Pode dar banana para gado?

Perguntado por: usoares . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.9 / 5 17 votos

As cascas da banana tem inúmeros atributos positivos, que as tornam adequadas para o consumo animal e como alimento complementar alternativo, durante os períodos de escassez de forragem. Elas possuem alto teor de umidade (em torno de 15% MS), o que ajuda os animais a se manterem hidratados.

Nessa suplementação, é possível incluir a própria folha da bananeira, que possui alto teor de proteína, na produção do volumoso na proporção de no mínimo 50% de folha. Outra opção é a inclusão de 50% de feno da folha ou do pseudocaule da bananeira junto ao feno ou silagem de gramíneas, utilizadas na dieta do animal.

As vacas gostam de comer fruta-do-lobo, manga, laranja e goiaba e quando pegam do chão não tem problema, mas quando pegam direto das árvores podem se engasgar e morrer. As árvores no posto devem ser manejadas para que a copa fique alta e o gado não pegue frutas diretamente do pé e engasgue.

Sim. Os cães podem comer bananas. Podem não conseguir retirar deste fruto todos os benefícios nutricionais que os humanos tiram, mas as bananas são um snack bom e muito motivador. Se tem dúvidas se o seu cachorro pode comer bananas, confirme com o seu médico veterinário.

Sim, cachorro pode comer banana. Como algumas outras frutas, ela pode ser oferecida aos cães, mas é preciso ter atenção. Elas possuem fibras, antioxidantes e uma série de benefícios que colaboram com a dieta do animal, mas também são fonte de carboidrato que, ao ser metabolizado, se transforma em glicose (açúcar).

Milho, soja e outros grãos ficam inviáveis de serem comprados em determinados meses do ano, quando as finanças da propriedade não vão bem. Aqui, você vai entender porque não oferecer alguns alimentos muito comuns do nosso cotidiano e com o que alimentar corretamente o seu gado.

No caso específico do abacate, diversos estudos comprovam que ele é potencialmente tóxico para diversas espécies de mamíferos, como ratos, camundongos, coelhos, cavalos, vacas e cabras, bem como para algumas aves.

Do pseudocaule da bananeira é possível extrair vários tipos de palhas, cada uma com uma característica diferente. As palhas mais finas chamadas de filé e contrafilé são utilizadas para dar acabamento, costurar, adornar, já as mais grossas ou a palha inteira são aproveitadas para trabalhos mais rústicos.

O uso do caule lascado da bananeira in natura também é indicado na avicultura, uma vez que possui ação vermicida e combate diarreias, atuando como planta medicinal. Portanto conclui-se que existe um grande potencial desta planta, utilizada como suplementação e com ação fitoterápica na criação de galinhas caipiras.

As vacas se alimentam de capim, de feno e de outros vegetais volumosos com concentrados, que são ricos em energia, proteínas, minerais e vitaminas. Por se alimentarem só de vegetais, as vacas são consideradas – tal como as ovelhas, os búfalos, os camelos e as girafas – animais herbívoros.

Uma especialista em nutrição animal falou ao La Nacion que não há problemas em alimentar os bovinos com limão.

Uma melancia que pode ser conservada no campo e é excelente alimento para o gado. A melancia forrageira é um recurso alimentar essencial à criação pecuária da região.

A esperança, inseto responsável pelo prejuízo, roe a casca da fruta, que acaba perdendo valor de mercado.

Exemplos de animais frugívoros

  • Fim-fim. O fim-fim é uma ave pequena, com cerca de 9,5 cm e apenas 8 gramas de peso. ...
  • Macaco-aranha. Também conhecido como coatá, o macaco-aranha é uma espécie que possui longos braços e pernas longas, além de uma cauda com capacidade de se agarrar a estruturas. ...
  • Morcegos.