Pode dar banho no bebê depois que ele mama?

Perguntado por: dgois . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.1 / 5 16 votos

Sim, o bebé pode tomar banho após a refeição, já que estando a água à temperatura corporal não irá provocar um choque térmico, alterando a digestão.

O banho noturno ajuda o bebê a relaxar e dormir melhor. Então pode dar banho em recém-nascido a noite sim, pois, não existem riscos para este momento tão especial.

Os cuidados do banho frio para bebês são bem claros e até fáceis de fazer. Em primeiro lugar, é importante ressaltar que eles só podem ser feitos à partir do 4º mês de vida do pequenino. E nunca o coloque na banheira em temperatura menor que a corporal – 36º a 38º C é o ideal.

No entanto, não há contraindicação em tomar banho depois das refeições, pois o banho não requer nenhum esforço físico relevante. Também não há problema em nadar após ingerir alimentos leves e pouco volumosos, como sorvetes e frutas, por exemplo.

A pediatra salienta que o soluço também pode estar relacionado com frio ou calor. Algumas vezes, o bebê soluça quando está úmido, por causa do xixi, ou com frio, ou qualquer mudança de temperatura. - O soluço não prejudica a saúde do bebê. Em geral, passa sozinho, mas pode acontecer diariamente.

O bebé deve tomar banho todos os dias e a hora ideal para o fazer é ao final do dia. Isto porque o banho tem normalmente um efeito calmante e é a altura do dia em que é mais provável estarem presentes a mãe e o pai. Se, pelo contrário, o banho tem um efeito excitante no seu bebé, prefira fazê-lo durante a manhã.

Recém-nascidos até podem tomar mais de um banho por dia, desde que haja necessidade, como maior transpiração e fezes em grande quantidade, e os responsáveis sigam cuidados específicos.

Dicas, truques e soluções simples para resolver aquelas dúvidas que surgem nos primeiros meses.

  1. Comece a embalar o bebê de maneira suave para dormir.
  2. Feche as cortinas do quarto.
  3. Se precisar falar alguma coisa, use um tom de voz baixo e suave.
  4. Ligue um brinquedo relaxante que emita sons ou toque músicas tranquilas.

Se você suspeita que seu bebê está com cólica, preste atenção se ele:

  1. Encolhe e estica as pernas.
  2. Arqueia as costas.
  3. Mexe os braços e pernas.
  4. Fica o rosto corado ou avermelhado enquanto chora.
  5. Fecha as mãozinhas.
  6. Parece estar com dor.
  7. Está com a barriga inchada e solta gases.

"Ele não tem percepção do que acontece, mas se sente muito bem", garante Bento. Segundo o obstetra, o ato sexual promove uma vascularização na região pélvica da mulher. Com isso, o bebê recebe mais sangue e tem uma sensação boa e prazerosa.

Como a morte súbita acontece com mais frequência durante o sono, existe uma recomendação internacional (e da Sociedade Brasileira de Pediatria) de colocar o bebê para dormir de costas (barriga pra cima), com a cabeça virada para o lado, de preferência inclinado (com a cabeça mais alta que o corpo).

Invista em trocar a posição do bebê mais vezes por dia, deixe-o brincando de bruços (com a barriga para baixo) e estimule-o com brinquedos coloridos ou música para que se vire para o lado que não costuma ficar, proporcionando assim um maior número de tempo em outras posições e contribuindo para o desenvolvimento ...

No banho, passe o shampoo e massageie suavemente o couro cabeludo. Deixe agir por 2 minutos e retire o produto. Após o banho seque bem a cabecinha do bebê e passe gentilmente o pente – se tiver casquinhas por conta da crosta láctea, elas tendem a se soltar facilmente. Molhe o corpo e o cabelo do bebê com água morna.

Enrolar o bebê com uma toalha encharcada dentro do chuveiro ajuda a baixar a febre. O banho só deve ser aplicado morno e quando a criança não está com frio, com a finalidade de manter a mãe ocupada enquanto a temperatura vai baixando com a administração do antitérmico.

DESVANTAGENS DO BANHO
Choro intenso. Aumento do consumo de oxigênio. Alteração do pH cutâneo. Estresse respiratório.

Cerca de 45 minutos. Esse tempo varia de acordo com o tamanho da bexiga e o grau de hidratação do apertado em questão. O líquido que bebemos e ingerimos com os alimentos é absorvido pelo intestino e cai na corrente sanguínea.

A ocorrência de congestão alimentar está principalmente relacionada com a realização de esforço ou atividade física intensa depois de uma refeição, como correr, malhar, andar de bicicleta, pular corda ou nadar, por exemplo.

Depende muito de como a pessoa esvazia o estômago, mas em média o ideal é em torno de 90 a 120 minutos.

Rosto avermelhado, temperatura corporal elevada, cabelos molhados e irritação são indícios de superaquecimento. Sempre que o bebê estiver chorando, aliás, pode ser um sinal de que ele está desconfortável com a temperatura.

Geralmente, não há problema algum com os soluços. Isso porque os bebês mamam e deglutem o leite materno ou as fórmulas e engolem o ar junto, o que é um estímulo para o soluço. Para evitar que isso ocorra, a recomendação é tentar fazer com que o bebê mame mais devagar para deglutir menos ar.

Como aliviar o soluço
Deixar a criança em posição inclinada, para estimular que arrote mais um pouquinho. Se o bebê ainda estiver em fase de amamentação, colocá-lo ao peito, pois a sugada estimula o diafragma a voltar à condição normal.