses animais. As galinhas têm necessidade de serem expostas à luminosidade por 14 a 16 horas por dia, pois isso é um fator que as estimula a botar ovos.

Há uma grande variedade de exemplos de comidas que as galinhas apreciam: restos de torradas ou migalhas de pão, cascas de batatas, uvas passas, folhas de vegetais como cenouras e rabanetes.

Sim, bananeira! Os frutos imprestáveis à alimentação do homem e mesmo os troncos e folhas podem ser fornecidos às aves que os consomem com voracidade.

Folhas, frutas e alguns insetos possuem propriedades que contribuem tanto para o crescimento das aves quanto para ajudar a intensificar a cor amarelo-alaranjada da gema dos ovos (Figura 2) e da pele dos animais, e podem ser fornecidos como suplementos para essa finalidade.

Alimente as galinhas com uma dieta balanceada. Adicione um pouco de alho ou cebola à ração para aumentar sua imunidade. Folhas de plantas medicinais amargas ajudam a prevenir parasitas intestinais.

Verduras: ervas, repolho, couve, espinafres, cenouras, alface, brócolos, couve-flor; Legumes: ervilhas, feijão, lentilhas, soja; Pequenos animais; Complementos de cálcio: conchas trituradas (podem ser de amêijoas ou de mexilhão, por exemplo).

Uma explicação para essa impressão deixada na população pode ser mesmo a toxina presente na fruta, que pode ter sido um fator de seleção natural, fazendo com que espécies de pássaros em determinadas regiões evitem ao máximo a fruta.

Os pesquisadores também confirmaram que a neurotoxicina sofre degradação quando misturada e conservada por um longo período em água. “Se uma pessoa sadia ingere a carambola, a toxina é absorvida pela digestão, filtrada pelo rim e eliminada na urina.

A carambola tem uma toxina natural que pode causar problemas renais no cão, com sintomas como vômito, diarreia, salivação intensa, tremores, sangue na urina, entre outros. Isso porque possui alta concentração de ácido oxálico, que pode causar acúmulo de cálculos nos rins e na bexiga, causando insuficiência renal.

A fruta pode ser consumida in natura, ou em derivados, como em doces, sucos e bolos. Ao ser comida crua, com ou sem casca, pode ser cortada em pedaços que, ao depender do corte, formam estrelas, ou levada direto à boca.

Portanto, a fruta não deve ser ingerida por pessoas que têm tendência à formação de cálculos renais, artrite, reumatismo e/ou gota, e doenças associadas à função renal, como a diabetes, por exemplo. Nesses casos, sim, a carambola faz mal à saúde.

Realmente, quem tem problemas renais crônicos deve evitar ingerir carambola. Segundo o reumatologista Thiago Bitar, a fruta contém uma substância denominada caramboxina que pode ser nociva para o paciente renal, pois ele não consegue eliminá-la por completo do organismo, já que seus rins não filtram adequadamente.

Como você come carambola você come a casca? A casca da carambola é comestível. Você não precisa descascar a fruta antes de comê-la.

A bebida feita a partir da carambola pode contribuir com o processo de emagrecimento devido ao fato de se tratar de uma fruta carregada de altos teores de fibras e de água. E por que isso beneficia a perda de peso? Tanto as fibras quanto a água estimulam a sensação da saciedade no organismo.