Pode dar beterraba para o coelho?

Perguntado por: aesteves . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 16 votos

Ou seja, coelho come beterraba. Porém, ainda que não seja um alimento tóxico, não é recomendado oferecer a raiz tuberosa aos coelhos, pois sua ingestão pode desencadear problemas como ganho de peso e desconfortos abdominais. Nesse caso, é melhor dar preferência a outros vegetais mais seguros.

A alimentação de um coelho deve ser baseada em três elementos essenciais: feno, granulado e vegetais frescos.

Como os coelhos são animais herbívoros, eles podem comer cenoura. Entretanto, esse vegetal não é muito recomendável, já que possui um alto nível de açúcar para o animal. Além de poder afetar o intestino e o fígado dele, a cenoura, se dada em excesso, pode prejudicar a alimentação saudável do animal.

O que é permitido para alimentar coelhos?

  • Ração. A ração deve compor a maior parte de sua dieta. ...
  • Feno. ...
  • Verduras. ...
  • Legumes. ...
  • Frutas. ...
  • Verduras liberadas para todo dia! ...
  • Legumes e outras verduras para coelhos. ...
  • Outra ótima opção de alimentos são as frutas.

Caixas de papelão vazias, tubos de papelão e rolos de papel higiênico podem proporcionar horas de diversão para os coelhos, que adoram roer e cavar.

Para quem também tem essa dúvida, saiba que a resposta é sim, a grama para coelho está autorizada. Inclusive, trata-se de um alimento importante para a nutrição desses animais na natureza. Já para peludos domésticos, esse coelho come grama. No entanto, esta não deve ser a base da alimentação do pet.

Para os que estão em dúvida se coelho pode comer casca de banana, isso não é recomendado, pois além de possuírem diversos químicos e agrotóxicos, as cascas não contam com os mesmos nutrientes da fruta.

Entre as frutas que o coelho pode comer algumas vezes na semana, estão: banana, mamão, maçã, pera, melão, melancia, manga, abacaxi e muitas outras, desde que oferecidas com moderação.

Kiwi. O kiwi é uma fruta azedinha, o que os coelhos gostam bastante. Assim como a laranja, ela deve ser servida sem casca. Uma dica interessante é considerar a maneira como nós humanos a saboreamos: se retiramos a casca para comer, também retiramos para eles!

Segundo Amanda Freitas, assistente técnica da área de animais silvestres da Petz, arroz não está entre os alimentos para coelho recomendados, nem mesmo esporadicamente. Ainda que não seja tóxico, você não deve dar arroz para coelho, uma vez que o alimento pode trazer prejuízos à saúde dele.

Quantidade de ração recomendada
O coelho pode comer apenas uma pequena quantidade desse alimento — de uma a duas colheres de sopa para um indivíduo adulto, aproximadamente. Por ser muito nutritiva, a ração faz o coelho se sentir completamente saciado, perdendo o interesse por outras comidas importantes, como o feno.

De maneira geral, esse não é um alimento tóxico para os felpudos. Contudo, não é recomendado oferecer milho para coelho ou até mesmo torná-lo parte da dieta do pet. Isso porque, diferentemente de outros vegetais, o grão de milho não é composto, principalmente, por celulose, mas por um tipo de polissacarídeo complexo.

Esse alimento é perfeito para oferecer como petisco ou como recompensa, mas você já sabe: apenas a fruta. Embora contenha açúcar (2,6 gramas a cada 100 gramas), os coelhos podem comer tomate, e essa fruta contém muitos benefícios, refletidos em nutrientes importantes que podem contribuir para a dieta do animal.

Dito isso, o chuchu é sim um alimento permitido para coelhos. Inclusive, ele pode ser consumido com a casca.

O que coelho come: Feno
O feno é um dos alimentos mais importantes na dieta de um coelho, por isso deve sempre estar à disposição do pet. Pois ele garante que a saúde do coelho continue equilibrada, além de ajudar na saúde dentária do animal.

Sim, você pode dar pepino para coelho. Esses animais são herbívoros, por isso podem comer diversos vegetais, legumes e frutas – entre eles o pepino. No entanto, não exagere!

Como saber se o coelho está com frio?

  • Tremores;
  • Focinho e orelhas frias;
  • Dificuldade para respirar;
  • Respiração lenta;
  • Movimentos lentos,
  • Letargia.

Quem tem um coelho vê-o frequentemente cavar, mordiscar, correr e pular. É natural, os coelhos adoram estar em movimento e explorar tudo à sua volta. Como animais de estimação, estes versáteis peludos precisam de estimulação!

Na alimentação dos fofinhos, apesar de parecer que coelho pode comer alface, o alimento não é recomendado, especialmente a alface-americana. Isso porque, além de relativamente pobre em nutrientes, a alface para coelho é muito rica em água, o que pode provocar diarreias.

Possíveis causas
Quaisquer eventos que indiquem ameaça podem ser estressantes. Barulhos altos, sustos provocados por aparições repentinas, pegá-lo no colo de surpresa e movimentos bruscos são alguns exemplos de situações que devem ser evitadas. Ademais, o animal pode estar sofrendo com a falta de espaço na gaiola.

Se eles ficarem de pé sobre as patas traseiras, olharem ao redor e cheirarem, significa que eles estão curiosos. Por outro lado, quando batem palmas com suas patas traseiras, querem atrair atenção ou sinalizar perigo.