Pode dar banho no gato?

Perguntado por: osubtil . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.2 / 5 5 votos

Como já sabem, os gatos se limpam com as famosas lambidas. Então, você até pode dar banho em gato, mas não com tanta frequência. Especialistas recomendam que o bichano passe por um banho mais profundo ocasionalmente, para retirar as impurezas que podem se acumular.

Durante a semana, uma boa escovação para retirar os pelos mortos do gato já basta. É recomendável que os banhos aconteçam pelo menos uma vez por mês. Mais que isso, podem afetar a saúde do animal. Como os felinos não tomam banho com frequência, esse processo pode ser um pouco mais estressante e cansativo para eles.

Use o shampoo recomendado pelo veterinário, de acordo com a pelagem do seu felino. Você não deve utilizar shampoos para cachorros ou pessoas em gatos — eles podem causar alergia, coceira e perda de pelo. Transmita sempre tranquilidade em todas as etapas do processo.

A halitose felina é o odor extremamente fétido e desagradável do gato. Nada mais é do que um sinal de que há algo de errado com a saúde do animal. Ela pode tanto ser o sinal de alguma outra doença, como ser causada pela gengivite ou doenças periodontais.

Limpar a área completamente primeiro com vinagre e depois aplicar um tratamento enzimático que quebrará e evaporará o ácido úrico e sua casa ficará livre de odores de gato. Vinagre e limpadores enzimáticos funcionam em todas as superfícies: pisos de madeira, carpetes, colchões.

Além do mais, o banho no gato também é desnecessário por motivos fisiológicos. O contato excessivo com a água tende a retirar a proteção natural do pelo do gato, o que pode desencadear problemas dermatológicos.

2. Acostume seu amigo com a higiene animal

  1. Utilize sempre água morna;
  2. Banhos devem ser apenas com produtos destinados a pets;
  3. Crie um ambiente agradável e calmo para o gato;
  4. Evite movimentos bruscos que podem assustar o bichano;
  5. Seque-o bem com o auxílio de uma toalha e secador.

Cortar as unhas do gato é essencial para a higiene do bichano e para evitar machucados. Os gatinhos com unhas muito longas podem acabar arranhando as pessoas que os pegam no colo, os animais que vivem junto e eles mesmos. Além disso, cortar a unha do gato evita que os felinos arranhem móveis e causem estragos na casa.

A dica aqui é colocar tigelas de água nos locais que o seu bichano mais costuma passar. Além desses locais, você também pode colocar ao lado da ração, ou longe, já que nem todo gato gosta perto da ração.

5. Seu corte é perigoso para o gato. Dada sua importância para os bichanos, o bigode do gato nunca deve ser cortado ou aparado. Do contrário, o pet perderá muito da sua capacidade de equilíbrio e de noção espacial, o que significa que ele estará mais sujeito a quedas durante os saltos.

12 – 18 anos

Local para não fazer carinho
Muitos gatos não gostam de receber carinho na barriga, diferentemente dos cachorros, podendo até se estressar com o ato. Isso ocorre porque a barriga é o local de fraqueza do felino e, quando alguém toca nela, eles sentem que precisam se proteger.

Um dos principais problemas são as pulgas na cama, criaturinhas que também podem transmitir doenças; já os gatos, em simples brincadeiras, podem, por seus arranhões, transmitir problemas para o homem.

Embora os gatos vejam, sintam o cheiro e o toque dos humanos, os felinos podem reconhecer o tutor apenas pela voz! Apesar de o olfato também ser um sensor que identifica o tutor de longe, nesse caso, a audição é o mais importante, pois o olfato dos felinos não é tão potente quanto o dos cachorros.