Pode dar beijo em Recém-nascido?

Perguntado por: igaspar . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 14 votos

Não deixe beijar o bebé recém-nascido, nunca! Procure explicar às visitas a razão dessa decisão. Com um sistema imunitário ainda não desenvolvido, o bebé corre um risco real de contrair um vírus, que poderá ser inofensivo nos adultos, mas num recém-nascido causar uma infeção grave e potencialmente mortal.

Um simples beijo, por mais incrível que possa parecer, pode conter partículas de produtos para pele e até de alimentos que podem levar o bebê a desenvolver quadros de alergias. Seja um simples batom ou um hidratante, alguns compostos de suas fórmulas podem ser muito prejudiciais aos pequenos.

Se você é mãe, com certeza vai lembrar de como amava cheirar seu filho quando esse era bebê. E não tem nada de estranho nesse hábito que toda mãe desenvolve assim que tem seus filhos em seus braços.

Isso geralmente se dá entre 9 e 12 meses de vida e está relacionado tanto às habilidades cognitivas da criança como aos estímulos que recebe. Portanto, não espere que o seu filho bata palmas em seu primeiro aniversário se você nunca o incentivou a fazer isso antes. O mesmo vale para o beijo, o tchau, o sorriso.

De 10 a 12 meses: Engatinhar, andar, escalar, esse é o período de exploração. Nesses meses, os bebês começam a apontar para o que querem, bater palmas, dar tchau, mandar beijo e imitar sons.

O contato pele-a-pele acalma o bebê e a mãe que entram em sintonia única proporcionada por esse momento; auxilia na estabilização sanguínea, dos batimentos cardíacos e respiração da criança; reduz o choro e o estresse do recém-nascido com menor perda de energia e mantém o bebê aquecido pela transmissão de calor de sua ...

Sendo assim, é preciso evitar o contato da pele do bebê com a saliva e batom (através dos beijinhos), alguns tipos de tecidos (dê preferência aos 100% algodão), de perfumes, óleos, hidratantes, produtos de limpeza com fragrâncias mais fortes e até mesmo os acessórios – brincos e colares – eles podem ferir a pele do ...

Não deixe ninguém beijar seu bebê”, alerta mãe
E não é só o selinho que pode levar à transmissão de vírus: há a possibilidade de contaminação mesmo ao beijar apenas as bochechas do pequeno ou as mãozinhas, que costumam ser levadas à boca.

“Do nascimento até os dois anos de idade é preciso ter muita higiene no contato com o bebê. O ideal é evitar beijar no rosto ou beijar bem delicadamente.

Cheiros que acalmam os bebês
lavanda. laranja-doce. camomila. alfazema.

Lavar o nariz três vezes ao dia com auxílio de uma seringa e soro fisiológico contribui para deixar as narinas limpas e hidratadas. Pode gerar um pouco de desconforto no bebê, mas é o método mais utilizado atualmente.

Dor causada por gases
Você vai notar que o bebê se "espreme" e se contorce, e parece ter alívio quando solta um pum ou quando consegue fazer cocô. Ele também pode começar a chorar no meio de uma mamada. Algumas sugestões: Ponha o bebê para arrotar depois de cada mamada.

Não! O problema de beijar o bebé recém-nascido é que estes não possuem ainda um sistema imunitário amadurecido que possa combater o vírus, o que os torna muito vulneráveis a infeções graves durante os primeiros meses de vida. O primeiro mês de vida é o mais crítico.

O ato de beijar na boca os filhos é descrito pelos pais que o fazem como uma forma de expressar amor, segurança e proteção, motivado pelo princípio de que nenhuma relação é tão pura, próxima e íntima, em termos emocionais, como a relação entre pais e filhos.

Já se sabe que o selinho é algo totalmente dispensável quando estamos falando dos bebês, mas os pés e mãos também merecem atenção. Ao longo do dia, ele coloca a mão e pé na boca diversas vezes. O melhor lugar para beijar é o abdômen e testa.