Pode dar batata para passarinho?

Perguntado por: drosa . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 20 votos

Evite dar batata-doce para sua ave no dia a dia. Em vez disso, dê preferência a outros alimentos menos calóricos, como frutas e legumes para calopsita, a fim de evitar problemas de saúde.

Lembre-se que seu pássaro na natureza não encontraria uma porção de macarrão, batata frita, salgadinhos, café e por aí vai. Então, antes de oferecer para sua ave algo que você gosta, faça essa análise. Mesmo que ele coma e até goste, não é bom para ele.

Frutas, verduras e legumes na alimentação das aves

  • Frutas: maçã sem semente, mamão, manga, banana, pêra;
  • Legumes: vagem, ervilha, milho, pepino, cenoura,
  • Verduras: brócolis sem o talo, rúcula, agrião e outras folhas verde escuras.

Os legumes desempenham um papel importante para manter seu periquito saudável. Os brócolis frescos contêm vitaminas A, B, C e cálcio. O espinafre e brotos de alfafa são ricos em vitamina A, E e K. Outras opções ricas em nutrientes são cenouras, abobrinhas, aspargos e batatas.

Crus ou cozidos, os legumes são muito atrativos às calopsitas, pois são saborosos. Na categoria de legumes cozidos, podem ser fornecidos milho, inhame e batata doce. Já na categoria de legumes crus, temos abóbora, abobrinha, cenoura, beterraba, nabo e pepino.

Sim, os pássaros podem comer arroz!
O fato de o tolerarem não garante que seja uma base alimentar adequada em todos os casos, visto que muitas espécies não devem estar habituadas a consumir este cereal.

O arroz pode ser servido cru ou cozido. Mas é orientado dar preferência ao alimento cru por costume da ave, uma vez que essa versão está presente em rações e sementes. Quando o arroz for cozido, é necessário preparar o grão apenas com água. Sal, temperos industrializados, alho, óleo e cebola são proibidos para o pet.

O feijão cru contém fitohemaglutinina, que causa vômitos, diarreia e dores abdominais. O feijão cozido é altamente fermentável, sendo contraindicado para aves.

carambola

Um exemplo é a frase “carambola amadurece no pé e passarinho não come”. A fruta, que é muito popular no Brasil, pode fazer mal à saúde de animais e humanos. E esse fato talvez explique porque muitos acreditam que os pássaros não comem carambola.

Enquanto crescem, as andorinhas também podem receber alimentos picados, como ovo e macarrão para pássaros insetívoros. São alimentos ricos em carboidratos e fonte de energia que proporcionam um desenvolvimento saudável.

O ovo de galinha cozido pode ser oferecido uma vez na semana, em duas porções especialmente durante as épocas de reprodução. Já o ovo de codorna, pode ser oferecido duas vezes na semana. O ovo é uma ótima fonte de proteínas e minerais, ele é rico em aminoácidos como albumina e triptofano.

Apesar de ser feito de trigo, o pão é processado e contém inúmeras substâncias que podem ser nocivas aos pássaros. Isso vale também para biscoitos, bolachas e cereais matinais de flocos de milho, que são cheios de açúcar.

Então, se você está se perguntando se periquito pode comer pão, a resposta é não. De acordo com especialistas, o pão possui substâncias nocivas aos pequenos.

Nunca ofereça misturas caseiras à base de fubá, que são muito pobres em nutrientes. Em vez disso, prefira papinhas prontas indicadas para a espécie do filhote; Evite afogamentos, não dê água para o filhote de passarinho.

Água com açúcar ou misturar um pó composto por fórmula rica em vitamina e sais minerais atraem o bico do passarinho. “A água fica rosa e este é um alimento próprio para o beija-flor. Às vezes coloco este nutriente e eles viram fãs.

Dê grãos ao periquito.
Você pode acrescentar os grãos que quiser, incluindo quinoa, arroz integral, triguilho ou cevada, e também pode adicionar mel natural e orgânico, frutas ou vegetais aos grãos para torná-los mais interessantes.

Frutas e vegetais não são os únicos produtos naturais que complementam a alimentação do periquito. Existe uma grande variedade de grãos que podemos cozinhar para dar a esses animais de estimação. Arroz, trigo cortado, quinoa e cevada são altamente recomendados para essa espécie.