Pode dar caldo de feijão para bebê de 3 meses?

Perguntado por: aaragao . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.1 / 5 5 votos

As leguminosas como o feijão, só podem ser introduzidas no oitavo mês, depois que a criança estiver devidamente acostumada com os alimentos salgados. Essa introdução deve ser de forma gradual. No primeiro contato da criança com esse tipo de alimento, dar apenas o caldo do feijão é o mais recomendável.

Aos 4-6 meses
Começar com uma refeição de colher, por exemplo o almoço. Quando a criança estiver bem adaptada e a comer bem, aumentar o número de refeições (lanche, jantar).

Pode oferecer feijão (preto, branco ou carioca)
Os aminoácidos presentes nos grãos de feijão fazem com que este auxiliem no sistema imunológico infantil, além de ajudar no crescimento sadio do bebê. É, portanto, um alimento que não podemos deixar de lado!

“Algumas leguminosas possuem maior quantidade de fibras em sua composição, como o feijão branco, formando mais gases intestinais. Por isso, sugiro evitar este grão até pelo menos um ano de idade. Após este período, fazer remolho de 12 horas e retirar toda a casca antes de oferecer ao bebê”, indica ela.

Dar somente leite materno até os seis meses, sem oferecer água, chás ou qualquer outro alimento. A partir dos 6 meses, o organismo da criança já está preparado para receber alimentos diferentes do leite materno, que são chamados de alimentos complementares.

O tradicional mingau deve ser evitado antes de o bebê ter 1 ano de idade. A afirmação é da Associação Brasileira do Consumidor (Pro Teste), que testou 12 complementos alimentares à base de cereais para crianças. Os produtos contêm excesso de açúcar e quantidade inadequada de nutrientes.

Nessa fase onde os bebês começam a ingerir alimentos sólidos, a aveia é um dos principais ingredientes recomendados por pediatras e nutricionistas. Primeiramente porque não se trata de um alimento muito pesado, que pode ser muito nutritivo e é facilmente misturado com o leite3.

6 meses

A papinha de bebê é parte essencial dessa importante fase. Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, o indicado é que ela seja iniciada a partir dos 6 meses de vida. Porém, existem casos específicos onde pediatras a recomendam já a partir do 4º mês.

9 meses

Tal como acontece com os vegetais, as frutas podem ser oferecidas ao bebê a partir dos 9 meses. Porém, em alguns casos, ele pode começar a consumi-las por volta dos 7 meses. Tudo vai depender do como ele reage e tolera alimentos sólidos, mas, é sempre necessário consultar um médico pediatra.

A partir do sétimo mês, já é possível introduzir alguns alimentos salgados como as papinhas na alimentação. As leguminosas como o feijão, só podem ser introduzidas no oitavo mês, depois que a criança estiver devidamente acostumada com os alimentos salgados.

Prefeitura Municipal de Campinas
A pediatra responsável pela Saúde da Criança e Adolescente da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas, Tânia Marcucci de Oliveira, orienta: bebês que tomam exclusivamente o leite materno até os 6 meses de idade não precisam de água.

A fruta: Cerca de 4-7 dias depois da introdução da primeira sopa (ou seja, pouco depois dos 4 meses de idade quando a iniciou logo aos 4 meses, ou mais tarde, nos outros casos) pode também dar ao bebé, após a sopa ou a papa, uma sobremesa de fruta natural como a pêra, maçã ou a banana.

A introdução alimentar antes dos seis meses pode levar a um comprometimento do desenvolvimento a curto e a longo prazo, deixando a criança mais vulnerável a infecções, a diarreias, desnutrição, aumentando o risco de alergias alimentares e respiratórias, podendo acarretar doenças crônicas na idade adulta, além disso, a ...

De modo geral adicione 3 xícaras de água para cada 1 xícara de feijão (medido com os grãos secos) e cozinhe por 10 minutos, contados depois que a panela começar a chiar. Feijão Fradinho cozinha em menos tempo – 5 minutos. Feijão Preto é mais duro, por isso deixe cozinhar por 15 minutos.

Todas as bananas podem ser oferecidas para a criança.
Cada alimento tem sua característica geral, mas precisamos lembrar que o efeito causado é individual em cada um. Algumas bananas podem sim, ter a característica de causar prisão de ventre em algumas pessoas, mas nem por isso deve ser descartado do cardápio do bebê.