Pode dar banana para o porquinho-da-índia?

Perguntado por: ajesus . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.7 / 5 6 votos

Afinal, pode ou não pode? A resposta para essa pergunta é: sim, o porquinho-da-índia pode comer banana. A fruta é rica em diversos nutrientes, como as vitaminas A, B-6 e C, além de fibras. Tais componentes fazem muito bem ao pet, pois o auxiliam na manutenção da nutrição de seu organismo.

Se possível, varie a escolha das frutas a fim de garantir diferentes vitaminas e minerais. As frutas devem estar sempre bem lavadas e fresquinhas. Mas quais frutas o porquinho-da-índia pode comer? Entre elas estão maçã, pera, caqui, melancia, melão, banana, amora, mamão, morango, manga e goiaba.

Por isso, os produtos de origem animal e os seus derivados (carne, leite e queijo) não são adequados para eles. Outros alimentos proibidos para porquinhos-da-índia são aqueles que têm um alto conteúdo em açúcar, já que pode ocasionar problemas intestinais e também a perda da vista.

Portanto, bolinhas de feno ou produtos feitos com materiais naturais são uma ótima opção na hora de escolher um presente divertido para oferecer ao seu porquinho-da-índia. Nunca se esqueça que, não importa o material, seu bichinho muito provavelmente tentará roê-lo.

Monte uma rotina para o seu porquinho-da-índia, ofereça os alimentos duas vezes ao dia, de manhã e à noite. Se tiverem a oportunidade, eles comem mais do que deveriam, então certifiquem-se de não superalimentar com alimentos granulados, pois isso pode causar diarréia e diminuição do apetite.

Entre os favoritos, há tubos plásticos e tubos com efeitos sonoros feitos de nylon, assim como cubos onde eles podem encontrar abrigo. Porquinhos-da-índia também se divertem brincando com bolas de papel: eles amam o barulho de papel amassado!

O banho em porquinho-da-índia deve ser considerado uma vez a cada três meses ou mais. Visto que o animal costuma se limpar através das lambidas, o principal é você manter a gaiola e outros itens da casinha limpos.

forneça diariamente alimentos abrasivos, como feno, capim e gramíneas; os brinquedos não funcionam muito bem para o desgaste do dente de porquinho-da-índia, mas são essenciais para diverti-los e ocupá-los, proporcionando assim uma boa saúde mental.

Para encurtar a história, já vamos te adiantar que se você acredita que porquinho-da-índia pode comer arroz, está enganado! O alimento não é indicado para a nutrição desse animal. Nesse sentido, ser um tutor que busca informações sobre a alimentação para porquinho-da-índia é essencial para a saúde do bichinho.

A resposta é não. Apesar de serem animais classificados como herbívoros, a ingestão dessa verdura não é indicada. Então, se você se perguntava se porquinho-da-índia pode comer alface, já sabe: não ofereça para o bichinho.

O capim ou feno não podem faltar!
O capim ou feno não podem faltar na alimentação do porquinho-da-índia! Ele deve estar disponível 24 horas por dia, sete dias da semana! Na dificuldade em se obter o capim fresco e de boa procedência, o feno de boa qualidade irá fornecer um bom aporte de fibras ao pet.

Por outro lado, jamais ofereça alimentos como feijão, alface e batata ao porquinho-da-índia. Entre as variações do milho, pipoca e farinha devem ser evitados para que os animais não sofram com cãibras e indigestão.

Os porquinhos devem ser criados em gaiolas especiais com bebedouro adequado além de alimentação fresca. Esses animais comem frutas e vegetais frescos, também ração própria e feno, pois são animais ruminantes. Os porquinhos podem ter deficiência da vitamina C, necessitando ingerir duas gotinhas da vitamina por dia.

no queixo – uma coçadinha no queixo, de maneira delicada com as pontas dos dedos, costuma fazer sucesso entre os porquinhos-da-índia; no pescoço e nas orelhas – muitos porquinhos-da-índia gostam tanto de carinho nessas partes do corpo que chegam a deitar a cabeça sobre a mão do tutor.