Pode dar banho no bebê no dia da vacina?

Perguntado por: iescobar . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.4 / 5 6 votos

Manter o local injetado limpo. E no dia da vacinação, será possível tomar banho, evitando-se esfregar o local.

Usar compressa fria no local da vacina é uma das melhores formas de aliviar a dor e desinchar a região, mas atualmente você não precisa ter trabalho e muitos itens para realizar essa aplicação. Existem compressas adesivas em gel refrescante à base de água que são usadas como compressas frias, como o Xô Febre.

Alguns profissionais recomendam aplicar um pouco de gelo para amortecer o local ou usam aparelhos que gelam rapidamente a área para tentar reduzir a dor da picada. A dor após a aplicação poderá ser reduzida com a administração de analgésicos por via oral e com compressas frias no local, se realmente for necessário.

Tríplice DTP
As reações mais comuns desta vacina são uma febre variável nas primeiras 24h após a aplicação, que pode perdurar até o segundo dia. A nádega, local onde a vacina é aplicada, pode ficar dolorida e inchada, por isso são recomendadas compressas quentes para amenizar o desconforto do bebê.

A posição certa para o bebê dormir é com as costas apoiadas em uma superfície firme, com a barriguinha para cima. Colocar a criança de barriga para baixo (bruços) ou de lado não deve ser uma opção.

Seu filho pode tomar vacina a qualquer hora, antes ou depois de comer, ir para a escola ou passear, quando for mais conveniente. O importante é não perder a dose! 14 - Quais os efeitos colaterais mais comuns? São mal-estar, febre, inchaço e dor no local da picada, irritabilidade.

Não há nenhuma contraindicação para colocar o Xô Febre sobre o local da vacina, sendo também uma ótima opção para o alívio do desconforto que a criança possa estar sentindo após a vacina, reduzindo a dor que normalmente fica no local da picada.

Paracetamol não deve ser administrado em crianças antes da vacinação. Os medicamentos antitérmicos podem ser usados se houver reação APÓS a vacinação, mas não antes, como forma de prevenção.

Crianças abaixo de 12 anos: 1 gota/kg até a dosagem máxima de 35 gotas por dose. A dose recomendada de paracetamol varia de 10 a 15 mg/kg/dose, com intervalos de 4 a 6 horas entre cada administração. Não exceda 5 administrações (aproximadamente 50-75 mg/kg), em um período de 24 horas.

Crianças. Menores de 3 meses de idade ou pesando menos de 5 kg não devem ser tratadas com dipirona. É recomendada supervisão médica quando se administra dipirona a crianças pequenas.

“Normalmente, orientamos medicar o pequeno com o antitérmico que a criança está habituada, alternando banhos e oferecer hidratação oral”, orienta Bedoni. Caso a região onde a criança ou bebê tomou a vacina fique dolorida uma boa opção é fazer compressas de água fria, a camomila também é orientada, no local.

Geralmente NÃO é motivo de preocupação. Isso é comum, mas é sempre bom ficar de olho! Para aferir a temperatura, posicione o termômetro na axila do bebê e aguarde. Se a temperatura indicada estiver acima de 37,5 C°, o bebê está com febre.

2 meses Vacina pentavalente (DTP + HB + Hib) (3) 1ª dose Difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, meningite e outras infecções causadas pelo Haemophilus influenzae tipo b.

Quanto tempo dura a vacina de 2 meses? Tanto as vacinas dadas após o nascimento, como as vacinas de 2 meses ou 4 meses, têm durabilidade indeterminada.

Esclarecemos que, segundo orientações do Ministério da Saúde, como regra geral, todas as vacinas recomendadas rotineiramente podem ser aplicadas no mesmo dia, exceto as vacinas tríplice viral (Sarampo, caxumba e rubéola) ou tetra viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela) que não devem ser aplicadas simultaneamente à ...

O documento, baseado em evidências científicas, destaca que a efetividade da amamentação em dois momentos: antes e no momento da aplicação da vacina.

A maioria das vacinas pode ser aplicada simultaneamente, no mesmo dia, sem problemas – ou com um intervalo de 30 dias entre elas. “É mais fácil explicar o que não pode”, diz a pediatra Isabella Ballalai, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm).

A maioria dos bebês não tem reação depois de tomar a vacina. Porém é comum que alguns bebês tenham reação. A mais frequente é a vermelhidão no local onde ocorreu a picadinha e uma parte durinha onde foi aplicada a injeção. Algumas crianças apresentam irritabilidade, febre ou dor.

Se ela estiver bem, ou seja, brincando, comendo e dormindo normalmente, não há problema.

Traga o seu bebê para vacinação com roupas leves e que são fáceis de serem retiradas. A escolha certa por vestimentas práticas de utilizar, proporcionam agilidade no processo de vacinação. Priorize: tip top, bori, bermudas. Evite: meias calças, calças jeans.

A sonolência após a vacinação dos 2 meses é uma reação vacinal frequente, e geralmente de bom prognóstico que pode ocorrer até 72h após a vacina.