Pode dar bromoprida para quem está com dengue?

Perguntado por: umarques . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 4 votos

“Eles são recomendados tanto pelo Ministério da Saúde como pela Organização Mundial da Saúde (OMS) devido ao perfil de segurança”, aponta Melissa. Já para tratamento de enjoo e vômito, a infectologista sugere o uso de qualquer antiemético, como metoclopramida e bromoprida, por exemplo.

Portanto, evite consumir ABRICÓ, AMEIXA FRESCA, AMÊNDOA, AMORA, BATATA, CEREJA, GROSELHA, LIMÃO, MAÇÃ, MELÃO, MORANGO, NECTARINA, NOZES, PASSA, PEPINO, PÊSSEGO, PIMENTA, TANGERINA, TOMATE e UVA. Os alimentos que têm ação antitrombótica são: ALHO, CEBOLA, GENGIBRE.

Os medicamentos indicados para a dor e febre são os analgésicos e antitérmicos, como o paracetamol e a dipirona. Para náuseas e vômitos se pode utilizar os antieméticos, por exemplo a metoclopramida (Plasil®) e ondansetrona (Vonau®).

Na fase crítica da dengue (entre o terceiro e o sexto dia após o início dos sintomas), podem surgir manifestações clínicas (sinais de alarme) correspondentes a uma complicação da doença potencialmente letal chamada dengue grave (conhecida anteriormente como dengue hemorrágica), que aparecem devido ao aumento da ...

A doença tem uma duração de 5 a 7 dias. Com o desaparecimento da febre, há regressão dos sinais e sintomas, podendo ainda persistir a fadiga.

Exemplos de sucos saborosos: água de coco com maçã; banana com laranja; maçã, laranja e couve; abacaxi com hortelã; abacaxi, maçã e hortelã; manga.

Com duração média entre 7 e 10 dias, a dengue pode apresentar três fases até a recuperação total do paciente.

Na dengue, geralmente, o número de plaquetas está diminuído no dia 4 (3-7) da doença, voltando ao normal no oitavo ou nono dia. Em adultos, uma contagem de plaquetas de 5.000/uL está associada com manifestações hemorrágicas.

No estágio severo da doença, deve-se estar atento a sinais como:

  • dor ou rigidez abdominal.
  • vômitos persistentes.
  • inchaço em pernas, abdome e outros locais.
  • sangramento de mucosas, como as gengivas,
  • letargia ou agitação.
  • aumento do fígado.
  • alteração nos exames laboratoriais.

Rash da dengue
O rash é um sinal que ocorre em mais da metade dos pacientes, geralmente após o 3º dia de febre. As manchas na pele são tipicamente avermelhadas, planas e distribuídas por tronco e membros.

Ao surgirem sinais de alarme ou aumento do hematócrito na vigência de hidratação adequada, é indicada a internação hospitalar. Pacientes com plaquetopenia <20.000/mm3, sem repercussão clínica, devem ser internados e reavaliados clínica e laboratorialmente a cada 12 horas.

Para combater os vômitos e o prurido: Metoclopramida (Plasil e outros) e Dimenidriminato (Dramin e outros) podem ser usados três a quatro vezes/dia; O prurido, que pode ser incômodo, dura de três a quatro dias. Pode ser tratado com banhos frios e compressas com gelo.

Estes medicamentos não devem ser tomados porque são anticoagulantes e aumentam o risco de sangramentos e hemorragias causadas pela dengue.

Vale ressaltar que o Vonau é um remédio para enjoo que não dá sono.