Pode dar biscoito a calopsita?

Perguntado por: dmachado . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 11 votos

Sem contar aqueles que gostam de fazer agrados ao pet, oferecendo alimentos de humanos, como biscoito água e sal, o que é muito prejudicial para a saúde dos pássaros.

Torradas, bolachas e bolos também não devem ser dados ao pet. Isso porque o fermento e a farinha inclusos na receita podem ocasionar problemas de saúde para a ave.

Confira uma lista de alimentos para calopsita que os tutores podem oferecer como petiscos para complementar a alimentação: frutas: maçã, pera, goiaba, mamão, banana, kiwi, pêra, morango, melancia, melão, uva, manga e coco (em pouca quantidade);

Não pode dar pão para a calopsita. Além da farinha de trigo fazer muito mal, porque é um alimento ultra processado, o fermento também é super prejudicial para a saúde da ave.

Calopsita pode comer arroz cozido apenas em água, sem sal ou outros tipos de tempero. Após o cozimento, espere o alimento esfriar antes de servir. Alimentos muito quentes podem provocar queimaduras. No final, a ração ainda é a melhor opção para garantir à calopsita uma alimentação balanceada.

Petiscos seguros para calopsita

  • Cenoura;
  • Pepino;
  • Pimentão;
  • Banana;
  • Maçã;
  • Brócolis;
  • Espinafre;
  • Mix de sementes.

Diante disso, concluímos que as calopsitas podem sim comer ovos cozidos, pois são ricos em aminoácidos essenciais como albumina e o triptofano, e quando oferecidos com o intuito de ser uma complementação nutricional cumprem muito bem o seu papel!

Nos primeiros dias, o ideal é oferecer a quantidade indicada pelo veterinário ou pelo fabricante entre seis e oito vezes ao dia. A partir daí, vá diminuindo a frequência até chegar a quatro refeições por volta dos 30 dias de vida.

Deixe sua calopsita longe das cebolas, que podem causar anemia em aves. Impeça que ela coma alho e salsinha. Aliás, a salsa é tóxica e pode causar até paralisia nas aves. O sal é outro alimento usado para temperar, mas que deve ser deixado bem longe da calopsita.

A calopsita pode comer milho cozido, cru, em grãos ou na espiga. E estourado na panela? Evite oferecer sua pipoca para a calopsita, especialmente se ela estiver muito salgada ou amanteigada. Tanto o sal como a gordura em excesso são prejudiciais para a saúde da sua amiga.

Calopsita pode comer fruta e, entre as que ela mais gosta, está a própria banana, mamão, pera e maçã — desde que preparados corretamente, sem sementes. No entanto, mesmo que essas comidinhas sejam importantes para a dieta da ave, elas não são alimentos completos.

Legumes e verduras
Crus ou cozidos, os legumes são muito atrativos às calopsitas, pois são saborosos. Na categoria de legumes cozidos, podem ser fornecidos milho, inhame e batata doce. Já na categoria de legumes crus, temos abóbora, abobrinha, cenoura, beterraba, nabo e pepino.

Sementes e ração extrusada fazem parte da alimentação das calopsitas, além de verduras, legumes e frutas, que atuam como enriquecimento ambiental por estimular novos sabores, texturas e formas de distração. “Um dia você pode oferecer milho na espiga e depois em grãos.

Como decifrar o grito da minha calopsita?

  1. comida: o grito pode ser sinal de fome. Verifique se o pote de alimentação está vazio ou tem somente as cascas de sementes;
  2. água: caso seja necessário, dê mais água para o seu animal de estimação.

Alimentos proibidos
Existe uma série de alimentos que não devem ser oferecidos a uma calopsita. Além de condimentos como sal, açúcar e óleo, estão os derivados de cafeína, chocolate, derivados de farinha (seja ela branca ou integral), leite e derivados, feijão cru, mel, cogumelo, refrigerante e bebida alcoólica.

Calopsitas têm senso de ritmo e a sua vai acabar imitando o movimento da sua cabeça. Toque música para ela. Tocar um instrumento, assobiar ou cantar para o seu pássaro pode ser legal. Com exposição suficiente a certas músicas, ela vai aprender a cantá-las de volta para você!

A alface tem uma grande presença na alimentação diária do brasileiro, por isso, é muito comum que tutores tendam a oferecê-la para as aves também. Por isso, se a sua dúvida é se calopsita pode comer alface, talvez se surpreenda com a resposta: este não é um alimento recomendado para elas.

Nesse sentido, a Dra. Mariana diz que, como para todas as aves, a comida deve estar disponível o tempo todo, já que elas têm o hábito de comer várias vezes ao dia, sempre em pequenas porções. Já em relação à quantidade, a veterinária diz que a recomendação é dar o equivalente a 10% do peso da calopsita.

Além disso, calopsita pode comer maçã também. O alimento é rico em valores nutricionais e pode ser oferecido em pequenas porções. Tanto a casca quanto a polpa podem ser consumidas, mas as sementes precisam ser retiradas, por serem tóxicas.

Como amansar uma calopsita

  1. Se aproxime da calopsita.
  2. Ofereça petiscos que ela gosta.
  3. Prefira locais tranquilos.
  4. Faça carinho na calopsita.
  5. Ofereça seus dedos para que ela suba.
  6. Tente permanecer com a calopsita em seus dedos.
  7. Comece o treinamento enquanto ela for um filhote.
  8. Tenha paciência.