Pode dar Buscopan para bebê de 1 mês?

Perguntado por: rcarvalho . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 5 votos

O Buscopan gotas é adequado para bebês a partir do primeiro mês de vida, além de poder ser usado por crianças e adultos1. Essa versão de Buscopan, assim como todas as outras, possui Butilbrometo de escopolamina, ativo que alivia as dores na barriga.

BUSCOPAN COMPOSTO não deve ser usado por crianças menores de 12 meses. Você não deve usar o produto em altas doses ou por longo tempo, sem prescrição de um médico ou dentista.

O Buscopan gotas é adequado para bebês a partir do primeiro mês de vida, além de poder ser usado por crianças e adultos1. Essa versão de Buscopan, assim como todas as outras, possui Butilbrometo de escopolamina, ativo que alivia as dores na barriga.

OBJETIVO: alertar que o uso da associação dimeticona/homatropina (Espasmo Luftal®) em recém-nascidos e lactentes de até dois meses, pode causar episódios disfuncionais transitórios extrapiramidais.

– Crianças até 3 meses: 1,5 mg por quilograma de peso corpóreo por dose, repetidas 3 vezes ao dia. – Crianças entre 3 e 11 meses: 0,7 mg/kg/dose, repetidas 3 vezes ao dia. – Crianças de 1 a 6 anos: 0,3 mg/kg/dose a 0,5 mg/kg/dose, repetidas 3 vezes ao dia.

Chupar o dedo ou a chupeta pode acalmar o bebê. Você também pode fazer uma massagem leve. Um banho morno tende a relaxar o bebê e distrai-lo no meio de uma crise de cólica. Alguns se acalmam com um jato leve de água nas costas.

Não devem usar BUSCOPAN COMPOSTO os pacientes com intolerância conhecida a antiespasmódicos (medicamentos contra cólicas) ou analgésicos da família da dipirona (derivados pirazolônicos) ou com determinadas doenças metabólicas, como porfiria ou deficiência congênita de glicose-6-fosfatodesidrogenase (doença com ...

Se você suspeita que seu bebê está com cólica, preste atenção se ele:

  1. Encolhe e estica as pernas.
  2. Arqueia as costas.
  3. Mexe os braços e pernas.
  4. Fica o rosto corado ou avermelhado enquanto chora.
  5. Fecha as mãozinhas.
  6. Parece estar com dor.
  7. Está com a barriga inchada e solta gases.

A cólica em bebês, como já explicamos, é mais dolorosa para os pequenos e acompanha alguns outros sintomas. Já os gases, por si só, são normais (até mesmo para os adultos). Eles não são grandes incômodos para o bebê, desde que não haja excesso, o que pode ocasionar a cólica e o desconforto na criança.

Movimentar o corpinho do recém-nascido pode ajudar a dissipar os gases. Uma boa maneira de fazer isso é deitando a criança de barriga para cima e fazer movimentos de dobrar e esticar as pernas, como se ele estivesse pedalando. Essa compressão vai ajudar a dissolver e soltar os gases.

Luftal gotas (25 gotas/mL): Crianças – lactentes: 3 a 5 gotas, 3 vezes ao dia. Até 12 anos: 5 a 10 gotas, 3 vezes ao dia. Acima de 12 anos e Adultos: 13 gotas, 3 vezes ao dia. Você pode administrar as gotas diretamente na boca, ou diluir em um pouco de água ou outro alimento.

Os chás, como camomila e funcho possuem propriedades antiespasmódicas e calmantes, que promovem o relaxamento dos músculos do corpo, ajudando a aliviar a cólica do bebê.

Um ótimo remédio caseiro para cuidar das cólicas do bebê que já não mama no peito é dar pequenas doses de chá de camomila e funcho, pois estas plantas medicinais possuem efeito antiespasmódico, que alivia as cólicas e diminui a produção de gases.

Luftal Infantil é um medicamento de uso oral indicado para bebês e crianças com excesso de gases no aparelho digestivo, proporcionando alívio nas dores e cólicas. O remédio é comercializado em frascos conta-gotas com 15ml ou 30ml.